O Feedback no Processo de desenvolvimento de talentos
Margareth Pena
29/03/2007
O feedback está em alta. É a “bola da vez” na gestão de pessoas. Sua ausência constitui-se em um “pecado mortal” .
Por uma questão cultural, a maioria das empresas vinha relegando a segundo plano tal comunicação, recorrendo a ele somente quando algo “dava errado”. A tradicional frase: “Vou te dar um feedback”... passou a ser temida pela maioria dos profissionais.
Hoje, gerentes e colaboradores vêem o feedback como instrumento de desenvolvimento e como o elemento essencial no gerenciamento das competências.
Ao lançar mão desta ferramenta, as lideranças e os times de trabalho, passam a cultivar a idéia que o profissional deve traduzir sua competência em comportamentos reconhecidos e valorizados pela organização.
O feedback deve ser entendido como um processo de ajuda e estímulo para a mudança de comportamento e/ou para a aquisição e desenvolvimento de competências, contribuindo para o aprimoramento da performance individual, acelerando o processo de transformação do Potencial em Talento.
O processo é uma via de mão dupla. Tanto a pessoa que transmite como a que recebe o feedback, precisam estar abertos e flexíveis à mudança, para que os resultados sejam alcançados.
O QUE É FEEDBACK?
· Fornecer Feedback consiste em revelar a sua percepção sobre “como o comportamento do outro está afetando a você mesmo, as outras pessoas, a equipe, ao bom andamento dos trabalhos, a organização”.
· Receber Feedback consiste em “reconhecer como os seus comportamentos estão sendo percebidos ou como estão afetando as outras pessoas, as equipes de trabalho, aos resultados “.
COMO USAR O FEEDBACK DE FORMA ADEQUADA?
Se considerarmos que o feedback é o cerne do processo de melhoria das capacidades e desempenhos das pessoas nas organizações, então devemos preocupar-nos com a qualidade desse feedback.
Abaixo estão listados um conjunto de atitudes, habilidades e conhecimentos essenciais a prática do feedback.
Fornecendo Feedback | Recebendo Feedback |
Atitudes: • Aja de maneira cordial. • Use um tom de voz adequado, sem se mostrar impositivo, agressivo ou autoritário. • Tenha empatia e sensibilidade para colocar-se no lugar do outro enquanto estiver dando o feedback. • Transmita-o com segurança mostrando a pessoa o quanto o feedback poderá ajudá-la. • Dê feedback sobre comportamentos observáveis ou processos de trabalho que realmente precisam melhorar. • Fale diretamente com a pessoa envolvida. Evite usar intermediários. • Forneça o feedback no tempo ótimo. Se deixar um prazo muito longo para o retorno, a pessoa provavelmente não se lembrará do ocorrido. • Use sempre o binômio verdade com amor: a cortesia e o respeito à pessoa devem estar presentes. |
Atitudes: • ·Ouça atentamente, sem fazer interrupções. • ·Seja humilde para reconhecer que você apresenta aspectos que merecem ser aprimorados • ·Dê abertura para que as pessoas possam chegar até você. • ·Evite contestar ou corrigir a observação. • Lembre-se: o feedback é sobre seu trabalho ou comportamento e não sobre sua pessoa. • Tenha maturidade para entender que o feedback é um momento rico para auto-análise. • Evite justificar suas ações diante do feedback. • Solicite percepções de outras pessoas. Ouça, agradeça, cale-se e reflita! |
Habilidades: • · Comunique-se de forma clara e objetiva. Seja específico, indicando o processo ou comportamento a ser melhorado ou reforçado. • · Evite generalizar, julgar ou avaliar a pessoa. • · Inicie o feedback indicando os pontos fortes (acertos) do trabalho, para em seguida, indicar o que deve ser melhorado. • · Seja convincente. • · Dê exemplos, faça analogias, aponte as partes que merecem revisão. • · Certifique-se que a pessoa está compreendendo a sua mensagem. • · Esclareça as dúvidas. |
Habilidades: § Crie alternativas diante do que foi falado. § Seja curioso e pergunte sempre o que não entender. § Peça exemplos e esclarecimentos. § Parafraseie, ou seja, repita o que foi dito para evitar outras interpretações. |
Conhecimentos: • Antes de dar um feedback, questione sobre o tipo de reação que você deseja provocar na pessoa. • Tenha o conhecimento das variáveis do contexto (exemplo: se você estiver abordando o tema liderança, a sua fala deve ser consistente, abordando conceitos atuais). • Prepare-se para lidar com justificativas e não aceitação. Geralmente quem recebe o feedback acredita que fez um bom trabalho. • Inicie sua fala fornecendo algumas orientações: “O feedback é uma ferramenta de ajuda. Quem recebe precisa ouvir, agradecer, calar e refletir”. |
Conhecimentos: • Tenha consciência que o feedback vai contribuir para aprimorar o seu auto desenvolvimento. • Procure observar as reações naturais que a maioria das pessoas passa ao receber o feedback e tente identificar as suas reações. • Passe a se policiar mais diante dos fatos ou das situações em que você recebeu o feedback. • Reflita se o que foi dito faz sentido para você. • Ao receber o feedback faça um plano de metas de auto desenvolvimento. Ele o auxiliará no alcance de objetivos e no processo de mudança. |
O feedback utilizado de forma estruturada e oportuna acelera o processo de mudança e auxilia o indivíduo na aquisição de comportamentos mais assertivos dentro da organização.
Porém é necessário entender que não estamos tratando de um processo tão simples.
Ao receber feedback as pessoas geralmente demonstram REAÇÕES EM CADEIA: REJEIÇÃO, RAIVA, RACIONALIZAÇÃO, ACEITAÇÃO.
• A primeira é de surpresa.
• A segunda leva as pessoas a sentir raiva.
• Logo em seguida surge o processo de racionalização, ou seja: a busca de motivos no ambiente externo para justificar o feedback recebido.
• O último estágio é o da aceitação, onde as pessoas já estão menos resistentes e conseguem refletir sobre uma possível mudança de comportamento.
COMO O FEEDBACK ESTÁ SENDO UTILIZADO HOJE?
A cultura nas empresas também vem sendo mudada com o uso do feedback. Uma prova disso é a implantação da ferramenta Feedback 360 graus, uma prática que vem sendo apoiada cada vez mais por diretores e empresários de sucesso.
As potencialidades do sistema de feedback 360 graus e a qualidade do feedback por ele proporcionado permitem que, uma vez introduzido com sucesso numa organização, ela entre numa nova era da sua capacidade de evolução e melhoria, o que representa uma inegável vantagem competitiva.
Este sistema é constituído por uma rede de pessoas que emitem e recebem feedback de seus pares, subordinados, diretores, tornando possível a mudança de comportamento e o aprimoramento constante das competências.
A ferramenta também é utilizada com o objetivo de subsidiar decisões gerais com relação às pessoas: avaliar potenciais, treinar e desenvolver, apoiar mudanças de cultura, auxiliar na implantação de programas de qualidade, plano de carreiras e remuneração.
Enfim, o feedback está presente em todos os processos empresariais e, hoje, pode ser traduzido como um combustível para o colaborador, pois através dele viabilizamos mudanças e encontramos a energia necessária para catalisar esforços, promover o crescimento e a motivação.
Margareth Pena é Gerente de Negócios da MRG.
Coordena o projeto BIT - Banco de Identificação de Talentos.
Em sua atuação tem usado o feedback como ferramenta básica no aconselhamento e retorno de performances individuais.