Marketing para Consultórios Médicos
Wagner José dos Santos
25/08/2003
O marketing é um formidável instrumento estratégico para responder
com muita precisão aos desafios de um consultório médico.
Consultórios médicos precisam sobreviver em uma ambiente em que a
única certeza é as incertezas.
O marketing precisa ser dinâmico, muda o mercado muda o serviço
médico.
Sua missão é criar mercados e não compartilhar mercados.
Marketing é um processo de construção de todo o consultório e não um
processo promocional.
Precisa ser qualitativo e saber aproveitar oportunidades.
O melhor modo para identificar oportunidades é focar a realidade do
dia a dia do mercado e atender as necessidades específicas de cada
cliente.
A todo o momento a realidade nos apresenta novas tecnologias e
procedimentos, jogando na absolecência conhecimentos e práticas
consagradas.
E o que dizer do aparecimento de doenças sempre exigindo um novo
modo de
praticar a medicina.
Veja casos como a aids, gripe asiática, depressão, pânico,
obesidade, maior incidência de ataque cardíaco nas mulheres, stress,
vírus em constante mutação, bioterrorismo,
O marketing conta com dois elementos fundamentais que contribuem de
um modo decisivo para pesquisar e analisar a realidade do mercado.
São o posicionamento dinâmico e a estratégia dinâmica.
No posicionamento dinâmico o consultório tem uma compreensão de si
mesmo, seus pontos fortes e fracos, selecionando um benefício
singular e implantando esta diferenciação na mente do cliente.O
consultório procura assumir um lugar confortável, de destaque no
mercado oferecendo os serviços médicos com superior qualidade.
Por superior qualidade pode entender como uma cadeia de valor no
processo de atendimento focado na customização do cliente.
Na estratégia dinâmica o consultório vai focar um nicho de mercado
para atender uma demanda qualitativa de clientes.Não se pode atender
a todo o mercado ao mesmo tempo.Aprender a estabelecer limites
garante o sucesso do consultório.
É imprescindível pensar de um modo estratégico.A intuição e a
pesquisa qualitativa são modos de pensar e agir estrategicamente e
respondem com muita inteligência as questões que envolvem atitudes,
comportamentos, padrões, enfim uma tendência de um nicho de mercado
para a conquista e manutenção do cliente um a um.
Deste modo aparece o conceito e a prática do posicionamento
estratégico dinâmico de marketing.
Este conceito e prática precisa ser analisado separadamente com
relação a estes elementos; marca, serviço médico, consultório e
mercado.
Quase que ao mesmo tempo devemos estabelecer relações estratégicas
entre estes elementos para uma interatividade competente, uma troca
de informações e com isto desenvolver um sistema compacto de
marketing criativo, percepção de oportunidades e conquista de
cliente um a um.
Um exemplo de aplicação do posicionamento e a estratégia dinâmica de
marketing no consultório médico podem ser a conquista da
credibilidade.
A credibilidade constituí um tipo de enfoque fundamentado no
intangível, um modo inteligente de estratégia.
A credibilidade deve ser conquistada com relação, a marca, serviço,
consultório e mercado.
Depois estabelece relações estratégicas para agregar e formar uma
cadeia de valores com reais significados e não permitir o que
denominamos esquizofrenia do consultório, por exemplo, o serviço
oferecido não combina com o comportamento do médico ou com a
necessidade do cliente.
O consultório tem cinco maneiras para conquistar
credibilidade:Opiniões verbais,
desenvolvimento de uma infraestrutura, formação de relações
estratégicas e relações com a imprensa.
Opiniões verbais é o popular boca a boca com excelente efeito
multiplicador.
Desenvolvimento de uma infraestrutura compreende todo o caminho que
o médico e o cliente tem que percorrer juntos para uma relação
produtiva.
Envolve por exemplo local e ambiente do consultório, recepção,
organização, documentação, exames, procedimentos, atendimento just
in time, good will, tecnologia e real interesse pelo cliente.
Formação de relações estratégicas são as parcerias, troca de
informações úteis entre os médicos, fusões.
Relações com a imprensa é importante aprender a selecionar e atuar
na mídia impressa e eletrônica.Uma ótima maneira de conquistar
credibilidade.
O marketing pessoal constitui uma excelente ferramenta de apoio na
construção de uma positiva imagem.
O posicionamento estratégico dinâmico de marketing é iniciado pelo
desenvolvimento de uma auditoria interna e externa.
Na auditoria interna, por exemplo, pesquisa-se os pontos fortes e
fracos do consultório médico, como meio de obter informações.
Na auditoria externa elabora-se pergunta para o cliente do tipo:que
fatores influenciam você na decisão da escolha de um
consultório:custo, facilidade, bom atendimento, tecnologia,
credibilidade, tradição?
Deste modo você pode seguir os seguintes passos para aplicar com
muita competência o marketing para consultório médico:
Auditoria interna e externa, posicionamento dinâmico e estratégia
dinâmica.
Em cada posicionamento estratégico dinâmico pensar estrategicamente
utilizando os elementos; marca, serviço, consultório e mercado.
Ficar atento as oportunidades.Fazer experimentação e mudança.
Um cronograma de ação precisa ser estabelecido.
Hábitos novos que proporcionem superior qualidade no atendimento
médico devem substituir os velhos hábitos que não mais funcionam.
Mudar é necessário.
Abre novas perspectivas e mostra ao consultório novo e positivos
rumos.
Uma outra dimensão é conquistada.
Wagner José dos Santos - Consultor de Marketing -
wjseventos@uol.com.br