Empreendedorismo
Marcelo Bandeira Leite Santos
14/07/2009
Resumo: Este artigo terá por finalidade fazer um brevíssimo estudo dos aspectos essenciais do empreendedorismo.
Palavras-chave: empreendedorismo, inovação, comportamento.
Introdução
A busca pela inovação ocorre nas novas empresas e nas já consolidadas, visto que estas últimas também buscam novas oportunidades e novos negócios.
Um conceito singelo pode evolucionar partindo-se do apoio de outros entendimentos, como ocorre com indivíduos de setores distintos, criando deste modo um produto novo, um empreendimento novo ou um serviço novo que seja de fato essencial para o mercado.
Neste contexto, o objetivo deste artigo será estudar os aspectos essenciais do empreendedorismo.
Conceitos sobre empreendedorismo
Filion (2000) atribui a Richard Cantillon, no século seguinte o primeiro uso do termo entrepreneur dentro do contexto empresarial. O autor também afirma que, embora outros economistas tentem teorizar em torno do fenômeno do empreendedorismo, devido à dificuldade de mensuração, não existe ainda nenhuma teoria econômica sobre o empreendedor que tenha consenso. (FILION, 2000).
O próprio autor (FILION, 2000) escolheu o modo de pensar do empreendedor como um dos tópicos de concentração de sua pesquisa e desenvolveu modelos muito úteis para o estudo dos principais temas relacionados ao empreendedorismo.
Características do perfil empreendedor
Filion (2000) comenta que a tentativa de se definir um perfil para o empreendedor, ou seja, identificar suas características comportamentais tem sido o foco de inúmeras pesquisas, mas que este é um objetivo difícil e complexo, pois existem muitas diferenças de amostras e estas impactam diretamente nos resultados.
Até os anos 1990, enquanto houve um predomínio de pesquisadores behavioristas na área do empreendedorismo, diversas pesquisas foram elaboradas com o objetivo de conhecer o empreendedor: descobrir suas reações, necessidades, valores e perspectivas:
Até os anos 90, houve uma proliferação das pesquisas sobre as características e os traços da personalidade dos empreendedores. Muito embora os resultados tenham sido surpreendentes, não foi possível traçar um perfil psicológico do empreendedor. (FILION, 2000 p. 18).
A grande quantidade de termos, muitas vezes de significado semelhante, mas que recebem atenção especial e diferentes interpretações conforme cada autor, dificulta o consenso sobre quais características seriam determinantes para o comportamento empreendedor.
Além das características distintivas do empreendedor, há também algumas qualidades do bom administrador que caso não estejam presentes nos empreendedores, poderão contribuir para o seu fracasso, a despeito de um ótimo potencial nas características distintivas.
Essa divisão entre as características comportamentais distintivas e as de apoio fica clara na compilação realizada por Cunha, Malheiros e Ferla (2005) e que será usada neste trabalho como fio condutor para descrever algumas características comportamentais do empreendedor e incluirá citações de outros autores que se dedicaram mais fortemente à explanação dessas características.
Desta forma, as chamadas virtudes de apoio, são aquelas características comportamentais importantes e necessárias, que, todavia seriam também comuns aos bons administradores e, no caso dos intra-empreendedores, não os distinguiriam de outros funcionários da organização. Essas virtudes de apoio são:
Visão: A visão permite vislumbrar uma imagem do futuro construída pela montagem de fatos, esperanças, sonhos, oportunidades e ameaças percebidas no presente.
Energia: De acordo com Filion (1993), a energia, que nada mais é que o tempo alocado em atividades profissionais e a intensidade com que elas são executadas, atua como um capital que pode ser investido pelo empreendedor na manutenção da rede de relacionamentos ou no desenvolvimento da visão:
A energia despendida na criação e na manutenção de relacionamentos paga dividendos, porque um empreendedor que esteja bem situado num sistema de relações lucrará por um fluxo constante de informações. (FILION 1993 p. 58)
Comprometimento O comprometimento é manifesto em situações como sacrificar o lucro no curto prazo para manter os clientes satisfeitos ou ainda “descer ao chão da fábrica” para motivar e auxiliar os funcionários da linha a realizar uma tarefa crucial. (CUNHA; MALHEIROS; FERLA, 2005).
Liderança: O empreendedor utiliza estratégias conscientes ou inconscientes, para influenciar ou persuadir pessoas a ajudá-lo nos seus objetivos. (CUNHA; MALHEIROS; FERLA, 2005).
Obstinação: O empreendedor gosta do desafio e mesmo não sendo vitorioso na primeira tentativa, usa estratégias alternativas, a fim de superar os obstáculos e alcançar seu ideal. Considera os problemas como degraus que depois de suplantados, aproximam-no da sua meta. (CUNHA; MALHEIROS; FERLA, 2005).
Capacidade de decisão/concentração: A acurada capacidade de discernimento acerca das prioridades evita que o empreendedor se embaralhe no emaranhado de oportunidades que vislumbra. (CUNHA; MALHEIROS; FERLA, 2005).