Clientes para Sempre
Por Evaldo Costa
10/03/2008
Quer saber o grande segredo do sucesso em vendas? Não poupe na hora
de premiar
Os vencedores são vencedores porque eles deram o máximo de si e
fizeram muito sacrifício para serem diferentes.
Os vencedores devem receber recompensa, a qual os diferenciem da
média dos demais. Se ele foi o melhor, ele deve ser reconhecido como
tal: daí, eu recomendo que você o coloque, junto com a família, na
primeira classe, da melhor companhia aérea, para desfrutar uma
semana de férias na Disney. Ah, não esqueça de presentear-lhes com
ingressos para o show do “Cirque du Soleil” ou então, escolha o
melhor cruzeiro e mande-os curtir uma semana de descanso em alto
estilo.
Faça com que os demais sintam desejo de um dia poder estar no lugar
dele. Lembre-se que os vencedores só conseguem vencer porque eles
deram o máximo de si e fizeram muito sacrifício para serem
diferentes.
“No mundo das vendas todos são movidos por duas moedas: dinheiro e
satisfação. Agarre a satisfação primeiro que o dinheiro virá
naturalmente”.
Fuja da mesmice de pagar prêmio em dinheiro. Faça a diferença na
vida do premiado. Se você dá dinheiro, ele compra um carro novo, faz
uma obra na casa ou acaba gastando com objetos para o lar. No
entanto, se você lhe dá uma viagem, ele poderá ter contato com uma
nova cultura, aprender coisas novas e se tornar uma pessoa mais
experiente ou seja, melhora pessoal e profissionalmente. Certamente,
depois de chegar de um passeio na Disney com a família, ele estará
muito mais disposto e motivado a trabalhar, além disso terá muito
mais a contar para os colegas do que, se, por exemplo, comprar um
carro novo.
A guisa de ilustração, vou lhe fornecer um depoimento pessoal. Tenho
trabalhado com vendas durante mais de três décadas. Logicamente, já
perdi as contas de quantos prêmios eu ganhei. Todos foram
importantes para mim, mas nenhum deles foi tão marcante quanto ao
que conquistei para ficar com a minha família. Eu ainda era muito
moço, nunca tinha saído dos limites de meu estado e, sem que eu
esperasse, fui guinado para cobrir a vaga de um gerente de vendas,
que acabara de ser dispensado, em uma cidade distante, onde acabei
ficando por alguns meses.
Já no primeiro mês, eu consegui bater a meta de vendas, a qual há
muito tempo não havia sido conquistada pelo meu antecessor. Após
seis semanas, longe da família a saudade começava a apertar e para
piorar as coisas, no fim de semana seguinte era o meu aniversário.
Eu sabia que teria que ficar longe das pessoas que eu mais amo.
Infelizmente, naquela época, as circunstâncias não permitiam que eu
me afastasse da empresa, mesmo que por uns poucos dias, para passar
com a minha família.
Foi uma semana difícil, mas no fim da sexta-feira (véspera do meu
aniversário), meu diretor me telefonou e perguntou se eu tinha
planos para a data. Disse a ele que eu estava numa cidade distante,
a temperatura estava próximo de zero graus, chovia bastante e eu
ainda não tinha feito muitas amizades por lá. Por isso não havia
muito que fazer. Conclui! Ele então, me perguntou se eu gostaria de
ver a minha esposa e minha filhinha.
Claro que eu disse que sim. Ele me disse que eu poderia ir ao
aeroporto para buscar minha esposa e filha. O meu diretor não só
programou uma bela surpresa comprando as passagens para a minha
família passar o meu aniversário comigo, como também, nos encantou
ainda mais colocando-nos no melhor hotel da região e, de sobra,
mandando convites para um jantar no mais aconchegante restaurante da
cidade.
Trace objetivos ousados, seja criativo e não poupe na hora de
premiar!
Como você acha que eu me senti sob aquelas circunstâncias? Claro que
fiz o possível e tentei o impossível para retribuir a empresa e ao
meu diretor, por tamanha gentileza. Depois disso, me especializei em
bater metas. Colecionei muitos prêmios durante toda a década
seguinte, período em que trabalhei para aquela admirável
organização, momento no qual pude conhecer mais de trinta países e
quase todos os estados brasileiros. Eu sou muito feliz por tudo
isso!
Agora eu lhe pergunto: você acha que, se, ao invés da viagem, ele
tivesse creditado em minha conta bancária o valor correspondente, eu
teria tido toda essa satisfação? Você acredita que depois de tantos
anos eu ainda me lembraria deste fato se não tivesse sido
significativamente marcante? Acho que você, também, respondeu
negativamente as duas questões, não é mesmo!
Daí eu lhe digo: trace objetivos ousados, seja criativo e não poupe
na hora de premiar.
Evaldo Costa é Escritor, Consultor, Conferencista e Professor. Autor
dos livros: “Alavancando resultados através da gestão da qualidade”,
“Como Garantir Três Vendas Extras Por Dia” e co-autor do livro
“Gigantes das Vendas”