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Edusales - Educando os clientes
Por Por Gustavo Motta
26/10/2002

Muito vem se discutido a respeito de técnicas de ensino à distância com o uso de Tecnologia de Comunicação e Informação (TCI). O surpreendente é observar a amplitude de possibilidades que as empresas passam a ter oferecendo a educação para seus clientes. Isso se chama “edusales”. Um conceito novo que visa agregar valor para o cliente, tornando-os fiéis à marca.
O Ensino à Distância surgiu no Brasil na década de 50, com os cursos por correspondência, a exemplo do Instituto Universal Brasileiro e do Projeto Minerva. Atualmente, muitas são as Instituições do Ensino Superior e Empresas que estão adotando o e-learning como ferramenta de difusão do conhecimento.

Dentro do ambiente empresarial, uma pesquisa realizada pelo Instituto Brandon Hall mostra o crescimento, dentro das 600 maiores empresas americanas, do uso de TCI para o treinamento, seja de funcionários, fornecedores, parceiros ou clientes. Porém, o e-learning não é ainda uma ferramenta muito popular. Mesmo as empresas que utilizam essa ferramenta, ainda o fazem de forma tímida.

A pesquisa apresenta a utilização do e-learning e a criação de Universidades Corporativas como uma tendência devido às inúmeras possibilidades que elas podem oferecer às empresas. Os principais fatores limitantes ao estabelecimento dessa tendência são os altos custos da tecnologia e a dificuldade de adaptação do treinamento.

Porém, como foi dito anteriormente, algumas empresas, como a Motorola, estão expandindo seus treinamentos on-line aos clientes como uma ferramenta de marketing promocional. “É uma maneira de educar os consumidores e torná-los mais fiéis à marca” diz Bryan Chapman, analista de pesquisa de e-Learning do Instituto Brandon Hall.

Fugindo do ambiente de RH e entrando no de Marketing, vislumbra-se uma oportunidade ainda muito pouco explorada. Não estamos falando dos já utilizados treinamentos para clientes através de vídeo conferencia, onde há a necessidade de o cliente se locomover até um determinado local. O que aqui está sendo discutido é o desenvolvimento de cursos baseados na Web, onde será possível oferecer o e-learning para agregar valor aos clientes.

O fato de nos limitarmos ao e-learning, se deve ao fato dele utilizar as ferramentas educacionais mais modernas, em sintonia com as exigências de flexibilidade, otimização do tempo, redução de gastos, eficiência e qualidade de estudos.

O custo para a implantação de determinados sistemas de gerenciamento de e-learning pode se apresentar por uma cifra de alguns milhões de dólares. Porém para uma empresa acompanhar o aprendizado de seu cliente basta buscar soluções extremamente mais simples, e por conseqüência mais baratas, tendo o retorno através do ganho da fidelidade do consumidor.

É como uma vídeo-locadora oferecer um curso sobre a história do cinema. Certamente, o cliente de uma empresa como esta se interessa pelo assunto. Assim a possibilidade dele querer fazer este curso é grande. Após a realização do curso, espera-se que este cliente tome um maior gosto por cinema, e, principalmente, que não se esqueça da vídeo-locadora que lhe ofereceu o curso. O mais interessante neste caso é que com a Internet, as empresas podem ultrapassar os limites geográficos, podendo oferecer cursos em qualquer parte do mundo.

Porém é preciso se ter o cuidado de desenvolver um curso que seja do interesse do mercado-alvo da empresa. E também estar em consonância com o produto vendido pela empresa, pois quem irá ajudar nas vendas deste produto não é a publicidade e sim o conteúdo do curso.

Em síntese, o e-learning torna-se uma poderosa arma também para se atingir a clientela através de um valor agregado. Aqueles que perceberem as possibilidades desta ferramenta terão uma grande vantagem competitiva. A única questão é a necessidade de se desenvolver um curso que tenha uma relação com o produto da empresa e que seja do interesse de uma quantidade substancial de clientes.

Gustavo Motta é especialista em Marketing, Consultor de empresas, Diretor da 68 Center, Project Manager do admlab e Professor do SENAI e do IBES.


 


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