Como Preparar a sua loja para vender mais - Parte 3 - Lay Out
Por Wagner Campos
23/04/2010
Independente do segmento de atuação de uma loja é imprescindível que
exista espaço suficiente entre as araras ou gôndolas, para permitir
a circulação dos clientes. Vãos e corredores estreitos além de
prejudicarem a visualização dos produtos expostos e dificultar sua
localização criam uma percepção de desconforto e geram atropelos
entre os clientes, impedindo que dois ou mais clientes estejam
tentando visualizar os mesmos produtos simultaneamente.
Os clientes devem ter condições de visualizar a loja por
praticamente toda sua extensão. Evite araras e gôndolas com alturas
superiores a 1,50 m e ilhas de caixas impossibilitando a
visualização do interior da loja etc.
Uma loja que apresente circulação confortável em seu interior possui
vãos de aproximadamente 1,40m, proporcionando “mão-dupla”. Se não
for possível disponibilizar este espaço, procure liberar o máximo de
tamanho possível. Existe facilidade de fluxo no ambiente quando não
há ocorrências de aglomeração em nenhum ponto, durante o dia todo.
Se há um produto que se deseja proporcionar maior destaque seja por
se tratar de promoção ou mesmo lançamento é necessário que seja
desenvolvido uma sugestão ao cliente, persuadindo indiretamente a
direção que ele deve ir. Esta sugestão pode ser feita através de
exposição de outros produtos que despertem seu interesse ou sejam
agregados aos produtos expostos (tendo aderência, fazendo que ele
sinta a necessidade de se deslocar em direção do outro produto que o
completa).
O acesso a loja deve ser o mais simples possível. É importante
evitar degraus e outras barreiras que dificultem o acesso dos
clientes no estabelecimento. A largura mínima de uma porta deve
favorecer o acesso de cadeirantes. Caso a porta precise permanecer
fechada, seja por segurança ou devido a climatização ambiente,
prefira portas em vidro para manter uma boa visualização do interior
da loja. Não se esqueça de sinalizar as portas com adesivos pois
desta forma evitará acidentes. Sempre há pessoas descuidadas que não
percebem que as portas estão fechadas e acabam se chocando contra
elas.
É sugerido que os móveis e equipamentos (gôndolas, araras, displays
etc) não ocupem mais do que 40% da área de vendas. Dê prioridade
para móveis modulares que possibilitam a mudança de seu layout. Você
terá assim maior flexibilidade sempre que desejar renovar seu
ambiente e aproveitar melhor os espaços.
Mantenha uma boa climatização no interior de sua loja. A temperatura
ambiente influencia diretamente no tempo de permanência e satisfação
do consumidor e paralelamente no resultado das vendas da loja.
Utilize sempre uma boa iluminação para destacar as mercadorias,
decorar espaços e acompanhar o estilo de sua loja. Os ambientes bem
iluminados são agradáveis e atraem o consumidor por mais tempo. Em
um supermercado, por exemplo, a boa iluminação tem por finalidade
fazer com que o cliente não permaneça o tempo passando e realize
suas compras com calma, aumentando seu tempo de permanência e
realizando mais compras, inclusive por impulso.
Leia a série completa aqui:
Como Preparar a sua loja para vender mais - Parte 1 - Gestão e
Controles
Como Preparar a sua loja para vender mais - Parte 2 - Comunicação
Visual
Como Preparar a sua loja para vender mais - Parte 3 - Lay Out
Como Preparar a sua loja para vender mais - Parte 4 - Exposição e
Disposição de Produtos
Como Preparar a sua loja para vender mais - Parte 5 - Promoção de
Vendas e Merchandising
Wagner Campos é Especialista em Marketing e Palestrante Motivacional
em Vendas e Liderança. É Diretor da True Consultoria e Consultor
Credenciado no SEBRAE. É Professor de MBA em Marketing e Vendas, MBA
em Gestão de Pessoas e Professor nos cursos de Administração e
Marketing. Contribuiu com empresas como Ambev, Unibanco e Whirlpool
Eletrodomésticos. É autor do Livro "Vencendo Dia a Dia". Contato
para Palestras, Consultoria e Treinamentos
wagner@unicoaching.com.br, wagner@trueconsultoria.com.br e e
falecom@wagnercampos.com.br , Skype: wagner.campos.2010 . Fones:
(19) 981286818 - 37010420