Como Criar Um Plano de Remuneração
Por Lorenzo Busato
12/04/2010
Primeiro ponto: Não existe receita pronta, eu considero que quem
trabalha com vendas obrigatoriamente tem que ter remuneração
proporcional ao seu desempenho e quem trabalha em produção pode
afetar diretamente a produtividade de uma linha ou equipamento.
Algumas considerações:
- Em que ponto está sua empresa?
Já atendi empresas que davam comissões demasiadas me deixando quase
sem opção para trabalhar motivação na equipe, neste caso trabalhamos
com check lists e concursos diversos (eram várias lojas) para
trabalhar o ego das equipes, mas isto depois de um certo tempo de
treinamento onde obtivemos comprometimento, não adianta implantar um
plano ou campanha sem o comprometimento da equipe que ela poderá
"sabotar" a campanha facilmente.
- Qual o tipo de acompanhamento que você tem?
Comissão, prêmios, concursos sem acompanhamento diário quase não
surtem efeito, caem no esquecimento e os funcionários já não se
esforçam tanto, mesmo sendo comissionados.
Neste caso devemos criar campanhas de vendas focando por exemplo:
clientes novos abertos, número de pedidos vendidos com tabela cheia,
lucratividade, margem de contribuição por vendedor, campanha para
uma linha de produtos ou mix especifico entre outros (como por
exemplo no setor de farmácias onde temos linhas de produtos mais
rentáveis que outras, ou em postos de combustíveis onde um aditivo
tem uma margem absurdamente maior que os combustíveis).
O que chamo de "painel de controle" deve ser atualizado de
preferência diariamente e colocado em um local visível para todos os
funcionários. Aqui vale utilizar gráficos de barras comparativos
entre os funcionários aonde a altura da barra representa itens ou
valores vendidos diariamente.
- Você tem uma rede de lojas (leia-se supermercados, farmácias,
postos de combustíveis)?
Crie comparativos de desempenho para que as lojas possam competir
entre si (de novo lembro que as equipes devem ser trabalhadas antes)
meça estes comparativos e divulgue com frequencia (agora sem trema).
Crie um fator motivacional para os primeiros do ranking que você
formará (pode ser em dinheiro ou simplesmente medalhas ou troféus),
no final do período (semestre ou ano) premie a melhor do ano (ou
período), mas não se esqueça de divulgar isso em jornais locais
(documenta, valoriza os ganhadores e sua empresa).
- Você tem seus custos controlados e acompanhados?
Isso possibilita remunerar a equipe ou gerente pelo lucro gerado, em
algumas empresas fazemos um mix de remuneração pelo lucro (vendas -
custos) mais um medidor de desempenho (check list), pode-se jogar
este número em uma tabela para definir qual será a premiação naquele
mês (ou ano). Dessa forma todos cuidarão de suas vendas mas também
de recebimentos e dos custos operacionais da empresa se tornando
mais comprometidos com a empresa como um todo.
Quer mais idéias?
Nos escreva, ( busato@gruposupera.com.br ) será um prazer tirar
dúvidas e dar sugestões para que você forme uma equipe comprometida
e desfrute também seu efeito colateral: em sua comunidade sua
empresa será procurada por pessoas competentes querendo trabalhar
para você quando souberem que quanto mais resultados produzem, mais
ganham.
OBS.: Suas dúvidas serão respondidas sem custo algum, mas se você
quiser que eu dê resultados numéricos para sua empresa, eu também
quero minha remuneração variável ;-)
Lorenzo Busato é autor do livro Marketing & Criatividade Casos
Práticos com diversos casos reais de consultoria e ferramentas
práticas para uso imediato em sua empresa e equipe.
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