Marketing Geral e Marketings Específicos
Por Cid Pacheco e Marcelo Serpa
01/05/2007
No princípio era o Marketing ...
E o Marketing estava com o Produto.
No princípio, foi em torno do Produto - físico, concreto, tangível, "real" - que se formou o Marketing. Com o tempo, ele multiplicou-se em tantas especializações quantas as categorias de produtos em disputa no Mercado.
Evolução para a diversidade
Dos bens tangíveis, o Marketing estendeu-se aos não tangíveis - como os Serviços (lato sensu) - e, por fim, aos valores intangíveis, "virtuais", como os marketings ideológico (religioso, político e eleitoral), social, de imagem (individual e institucional) etc.
Hoje, o Marketing é, de fato, "uma galáxia" de marketings especializados, tais como, por exemplo, o marketing financeiro, o imobiliário, industrial, cultural, esportivo etc.
Unidade na diversidade
Pouco importa quantas sejam essas especializações, porque, de fato, elas são regidas por "leis" e princípios fundamentais, comuns a todas.
Por isso, optamos aqui por chamar de Marketing Geral a esse sistema-de-conceitos unificados, que se define por três propriedades específicas: ele é básico, genérico e abrangente, ao contrário dos que chamamos de Marketings Específicos, que se caracterizam por serem subsistemas derivados, especializados e restritos.
Muitos plurais, um só singular
O primeiro é a totalidade e a base - o Marketing como um todo - de natureza holística. Por isso ele é chamado, no cotidiano real, de Marketing, assim, no singular, e sem necessidade de nenhuma outra palavra que o complemente.
Os segundos exigem sempre uma palavra complementar com a função adjetivadora, que identifique sua especialização: marketing direto, de relacionamento, turístico, endomarketing, telemarketing etc.
Cada especialização tem suas peculiaridades, mas o "campo geral" - o Marketing, lato sensu - permanece subjacente e comum a todos os "campos específicos".
Conclusão e conselho
Hoje há marketing para tudo. Mas se você quiser entender ou dominar um marketing especializado, vai ter de, primeiro, compreender - e dominar - a natureza e os conceitos do "grande" Marketing geral, do qual os marketings especializados são extensão, aplicação e decorrência.
Quem compreende o maior, entende o menor. Mas, cuidado! A recíproca não é verdadeira.
Cid Pacheco e Marcelo Serpa - Consultores Associados
Editores de www.cidpacheco.com.br e www.votohoje.com.br
Por Cid Pacheco e Marcelo Serpa
01/05/2007
No princípio era o Marketing ...
E o Marketing estava com o Produto.
No princípio, foi em torno do Produto - físico, concreto, tangível, "real" - que se formou o Marketing. Com o tempo, ele multiplicou-se em tantas especializações quantas as categorias de produtos em disputa no Mercado.
Evolução para a diversidade
Dos bens tangíveis, o Marketing estendeu-se aos não tangíveis - como os Serviços (lato sensu) - e, por fim, aos valores intangíveis, "virtuais", como os marketings ideológico (religioso, político e eleitoral), social, de imagem (individual e institucional) etc.
Hoje, o Marketing é, de fato, "uma galáxia" de marketings especializados, tais como, por exemplo, o marketing financeiro, o imobiliário, industrial, cultural, esportivo etc.
Unidade na diversidade
Pouco importa quantas sejam essas especializações, porque, de fato, elas são regidas por "leis" e princípios fundamentais, comuns a todas.
Por isso, optamos aqui por chamar de Marketing Geral a esse sistema-de-conceitos unificados, que se define por três propriedades específicas: ele é básico, genérico e abrangente, ao contrário dos que chamamos de Marketings Específicos, que se caracterizam por serem subsistemas derivados, especializados e restritos.
Muitos plurais, um só singular
O primeiro é a totalidade e a base - o Marketing como um todo - de natureza holística. Por isso ele é chamado, no cotidiano real, de Marketing, assim, no singular, e sem necessidade de nenhuma outra palavra que o complemente.
Os segundos exigem sempre uma palavra complementar com a função adjetivadora, que identifique sua especialização: marketing direto, de relacionamento, turístico, endomarketing, telemarketing etc.
Cada especialização tem suas peculiaridades, mas o "campo geral" - o Marketing, lato sensu - permanece subjacente e comum a todos os "campos específicos".
Conclusão e conselho
Hoje há marketing para tudo. Mas se você quiser entender ou dominar um marketing especializado, vai ter de, primeiro, compreender - e dominar - a natureza e os conceitos do "grande" Marketing geral, do qual os marketings especializados são extensão, aplicação e decorrência.
Quem compreende o maior, entende o menor. Mas, cuidado! A recíproca não é verdadeira.
Cid Pacheco e Marcelo Serpa - Consultores Associados
Editores de www.cidpacheco.com.br e www.votohoje.com.br