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A Embalagem Inteligente
Por Daiane Miranda de Freitas
20/06/2007


Recentemente a embalagem tem se tornado uma ferramenta de marketing imprescindível para as organizações e, se bem desenvolvida, pode criar valor de conveniência para o consumidor e valor promocional para o fabricante. Muitas das vezes, a embalagem age como comercial relâmpago ou vitrine para o produto, sendo um item muito importante na estratégia do produto.
Alguns fatores contribuíram para o crescente uso da embalagem como ferramenta de marketing tais como: o auto-serviço, onde o próprio cliente obtém o produto em exposição no ponto de venda; a afluência dos consumidores, que estão dispostos a pagar um pouco mais pela conveniência, aparência, confiabilidade e prestígio de embalagens melhores; a imagem da empresa e da marca, na qual o poder da embalagem bem desenhada contribui para o reconhecimento instantâneo da empresa ou marca; e oportunidade de inovação, onde a embalagem inteligente ou inovadora pode trazer grandes benefícios aos consumidores.
A embalagem como ferramenta de marketing atua principalmente como instrumento de comunicação e venda. A embalagem faz a propaganda. Os consumidores estão sempre atentos à embalagem do produto que estão adquirindo e, desta forma, os padrões gráficos e suas formas moldam a personalidade dos produtos, agregando valor, interferem na qualidade percebida e formam conceitos.
A embalagem vem ganhando força e personalidade própria com a evolução da sociedade de consumo global e seus novos hábitos. Numa era de Ziper-conectividade, onde as pessoas estão cada vez mais ligadas, consumindo mais e mais informação, a divulgação dos novos produtos encontra grandes obstáculos, pois o número e a natureza dos veículos de comunicação explodiu em várias direções fazendo com que cada consumidor tenha à sua disposição centenas de canais de TV, revistas, internet e outras novidades como mídia no celular, no ônibus, no táxi etc.
Seja para uma empresa de grande, médio ou pequeno porte, no ponto de venda todo empreendedor têm acesso ao consumidor e aquela que investe em embalagem tem mais condições de se destacar e se tornar uma marca vencedora. Como exemplo, pode-se destacar o Nescau, achocolatado em pó que cumpre sua missão de transmitir movimento e energia, conceitos inerentes ao produto consumido, na sua grande maioria, por crianças e jovens.


As indústrias estão sempre em busca de inovações que possam tornar suas embalagens mais eficientes, funcionais e atraentes. Esta dinâmica tem feito da indústria de embalagem um setor de tecnologia e inovação por excelência, onde os lançamentos de novas soluções não param de acontecer.
Hoje em dia encontram-se cada vez mais embalagens com formas diferenciadas levando o consumidor a escolher entre os produtos, aqueles com cujo design mais se identificam. Eles ganharam mais personalidade, tornando-se mais afirmativos e com isso transmitem segurança ao consumidor na hora de decidir, graças ao jeito inteligente de inovar na embalagem.
A embalagem é hoje um fator decisivo no novo cenário competitivo e só as empresas que souberem utilizá-la como componente estratégico de seu negócio podem esperar melhores resultados.

* Daiane Miranda de Freitas é graduada em Administração pela Universidade Federal de Viçosa e Especialista em Marketing e Comunicação pelo UNI-BH.


 


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