A Matriz BCG
por Daniel Portillo Serrano
13/12/2006
A Matriz BCG é uma ferramenta desenvolvida na década de 1970 por Bruce Henderson para o Boston Consulting Group para analisar o posicionamento e possibilidades de cada unidade de negócios de uma empresa. A matriz é composta por 4 quadrantes localizados em um diagrama com o eixo "X" representando a participação relativa de mercado da Unidade de Negócios (da maior para a menor) em relação ao principal concorrente e o eixo "Y" com a taxa de crescimento do mercado em que a unidade atua.
O quadrante inferior esquerdo compreende os produtos chamados de Vacas Leiteiras ou Geradores de caixa. O quadrante inferior direito engloba os produtos chamados de Abacaxis, ou Cachorros (recentemente tem surgido a expressão "bichos de estimação - Pets" para não dar uma idéia pejorativa). Produtos no quadrante superior direito são chamados de Oportunidades ou Interrogação. Já os posicionados no quadrante superior esquerdo são denominados de Estrela. (veja o diagrama abaixo)
Simplificando:
a) Produtos ou Serviços com alta participação Relativa de Mercado em um mercado de baixo crescimento são Vacas Leiteiras.
b) Produtos ou Serviços com baixa participação relativa de mercado em um mercado de baixo crescimento são Abacaxis, ou Cachorros.
c) Produtos ou Serviços com baixa participação relativa de mercado em um mercado de alto crescimento são oportunidades.
d) Produtos ou serviços com alta participação relativa de mercado em um mercado com alto crescimento são estrelas.
A denominação acaba sendo facilmente entendida ao se analisar os extremos: sem dúvida um produto posicionado em um mercado crescente com alta participação nesse mercado, só pode ser uma "estrela". Já um produto com participação baixa em um mercado estagnado é na realidade um "abacaxi".
Os quatro quadrantes
O quadrante da Estrela é o cenário
onde há a situação ideal de alto
crescimento e alta participação, um
produto ou empresa nesta situação
requer um investimento maior devido
ao crescimento contínuo.
O Quadrante da Vaca Leiteira lida
com baixo crescimento e alta
participação. Este cenário requer um
baixo investimento, mas o
crescimento é muito lento.
O Quadrante do Abacaxi ou Cachorro é
a situação onde o crescimento é
baixo e a participação de mercado é
baixa, esta é uma das piores
situações que uma empresa ou produto
pode enfrentar. Nesta situação, se
os produtos não estão gerando lucro,
o melhor é descontinuar.
O último quadrante da matriz
representa as Oportunidades ou a
Interrogação. é o ponto em que o
crescimento do mercado é alta, mas a
participação é baixa. Nesta situação
há uma demanda alta, mas baixo
retorno. É melhor tentar aumentar a
participação de mercado.
A Matriz BCG na Prática
O posicionamento de um produto ou
linha de produtos em cada quadrante
exige uma ação diferente das
empresas. A seguir é mostrado o que
pode ser feito em cada caso.
Oportunidades ou
Interrogação
Oportunidades ou Interrogação são os
produtos que crescem rapidamente e,
como resultado consomem grandes
quantidades de dinheiro, mas devido
ao fato de terem participações
baixas de mercado, não geram muito
dinheiro. O resultado é um gasto
grande de dinheiro. Uma
Oportunidades ou Interrogação tem
potencial para ganhar participação
de mercado e se tornar uma estrela,
e, eventualmente, uma vaca Leiteira,
quando o crescimento do mercado
diminui. Se ele não se tornar um
líder de mercado, pode se tornar um
abacaxi ou cachorro quando o
crescimento de mercado diminuir. que
vai se tornar um cão quando diminui
o crescimento do mercado.
Oportunidades ou Interrogação são
produtos que devem ser analisados a
respeito de valer ou não a pena
investir neles para aumentar a
participação de mercado.
Abacaxi ou Cachorro
Os Abacaxis ou Cachorros têm uma
baixa participação de mercado e uma
baixa taxa de crescimento,
ocasionando, assim, uma baixa
geração de faturamento. São
verdadeiras armadilhas para as
empresas que poderão falir caso
continuem investindo neste tipo de
produto. Já que todos sentem que
pode haver uma possibilidade,
através de investimentos, de
transformá-los em Vacas Leiteiras,
caso aumentem a participação
relativa de mercado.
Estrela
Estrelas geram, normalmente, altos
faturamentos, devido à sua alta
participação de Mercado. Exigem, no
entanto grandes somas de dinheiro e
investimentos para manter a sua alta
taxa de crescimento. Uma estrela
pode se tornar uma vaca leiteira
quando o mercado diminuir a sua taxa
de crescimento.
Vaca Leiteira
Já que são líderes de mercado em um
mercado maduro, as vacas leiteiras
apresentam um retorno sobre os
ativos maior que a taxa de
crescimento do mercado, de forma que
geram mais recursos financeiros do
que consomem. O que há que se fazer
nestes produtos é extrair o maior
lucro possível durante o tempo que
for, sem grandes investimentos. O
Dinheiro obtido por estes produtos
podem ser investidos nas
oportunidades ou Interrogações para
torná-los Estrelas.
O quadro abaixo mostra o perfil de cada quadrante com as suas principais características:
Em inglês, a matriz BCG também é conhecida por outros nomes, como: B-Box, B.C.G. analysis, BCG-matrix, Boston Box, Boston Matrix, Boston Consulting Group analysis, portfolio diagram.
Veja abaixo um vídeo didático sobre a matriz BCG
Daniel Portillo Serrano é Palestrante, Consultor e Professor. Bacharel em Comunicação Social com ênfase em Marketing Pela Universidade Anhembi Morumbi, e pós graduado em Administração de Empresas pelo Centro Universitário Ibero-Americano - Unibero, Mestre em Administração de Empresas pela Universidade Paulista - UNIP. É consultor de Marketing e Comportamento do Consumidor e editor dos sites Portal do Marketing e Portal da Psique . Tem atuado como principal executivo de Vendas e Marketing em diversas empresas do ramo Eletroeletrônico, Telecomunicações e Informática. É professor de Marketing, Administração, Estratégia, Comportamento do Consumidor e Planejamento em cursos universitários de graduação e pós-graduação. Contato: daniel@portaldomarketing.com.br .