Interesse Produz Resultados
Por Maria Rita Gramigna
14/06/2008
É possível triunfar quando contamos com uma equipe de alto desempenho.
As pessoas não sabem o muito que você sabe, mas sabem o muito que você se interessa por elas. Comunique primeiro seu interesse pelas pessoas e somente depois peça que façam qualquer coisa.
Aprofundando:
As pessoas respondem de forma positiva quando alguém se interessa por elas. Isto não significa dar o que querem e sim, demonstrar interesse pessoal, reconhecer suas competências e tratá-las com respeito.
Não somos uma sociedade de robôs. Trabalhamos com seres humanos que têm sentimentos. Todos queremos ser apreciados e admirados. Se tratarmos as pessoas de acordo com suas expectativas, estas responderão de forma mais favorável e entusiasta. Se as tratarmos como autômatos, responderão como autômatos.
Talvez até consigamos obter uma produção razoável daqueles a quem não respeitamos, nada mais do que isto.
Criatividade e resultados espetaculares só são alcançados por pessoas motivadas.
Infelicidade, moral baixo e problemas pessoais diminuem a capacidade produtiva de qualquer um.
É importante lembrar que ao qualificar alguém, esta atitude deve ser sincera.
Um caso:
Senhor X era gerente do departamento de marketing de uma empresa.
Sentia-se mais cômodo lidando com criação de produtos do que com gente. Entretanto tinha a certeza que deveria conquistar sua equipe para poder contar com ela. As pessoas eram primordiais em seu trabalho.
Ele não tinha uma personalidade muito forte, porém era afável e tinha paciência com os outros.
Com o tempo, passou a ser apontado como um líder respeitado em seu departamento e em toda a empresa.
Outros gerentes não compreendiam seu sucesso.
Quando perguntavam seu segredo ele dava de ombros e respondia: “Eu não sei! Tenho uma equipe formada por pessoas excelentes. Sou afortunado porque todos são talentosos e estão dispostos a colaborar comigo”.
No ano de 1998, Senhor X foi indicado como o melhor gerente da empresa por seus colaboradores e diretores.
Quando o vice-presidente entrevistou a equipe do Senhor X, descobriu uma coisa: ele se interessava por seu pessoal e escutava a todos, mesmo quando não podia atendê-los em suas reivindicações. Defendia seus interesses junto à administração e prestava atenção em seus problemas pessoais. Sempre se mostrava amável e compreensivo quando alguém tinha problemas pessoais.
As pessoas comentavam que ele não era particularmente dinâmico mas, preferiam um líder interessado por eles e todos trabalhavam para que seu departamento tivesse sucesso.
Senhor X foi indicado como melhor gerente e ganhou prêmios silenciosos de seu pessoal. Experimentou a satisfação de administrar uma equipe efetiva, agradável e triunfadora.
Para refletir:
• Você se interessa pelo seu pessoal?
• Como o demonstra?
• Pode identificar qualificações e pontos positivos para cada um dos colaboradores de sua equipe?
Maria Rita Gramigna é Mestre em Criatividade Total Aplicada pela Universidade de Santiago de Compostela (Espanha). Graduada em Pedagogia pela Universidade Federal de Minas Gerais e pós-graduada em Administração de Recursos Humanos pela UNA – União de Negócios e Administração (MG). Atua no Mapeamento de Competências, contatos estratégicos com clientes, capacitação gerencial e treinamento da equipe de consultores da MRG Consultoria e Treinamento Empresarial.
Por Maria Rita Gramigna
14/06/2008
É possível triunfar quando contamos com uma equipe de alto desempenho.
As pessoas não sabem o muito que você sabe, mas sabem o muito que você se interessa por elas. Comunique primeiro seu interesse pelas pessoas e somente depois peça que façam qualquer coisa.
Aprofundando:
As pessoas respondem de forma positiva quando alguém se interessa por elas. Isto não significa dar o que querem e sim, demonstrar interesse pessoal, reconhecer suas competências e tratá-las com respeito.
Não somos uma sociedade de robôs. Trabalhamos com seres humanos que têm sentimentos. Todos queremos ser apreciados e admirados. Se tratarmos as pessoas de acordo com suas expectativas, estas responderão de forma mais favorável e entusiasta. Se as tratarmos como autômatos, responderão como autômatos.
Talvez até consigamos obter uma produção razoável daqueles a quem não respeitamos, nada mais do que isto.
Criatividade e resultados espetaculares só são alcançados por pessoas motivadas.
Infelicidade, moral baixo e problemas pessoais diminuem a capacidade produtiva de qualquer um.
É importante lembrar que ao qualificar alguém, esta atitude deve ser sincera.
Um caso:
Senhor X era gerente do departamento de marketing de uma empresa.
Sentia-se mais cômodo lidando com criação de produtos do que com gente. Entretanto tinha a certeza que deveria conquistar sua equipe para poder contar com ela. As pessoas eram primordiais em seu trabalho.
Ele não tinha uma personalidade muito forte, porém era afável e tinha paciência com os outros.
Com o tempo, passou a ser apontado como um líder respeitado em seu departamento e em toda a empresa.
Outros gerentes não compreendiam seu sucesso.
Quando perguntavam seu segredo ele dava de ombros e respondia: “Eu não sei! Tenho uma equipe formada por pessoas excelentes. Sou afortunado porque todos são talentosos e estão dispostos a colaborar comigo”.
No ano de 1998, Senhor X foi indicado como o melhor gerente da empresa por seus colaboradores e diretores.
Quando o vice-presidente entrevistou a equipe do Senhor X, descobriu uma coisa: ele se interessava por seu pessoal e escutava a todos, mesmo quando não podia atendê-los em suas reivindicações. Defendia seus interesses junto à administração e prestava atenção em seus problemas pessoais. Sempre se mostrava amável e compreensivo quando alguém tinha problemas pessoais.
As pessoas comentavam que ele não era particularmente dinâmico mas, preferiam um líder interessado por eles e todos trabalhavam para que seu departamento tivesse sucesso.
Senhor X foi indicado como melhor gerente e ganhou prêmios silenciosos de seu pessoal. Experimentou a satisfação de administrar uma equipe efetiva, agradável e triunfadora.
Para refletir:
• Você se interessa pelo seu pessoal?
• Como o demonstra?
• Pode identificar qualificações e pontos positivos para cada um dos colaboradores de sua equipe?
Maria Rita Gramigna é Mestre em Criatividade Total Aplicada pela Universidade de Santiago de Compostela (Espanha). Graduada em Pedagogia pela Universidade Federal de Minas Gerais e pós-graduada em Administração de Recursos Humanos pela UNA – União de Negócios e Administração (MG). Atua no Mapeamento de Competências, contatos estratégicos com clientes, capacitação gerencial e treinamento da equipe de consultores da MRG Consultoria e Treinamento Empresarial.