Como gostar do seu trabalho
Por Livia Torres
12/11/2007
Sua definição no dicionário é “despertar o interesse” e a considero
como o princípio básico que nos faz andar para frente. O nome desse
sentimento tão individual e motor é a motivação. Você pode não
perceber ou simplesmente não usar esse nome, mas a motivação pode
ser vista como a fonte de vida no campo profissional e também
afetivo. Se você reparar, tudo que fazemos tem um objetivo, um
ideal, um porquê de ser feito, ou seja, algo em você é motivado a
fazer aquilo. Seja trabalhar para ganhar dinheiro e ter uma vida
mais confortável, trabalhar por prazer fazendo algo de que se gosta,
namorar, enfim, são alguns exemplos que trazem satisfação pessoal e
felicidade, ou seja, sua motivação maior é se satisfazer e ser
feliz. O que falaremos aqui é sobre como motivar a si mesmo, ou
seja, a auto-motivação.
Cada um possui um processo próprio dentro de si. O mais comum de
todos é a busca por um objetivo. Podemos dizer que o objetivo em uma
visão geral é ser feliz, mas, em uma escala menor, podemos ter em
mente algo a almejar, vontade de conquistar, um caminho a seguir.
Alguns consideram como um sonho, um desejo, mas que se transforma em
uma força que te impulsiona pra frente. Isso, conseqüentemente, pode
também ajudar no seu trabalho: um novo projeto, uma nova maneira de
se posicionar, um novo curso. São várias as maneiras e fórmulas de
se buscar um objetivo. Procure dentro de você a sua resposta.
Paralelamente, respeite a si mesmo. O segredo é o caminho do meio.
Nem tanto ao mar, nem tanto à terra. Trabalhe com profissionalismo,
mas se lembre que não é só o trabalho que faz o homem. É muito
importante prestar atenção a outras áreas da vida que não sejam só o
trabalho. Digo que para sermos felizes, é essencial que estejamos
completos, não somente profissionalmente, mas também afetivamente, e
em dia com o corpo e a alma. Ou seja, você já gasta nove ou mais
horas do seu dia trabalhando; isso já é o suficiente. Dedique as
outras horas para descansar, se relacionar, fazer exercícios, ler um
livro, escutar uma música. Relaxe. Você, conseqüentemente, terá mais
pique e irá encarar com mais leveza seu trabalho.
Outro ponto importante é a seriedade e maturidade para encarar as
adversidades. Seja aquele colega que perturba, ou um trabalho
repetitivo, tente enxergar a situação de maneira clara. Fazer a
pergunta “o que realmente está me aborrecendo ou me entediando” é
essencial para você mesmo perceber a questão e saber como agir para
superá-la. Se for algum problema pessoal no trabalho, chame o outro
para conversar, comunique-se. A comunicação é a alma do negócio, sem
dúvida. Tente amenizar as coisas, viver a vida mais leve. Você só
tem a ganhar. Caso as próprias tarefas estejam lhe pesando, procure
outras atividades a desenvolver. Pergunte se algum colega precisa de
ajuda em seu projeto, se mostre solícito e interessado no trabalho
alheio. Desenvolva a sua parte e procure, aos poucos, se engajar em
projetos que ache interessante.
Outra opção também é conversar abertamente com o chefe. Nada de
falar que odeia o que faz, mas converse tranqüilamente sobre a idéia
de adquirir novos desafios, vontade de crescer dentro da empresa, de
assumir novas responsabilidades. E tenha uma pitada de paciência,
pois as coisas não se resolvem de uma hora pra outra em um piscar de
olhos. As mudanças geralmente requerem um certo tempo para serem
efetivamente consolidadas.
Se nada disso adiantar, e você continuar insatisfeito, considere a
possibilidade de mudar de emprego, abrir o seu negócio, ou seja,
nada de comodismos. A vida passa rápido, não dá para perder tempo
com tristezas, insatisfações e lamentações. Planeje-se com calma e
cautela e, por fim, aja e seja feliz!
*Livia Torres é jornalista e pós graduanda em Marketing Empresarial.
Email: livtorres@hotmail.com