Como Preparar a sua loja para vender mais - Parte 2 - Comunicação
Visual
Por Wagner Campos
26/04/2010
Diz o ditado que “quem vê a cara não vê o coração”. Muito singelo e
romântico quando se trata de amor ao próximo, porém, sem qualquer
aplicação ao comércio pois em um mercado competitivo e com os
clientes cada vez mais exigentes e seletivos, a “cara” do
estabelecimento será totalmente responsável pela quantidade de
visitas que o mesmo passará a ter.
Podemos entender que a “cara” de uma loja seja exatamente sua área
externa, ou seja, a fachada. A fachada é toda a área frontal da loja
incluindo os muros, paredes, luminosos e demais equipamentos de
comunicação.
Para que uma loja se diferencie de seus concorrentes deve causar um
primeiro impacto que seja positivo e eficaz. A utilização de cores
adequadas em fachadas e a arte dos luminosos podem transmitir vários
significados diferentes que poderão ou não chamar a atenção dos
clientes.
A fachada da loja deve despertar o interesse dos clientes logo nos
primeiros segundos, caso contrário passará desapercebida. Para que o
cliente seja ainda mais atraído é importante que a vitrine auxilie
no destaque da loja e dos produtos. Caso não exista vitrine em sua
loja, procure adequar as sugestões deste artigo no acesso da loja e
áreas nobres de exposição dos produtos.
A vitrine deve ser renovada com freqüência. Esta renovação tem
várias finalidades: mostrar os tipos, modelos e cores de produtos,
evitar o cansaço pela falta de criatividade e até mesmo manter a boa
conservação dos produtos expostos pois caso sofram com a incidência
do sol, podem vir a perder suas características como cores, textura
e qualidade.
Uma vitrine adequada mantém boa harmonia entre os itens expostos.
Esta harmonia auxilia na identificação dos produtos e com os
ambientes que seus clientes poderão utilizá-los, por exemplo.
Misturar produtos com outros que não tem aderência ao seu uso ou
ambiente pode desvalorizar os mesmos e não causar uma boa impressão.
A vitrine temática desperta a atenção, fica mais bonita e destaca
melhor os produtos. Aproveite para fazer decoração de verão, outono,
dia das mães, dia dos pais, dia das crianças entre outros sempre
colabora na persuasão indireta dos clientes. Mas não se apegue
apenas a datas comemorativas. Crie ambientes com freqüência de
acordo com o estilo de seus produtos. O importante é os clientes se
identificarem com o que está sendo exposto e ter seu desejo de
compra ampliado.
Procure conciliar a criação dos ambientes e decoração da vitrine de
forma a manter uma identidade junto à imagem da empresa. Assim,
cria-se uma identificação visual clara junto aos clientes e sempre
que desejarem determinados produtos irão se lembrar primeiramente de
sua loja.
Aproveite para trabalhar com variação de cores nas paredes ou móveis
e equipamentos, no interior de sua loja. De acordo com o perfil de
sua loja e seus clientes, utilize cores mais alegres ou neutras,
frias ou quentes, de forma a aumentarem a harmonia no ambiente e
torná-lo ainda mais agradável. Caso tenha painéis com imagens,
divulgando os produtos, utilize-os também, mas sem exageros.
Leia a série completa aqui:
Como Preparar a sua loja para vender mais - Parte 1 - Gestão e
Controles
Como Preparar a sua loja para vender mais - Parte 2 - Comunicação
Visual
Como Preparar a sua loja para vender mais - Parte 3 - Lay Out
Como Preparar a sua loja para vender mais - Parte 4 - Exposição e
Disposição de Produtos
Como Preparar a sua loja para vender mais - Parte 5 - Promoção de
Vendas e Merchandising
Wagner Campos é Especialista em Marketing e Palestrante Motivacional
em Vendas e Liderança. É Diretor da True Consultoria e Consultor
Credenciado no SEBRAE. É Professor de MBA em Marketing e Vendas, MBA
em Gestão de Pessoas e Professor nos cursos de Administração e
Marketing. Contribuiu com empresas como Ambev, Unibanco e Whirlpool
Eletrodomésticos. É autor do Livro "Vencendo Dia a Dia". Contato
para Palestras, Consultoria e Treinamentos
wagner@unicoaching.com.br, wagner@trueconsultoria.com.br e e
falecom@wagnercampos.com.br , Skype: wagner.campos.2010 . Fones:
(19) 981286818 - 37010420