Portal do Marketing

Tudo sobre Marketing
  • Home
  • Artigos
  • Dinâmicas
  • Dicionários
  • Frases
  • Profissionais
  • Busca
  • Diversos
      

 

 

 

Estratégias que Rompem Paradigmas para Desenvolver Pessoas e Organizações
Por Valdir Roberto da Silva
15/07/2002

A PRONTIDÃO PARA A MUDANÇA É UMA ATITUDE:

1. Aberta e receptiva a novas idéias;

2. Excitada em vez de ansiosa em relação à mudança;

3. Desafiada, e não ameaçada, pelas transições;

4. Comprometida com a mudança como processo contínuo.

A PRONTIDÃO PARA A MUDANÇA É EMPREENDER AÇÕES PARA:

Antecipar e iniciar mudanças;

Desafiar o status quo;

Criar em vez de reagir à mudança;

Liderar em vez de seguir (a concorrência, o cliente e a indústria)

Os indivíduos e organizações que são bons reagem rapidamente à mudança;

Os indivíduos e organizações que são bons ótimos criam à mudança;

TEMPO DE APRENDIZAGEM – SOBRE VOCÊ MESMO.

O sucesso não vem do quanto você sabe, mas sim da perfeição com que você aprende. A mudança das organizações começa com a mudança das pessoas e para mudar as pessoas é preciso que haja consciência pessoal.

A velocidade mata a qualidade, o serviço, a comunicação, a inovação... e mata você.

90 por cento de apaixonados são mais produtivos do que 110 por cento em pânico.

Num mercado em mutação, você não pode criar fama e deitar na cama.

Nunca fique satisfeito com o seu lugar ou com o que possui. Fique feliz e orgulhoso. Pois o satisfeito é aquele que se contenta com o que tem e para.

(Segundo a Nike, o tempo médio de um modelo é de quatro meses)

MOTIVANDO AS PESSOAS PARA A MUDANÇA

As quatro chaves para acender uma tempestade de fogo em sua empresa são:

1) Urgência

2) Inspiração

3) Posse

4) Recompensa

URGÊNCIA

Para inaugurar uma mudança em larga escala, talvez você precise a plataforma de combustão. Você precisa dar às pessoas uma razão para fazer algo de maneira diferente. Uma das estratégias para galvanizar a mudança é procurar líderes naturais e ganha-los para a urgência da situação.

INSPIRAÇÃO

Para fazer o pessoal ficar estimulado com a mudança, você tem de inspira-los com uma visão enaltecedora. O entusiasmo é uma palavra de baixo orçamento usada para descrever aqueles que tem paixão. Para produzir paixão, você precisa traduzir a mudança para alguma coisa que fale para o melhor que as pessoas têm.

“OS TRABALHOS DAS PESSOAS SÃO PEQUENOS DEMAIS PARA SEUS ESPÍRITOS.”

As pessoas ficam inspiradas quando, de alguma maneira, sentem que estão tornando o mundo ou sua comunidade um lugar melhor.

Os sonhos inspiram, eles engajam o espírito. As metas não são a mesma coisa que os sonhos, metas são alvos racionais, específicos e de curto prazo. Os sonhos são metas com asas. Lembre-se: “seu passado não é seu potencial.”

POSSE

Pesquisas mostram que ser dono de seu próprio negócio é um dos três principais motivadores, bem lá em cima com as viagens e independência financeira. Para que uma pessoa seja sempre motivada em seu trabalho é preciso fazer com que ele se sinta “dona do seu pedaço”.

Ao dar responsabilidades as pessoas, também é preciso que haja controle para não acontecer trapalhadas. O controle pode ser exercido através das expectativas, responsabilidades e dever de prestar contas.

SETE CARACTERÍSTICAS DA PRONTIDÃO PARA A MUDANÇA:

Desembaraço, Otimismo, Audácia, Ímpeto, Adaptabilidade, Confiança e Tolerância para com a ambigüidade.

Estar pronto para a mudança significa correr riscos, desafiar o convencional e perseguir os sonhos. É crescer, aprender e viver a vida em sua plenitude.

CONSELHOS PARA QUEM QUER A MUDANÇA:

As pessoas são as porteiras da mudança, elas têm o poder de abrir a porta para a mudança ou bate-la na sua cara;
Preveja, não reaja. Mova-se antes da onda. Mude antes que você tenha de mudar;
A mudança é um processo, não uma meta ou um destino;
Se você não está comendo erros, é porque não está arriscando.
Crie confiança, não o medo. Concentre-se nas possibilidades, não nas limitações; nas forças, não nas fraquezas;
Todo mundo marcha ao som de um tambor diferente. Trate diferentemente;

IDENTIFICAÇÃO TRANSPESSOAL

___________________________________________________________________

A.) Se eu fosse um animal - que animal seria?

4 Porque fiz esta escolha?

___________________________________________________________________

B.) Se eu fosse uma fruta - que fruta seria?

4 Porque fiz esta escolha?

__________________________________________________________________

C.) Se eu fosse um mineral -- qual seria?

4 Porque fiz esta escolha?


 


Copyright © 2000 - 2022 - Portal do Marketing. Todos os Direitos Reservados

Política de Privacidade