As Competências Fundamentais do Marketing
Pessoal
Por Rogerio Martins
21/05/2008
Quando se fala ou escreve sobre marketing pessoal é comum que seus
autores concentrem-se em fatores externos, como a aparência e
postura dos indivíduos, como o fator preponderante para distinguir
aqueles que fazem ou não marketing pessoal.
Quando iniciei minhas pesquisas sobre o tema há mais de dez anos
percebi que estes fatores são importantes, mas que somente eles não
garantem o sucesso desta ferramenta de alavancagem da carreira
profissional e das relações sociais.
A partir de então desenvolvi uma abordagem particular acerca do
assunto: uma visão humanista do marketing pessoal. Através dela vejo
o ser humano integrando suas habilidades pessoais de personalidade -
o conteúdo interno - associado a técnicas eficazes de divulgação de
si mesmo - o fator externo.
Creio que cinco competências são fundamentais para a realização do
marketing pessoal através desta abordagem e as descrevo a seguir.
A empatia
É a capacidade do ser humano em colocar-se no lugar do outro.
Segundo Jacob Levy Moreno, criador do Psicodrama, todo indivíduo
passa por diversas fases no desenvolvimento de sua estrutura de
personalidade e pode-se dizer que atinge a maturidade psicológica
quando consegue "inverter papéis", ou seja, usar da empatia.
Exercite no seu dia-a-dia imaginando-se como seria enfrentar os
desafios do cargo do seu chefe ou subordinado, atender o público
como um caixa de banco em dia de grande movimento, fazer a faxina no
escritório depois de um dia de trabalho, dirigir no trânsito caótico
por profissão, etc. Após este exercício passe a agir como gostaria
de ser tratado em cada uma destas situações. Certamente todos os
envolvidos passarão a respeitá-lo muito mais que de costume.
Simpatia
Antigamente dizia-se que a educação abre portas e reforço que a
simpatia é um dos melhores canais de acesso ao sucesso profissional
e pessoal. As pessoas em geral gostam de quem as tratam bem. Ser
cordial, afetuoso, entusiástico e "educado" é fundamental para
garantir uma imagem positiva entre as pessoas de seu relacionamento.
Ações simples como um cumprimento, um sorriso, um abraço ou um olhar
podem garantir pontos importantes para o seu marketing pessoal.
A alegria é um poderoso anti-estressante e contagia todos que estão
por perto. Afinal você conhece alguém que procurou um namorado ou
namorada que fosse emburrado, pessimista ou desanimado? Claro que
não! O ser humano gosta e precisa de energia positiva para viver bem
e para isto aja com simpatia e lembre-se sempre das "palavras
mágicas": bom dia, obrigado, com licença e desculpe!
Comunicação
Neste item há dois pontos que quero destacar: falar corretamente e
vencer a barreira da timidez e do orgulho.
Ter uma comunicação impecável é crucial para qualquer profissão e
mais ainda quando se trata de garantir uma boa imagem diante do seu
cliente, chefe ou até mesmo parceiro ou parceira. Para isso é
fundamental adequar a linguagem para cada situação, pois só assim é
possível se sobressair em meio ao padrão que assola a maioria das
pessoas nas corporações. Estude, leia revistas, livros e jornais,
participe de cursos sobre oratória, enfim, aprimore ao máximo sua
capacidade de falar corretamente para cada público e situação.
O outro ponto importante é fazer que as pessoas saibam quem é você e
o que tem a oferecer, ou seja, vencer a barreira da timidez e do
orgulho. Há um famoso ditado que diz: quem tem boca vai à Roma. À
medida que se compartilha com os demais seus planos, idéias,
projetos e sonhos está abrindo a possibilidade deles fazerem parte e
até mesmo ajudarem a concretizá-los. As pessoas querem participar,
mas para isso precisam saber. Portanto, comunique!
Ter conteúdo
De nada adianta ser um ótimo comunicador e agir com simpatia se não
tiver efetivamente conteúdo. É muito importante ter o que dizer,
possuir conhecimento, mostrar a que veio e transmiti-lo de forma
natural. Nos últimos tempos parece que a sociedade foi assolada por
"carinhas bonitas", mas que não tem nada a dizer, não transmitem
absolutamente nada e assim passam desapercebidas. Estas pessoas
estão nas empresas, na mídia, na política, nas rodas de amigos,
enfim, em todos os lugares onde é possível fazer "cara de conteúdo".
A verdade é que as pessoas se lembram daqueles transmitem segurança,
que consolidam sua imagem, sua presença através de opiniões claras,
idéias firmes ou, simplesmente, porque estão ligadas no que está
acontecendo a seu redor e tem o que exprimir com assertividade. Para
ter conteúdo é imprescindível aprimorar o hábito da leitura,
diversificar o acesso às informações, ampliar o contato com as
diversas formas de cultura, participar de eventos da sua área de
interesse e também de outras áreas diferentes, participar de
movimentos profissionais, viajar e freqüentar grupos diferentes.
Apresentação pessoal
Por fim, o cuidado com a aparência também é fator essencial para a
realização do marketing pessoal e profissional. Para isto é
fundamental o bom senso. Conheço pessoas que possuem boas roupas,
muitas vezes de grife, mas não conseguem fazer uma combinação
razoável. Ora pecam nos tons, no tecido, no design, ora nos
acessórios. Saber adequar a vestimenta para cada situação sem perder
o estilo é das tarefas mais difíceis e muitas vezes necessário o
apoio de um profissional especializado.
Há alguns fatores que você deve considerar na hora de escolher a
roupa ideal:
- O tipo de evento ou compromisso que irá participar - se é formal
ou informal. Na dúvida opte pelo formal, pois é mais fácil partir da
formalidade para a informalidade do que o inverso, muitas vezes
retirando ou mudando apenas uma peça do traje.
- Tons e cores - os tons mais claros são recomendados para pessoas
mais jovens e durante o dia. Já as cores merecem um cuidado especial
com relação a moda, pois nem sempre o que está na moda cabe para
você. Um bom exemplo são o vermelho e o pink.
- Padrões e texturas - saiba adequar as peças e tome cuidado com
babados, decotes, listras, veludo, roupa curta ou longa demais.
- Idade - não tente aparentar mais ou menos idade do que possui
através da roupa e acessórios - é mais fácil você passar ridículo e
ser gozado por todos.
- Seu tipo físico - a moda de passarela é feita para pessoas muito
magras, então tome atenção para vestir-se de acordo com seu porte e
medidas. Evite roupas apertadas ou largas demais, pois transmitem
uma idéia de desleixo.
Com estas informações já é possível praticar corretamente seu
marketing profissional e conquistar pontos positivos na sua
carreira. Vale lembrar que tudo isto também se aplica na vida
pessoal. Sucesso!
Rogerio Martins é Psicólogo, Consultor de Empresas e Palestrante.
Especialista em Liderança e Motivação. Sócio-Diretor da Persona
Consultoria e Eventos. Autor do livro Reflexões do Mundo
Corporativo. Membro do Rotary Club de SP Santana (Distrito 4.430).