Marketing: Conceitos, Tipos, Objetivos e
Análise de Desempenho
Por Fred Tavares
22/08/2007
Pressupostos centrais de marketing
Os conceitos centrais de marketing (necessidades, desejos,
demandas, produtos, troca, transações e mercados) estão
interligados numa relação causal direta. Esta relação tem como
princípio a base da construção da própria fundamentação teórica
do marketing. A seguir, vamos às definições dos elementos que
compõem a sua estrutura conceitual.
NECESSIDADES
É o conceito mais básico e inerente ao marketing, pois está
relacionado ao entendimento das necessidades humanas. Trata-se
de um estado de privação do indivíduo, que inclui as
necessidades físicas básicas, sociais e individuais de
conhecimento e auto-realização.
Para ilustrar sua formulação, podemos recorrer ao olhar do
psicólogo, da linha humanista, Abraham Maslow, através do modelo
da pirâmide das necessidades.
PIRÂMIDE DE MASLOW
DESEJOS
São as necessidades humanas moldadas pela cultura e pelas
características individuais. Os desejos são mutáveis e se
modificam conforme as transformações ocorridas na sociedade.
Como lacunas que jamais são preenchidas, o marketing deve se
dirigir para criar novos desejos (produtos) com o objetivo de
assegurar a sua própria existência.
DEMANDAS
As pessoas têm desejos infinitos, mas recursos limitados. Sendo
assim, elas desejam produtos que proporcionam o máximo de
satisfação possível em troca de seu dinheiro. Através da
capacidade de compra de cada indivíduo, os desejos se tornam
demandas.
PRODUTOS
Necessidades, demandas e desejos humanos sugerem que existem
produtos disponíveis para atendê-los. Um produto é qualquer
coisa que possa ser oferecida a um mercado para satisfazer
parcialmente uma necessidade ou desejo.
O conceito de produto inclui bens duráveis e não-duráveis
(tangíveis), serviços (intangíveis), pessoas, lugares,
organizações, atividades e idéias. Nessa perspectiva deve-se
destacar que a abordagem de produto implica na oferta de algo
que tenha valor para alguém.
TROCA
Marketing ocorre quando as pessoas decidem satisfazer suas
necessidades e desejos por meio de trocas. Troca é o ato de se
obter um objeto desejado oferecendo algo como retorno. Troca é o
conceito central de marketing, pois implica na relação de
comunhão entre duas partes (produto e comprador) com interesses
que, em um dado momento, estão em convergência.
TRANSAÇÕES
Se troca é o conceito central de marketing, uma transação é a
unidade de medida do marketing. Uma transação é composta de uma
troca de valores entre duas partes.
Podemos incluir nessa modalidade as transações do tipo
monetária, de escambo e de cunho ideológico, como o voto, por
exemplo.
MERCADOS
O conceito de transações leva ao conceito de mercado. Um mercado
é o grupo de compradores reais e potenciais de um produto.
Um mercado pode ser identificado de duas formas estruturais: o
físico ( marketplace ) e o virtual. Na mesma perspectiva,
podemos destacar também diversos tipos de mercado como o
financeiro, o de trabalho, o da filantropia, entre outros.
Tipos de Marketing
Descobrir e satisfazer necessidades é uma constante no trabalho
do marketing. Fazer marketing é pensar no cliente o tempo todo.
Portanto, toda a empresa deve estar orientada para esse
pensamento, e não apenas o departamento do marketing, já que o
conceito de business está focalizado nessa máxima.
Sendo assim, precisamos distinguir os tipos de marketing, as
suas características e os seus desempenhos para concluir de que
maneira o marketing pode ser útil às organizações.
São eles: marketing de resposta, de previsão e de criação de
necessidades.
• Marketing de resposta. É o marketing que responde a uma
demanda, descobrindo e satisfazendo necessidades. É o chamado
marketing ativo. Grande parte do marketing atual trabalha com
essa formulação.
• Marketing de previsão. É uma tarefa difícil reconhecer uma
necessidade latente ou emergente. Para se aplicar esse tipo é
fundamental analisar o mercado através de estudos de cenário,
projetando futuros quadros de consumo. É o chamado marketing
antecipativo. É considerado arriscado pois as empresas podem
errar a estratégia em caso de enfrentarem uma forte influência
de variáveis macroambientais.
• Marketing de criação de necessidades. É o nível mais agressivo
de marketing, pois é o esforço que leva a empresa a lançar um
produto jamais solicitado e, muitas vezes, inimaginável. É o
conceito que se parte da idéia de que ao invés da empresa ser
dirigida pelo mercado é a empresa que dirige o mercado. É o
chamado marketing pró-ativo, pois trabalha com a abordagem da
inovação radical em sua estratégia.
Objetivos do marketing e análise de desempenho
O sistema de marketing engloba diferentes stakeholders –
organizações com fins lucrativos e não-lucrativos, compradores e
vendedores – com interesses e objetivos distintos. Cada um deles
utiliza-se do marketing com propósitos específicos para atingir
resultados mercadológicos
Contudo, pode-se sistematizar objetivos fundamentais que atendam
às mais variadas formas de atuação.
Destacamos quatro deles:
O marketing serve para...
. Maximizar o lucro
. Maximizar a satisfação do consumidor
. Maximizar a escolha (personalização)
. Maximizar a qualidade de vida
O que existe em comum, entre eles, é a busca da satisfação da
demanda através de uma oferta / valor que promova e atenda às
expectativas de um dado mercado.
Entretanto, como se pode analisar o desempenho do esforço de
marketing? Quais são os fatores que devem ser levados em
consideração para avaliar o seu papel estratégico?
Propomos os seguintes pontos de investigação:
. Demanda
. Venda
. Marketshare
. Imagem
. Share of mind
Os impactos de marketing devem ser analisados, utilizando-se
como parâmetro o atingimento da demanda, o volume de vendas, a
participação de mercado e a visibilidade da imagem.
A eficácia do marketing é medida tanto quantitativamente quanto
qualitativamente. Podemos representar alguns indicadores para o
seu estudo.
PARAMETRO MEDIDA DE AVALIAÇÃO
DEMANDA Análise do volume de mercado atingido, através da
cobertura ( reach ). Referência para o estudo: GRP (propaganda)
VENDA Comparativo de vendas antes e depois do esforço de
marketing. A investigação pode ser feita tanto em números
absolutos quanto relativos.
MKTSHARE Estudo de participação de mercado. Por exemplo, de 30%
para 40% do mercado. Toma-se como base o mercado total antes e
depois do esforço.
IMAGEM Análise da percepção da imagem da marca e/ou da campanha
de marketing, através de pesquisa quantitativa considerando
categorias e aspectos prévios de análise.
SHARE OF MIND Estudo do nível de lembrança da marca na mente do
mercado. Consideram-se os seguintes fatores: o que lembra e
quantas vezes lembra, através da comunicação de marketing, para
se chegar ao nível de recall da marca.
A sistematização dos fundamentos de marketing ajudam a refletir
o seu papel na sociedade bem como a sua funcionalidade para as
organizações, já que é indiscutível o seu caráter estratégico
nesse sentido.