Como Criar uma Lista Opt-in
Por Carlos Alberto de Faria
06/07/2007
"Não pergunte por que as pessoas são assim.
As pessoas são assim."
Alex Periscinoto
RESUMO:
10 dicas práticas para você criar a sua lista de clientes que
autorizam o recebimento do seu boletim.
A diferença entre ser convidado e ser um penetra é a mesma entre
enviar um boletim da sua empresa a pessoas que o autorizaram a
enviar, e enviar o mesmo boletim a quem nunca lhe deu esta
permissão.
Esta lista de clientes que permitem é também uma lista de clientes
que optaram entrar na sua lista, razão do nome, em inglês, pelo qual
ficou conhecida.
Aliás há um livro sobre este assunto: marketing de permissão que,
essencialmente, trata do que estamos tratando, sob o nosso foco
restrito se manter em contato, com os seus clientes e clientes
potenciais, através do envio autorizado de e-mails.
O problema que surge é:
"Como iniciar uma lista "opt-in", uma lista de clientes que dão
permissão e estão interessados em receber aquilo que você promete
enviar?"
Abaixo apresentamos uma série de dicas práticas para você iniciar e
ter sucesso com a construção da sua lista "opt-in":
1. Inicie de imediato.
Inicie com as pessoas que estão próximas a você, profissional e
particularmente. Fale das suas intenções e pergunte se pode colocar
o nome da pessoa em sua lista. Simples e direto.
2. Mantenha o foco dos seus artigos.
Para montar um boletim, e granjear pessoas com interesse em
recebê-lo, tenha e mantenha um foco definido sobre o assunto e o
segmento de mercado que você quer atrair (o assunto tem que ser
relevante para o segmento de mercado).
3. Inicie também com os clientes.
Os seus clientes atuais, os seus clientes do passado, os clientes
dos seus parceiros e amigos, todos podem ser convidados a receber o
seu boletim.
4. Convide os visitantes virtuais.
Se você quer trabalhar com boletins, tenha presente, no site da sua
empresa, de forma ubíqua, em todas as páginas, de todas as formas,
convite e explicações sobre o seu boletim.
5. Divulgue da sua mensagem oferta.
O seu boletim tem que ser relevante para o seu segmento de mercado
alvo. Divulgue o que esse segmento ganha, em termos de benefícios,
recebendo o seu boletim.
6. Faça propaganda não virtual.
O verso do seu cartão de visitas profissional pode ser usado para
convidar as pessoas a fazerem receberem os seus boletins. Que outros
meios físicos você tem para divulgar o seu boletim? Use-os.
7. Use a propagação boca a boca.
Use o seu próprio boletim para pedir às pessoas que o recebem para
enviar para amigos, colegas e parentes que possam ter interesse no
recebimento.
8. Mantenha incentivos à participação.
Sorteie prêmios e dê vantagens a quem se inscreve, preferencialmente
relacionados à sua área de atuação.
9. Divulgue o seu boletim.
Utilize os eventos dos quais você participa, tipo palestras, feiras,
grupos e comunidades virtuais para divulgar o seu boletim e sua
empresa.
10. Facilite a saída ("opt-out").
Mantenha visível sempre que a saída é fácil e sem problemas.
Há outros cuidados a se ter com a sua lista "opt-in":
- Mantenha a integridade dos envios com relação à finalidade da sua
proposta que leva as pessoas a se inscreverem.
- Mantenha a Relevância dos assuntos tratados nos seus e-mails.
- Tenha uma política clara de não vender ou alugar a sua lista, pois
ela representa OURO para você. Quanto mais específica e rara, mais
valor terá a sua lista "opt-in".
- Quaisquer ofertas, mesmo as dos seus parceiros, para serem
enviadas à sua lista "opt-in", devem estar enquadradas dentro do
espírito das observações acima.
- Jamais caia na tentação de fazer SPAM. O SPAM tira a credibilidade
de qualquer empresa e pessoa, e você, não importa o que você esteja
querendo vender, só vende tendo credibilidade.
De resto é cultivar a sua lista com amor e dedicação. Não se obtém
1.000 interessados no seu boletim da noite para o dia.
Carlos Alberto de Faria é sócio diretor da Merkatus - Fonte:
Merkatus