Como Fazer Reuniões Produtivas
Por Sonia Jordão
02/04/2010
Os líderes precisam se encontrar regularmente com seus liderados e
com seus superiores para discutir como as coisas estão indo. Como um
item da pauta, podem comparar seus planos de desenvolvimento e
descobrir o que está funcionando e o que não está funcionando nas
atividades uns dos outros.
Para conseguir uma reunião produtiva é importante que todos estejam
preparados e saibam o que esperar da reunião. Para tanto, a reunião
deve ser organizada e a pauta, planejada. O líder da reunião deve
cuidar para que a pauta seja cumprida e os integrantes precisam
atingir um consenso antes de terminar a reunião. Além disso, deve
ser facilitada a democracia e a participação de todos os integrantes
do grupo, motivando-os a opinar e propor idéias, de modo a propiciar
a comunicação e a tomada de decisões, levando em conta os pontos a
favor e contra.
É fundamental escutar a todos. Às vezes só se escuta o que dizem
determinadas pessoas do grupo, geralmente aquelas que falam melhor e
têm maior fluência. Isso deve ser evitado para que não se deixe de
ouvir com atenção aos tímidos, aos que se expressam com menos
clareza ou aos que têm uma opinião distinta. Escutar significa ter a
capacidade de receber o que o outro quer dizer da forma mais próxima
à que ele está sentindo e pensando.
O líder deve promover a participação do grupo na tomada de decisões.
Na vida de uma organização, decisões devem ser tomadas
continuamente, cabendo ao líder conduzir este processo e
preocupar-se para que todos participem ativamente deste. É
necessário deixar claras as alternativas que estão em jogo e
possibilitar que as pessoas dêem argumentos para apoiar uma ou outra
alternativa. Por isso, é necessário facilitar a integração do grupo,
confrontando a opinião de uns com as dos outros e possibilitando,
assim, que todos se escutem.
Existem algumas regras que fazem com que as reuniões sejam rápidas e
com melhores resultados. Uma delas é pedir a todos que desejam
apresentar um problema que se preparem antes respondendo às
perguntas: Qual é o problema? Quais são suas causas? Quais são as
possíveis soluções? Qual é a melhor solução possível? E, finalmente,
escrevendo sua própria solução.
Com isso, obtém-se muito mais ação para que as coisas corram bem.
Algumas vezes, a melhor solução pode ser a combinação de duas ou
mais das possíveis soluções oferecidas.
Se você for o responsável pela direção da reunião, experimente:
* Começar a reunião com uma breve explicação do motivo. Veja, em
seguida, se os participantes compreenderam.
* Questionar as causas do problema ou assunto da reunião.
* Fazer resumos do que está sendo discutido.
* Pedir as soluções possíveis, buscando ter as evidências que
comprovem a praticidade de cada solução.
* Depois que o assunto for suficientemente discutido, faça um resumo
final e proceda, então, à votação. O ideal é que todas as soluções
apontadas tenham responsável e prazo para execução.
* Sempre que for conveniente, nomeie uma pessoa ou uma comissão
encarregada de verificar se a decisão foi tomada corretamente e no
tempo previsto.
* Evite expressar suas idéias pessoais e só o faça depois que os
outros as tenham expressado. Seu objetivo principal é dirigir e não
participar calorosamente da discussão.
* Seja flexível. No entanto, se você tem mais de doze pessoas em uma
reunião, deve exigir que a pessoa que queira falar obtenha a sua
autorização.
* Mantenha a reunião ativa, sem desviar-se do tema. Garanta que seja
rápida, com exposições curtas. Intervenha quando alguém quiser falar
muito ou com demasiada freqüência, assim como quando alguém sair do
tema. Reforce: "O assunto que estamos discutindo é... Por favor, não
se afaste do tema".
* Procure fazer com que todos participem da reunião, porém evite
perguntar diretamente a cada um a sua opinião.
Quando você participa de uma reunião, você obtém melhores resultados
se todos os participantes observarem as regras seguintes:
* Fale sem se levantar, a não ser em uma grande assembléia.
* Fale de maneira breve, resumida e sobre o tema que se discute.
* Preocupe-se com o seu tom de voz. Fale sempre em tom de
conversação, mas garanta que todos os participantes estejam ouvindo.
* Admita só uma solução do problema de cada vez.
* Apóie cada solução que for sugerida para o problema que se
discute, desde que tudo indique que dará resultado.
* Apresente evidências que demonstrem que a solução proposta é
coerente.
* Evite expressar suposições ou generalidades numa reunião.
* Ouça atentamente a todos os participantes.
* Não interrompa quando outra pessoa estiver falando.
* Em vez de fazer afirmações diretas, faça perguntas.
* Se alguém fizer alguma afirmação com a qual você não concordar não
discuta, pergunte a essa pessoa por que pensa dessa maneira. Se a
pergunta vier em tom amigável, não causará ressentimentos e lhe
permitirá averiguar por que a pessoa pensa daquele modo. Dessa
maneira você poderá obter informações muito valiosas.
Você pode fazer um "algo a mais" para que as reuniões fiquem ainda
melhores:
* No lugar de simplesmente seguir a pauta, discuta as coisas certas
e inclua itens mais importantes e urgentes nela.
* Aproveite os estilos e preferências dos membros na distribuição
das tarefas em vez de simplesmente começar e terminar a reunião na
hora marcada.
* Passe a maior parte do tempo tomando decisões e não apenas
relatando e compartilhando informações.
* Envolver todos os membros da equipe nas reuniões é fundamental,
porém você pode fazer mais: inclua parceiros internos, clientes e
fornecedores.
Sonia Jordão é especialista em liderança, palestrante, consultora
empresarial e escritora. Autora do livro “A Arte de liderar –
Vivenciando mudanças num mundo globalizado”, e dos livros de bolso
“E agora, Venceslau? Como deixar de ser um líder explosivo” e “E
agora, Lívia? – Desafios da liderança”. e-mail:
tecer@soniajordao.com.br - Sites: www.soniajordao.com.br,
www.tecerlideranca.com.br, www.umnovoprofissional.com.br