A Matriz GE ou Matriz McKinsey
por Daniel Portillo Serrano
01/07/2011
A Matriz GE,
Também Chamada, pelo mercado, de
Matriz McKinsey surgiu como uma
alternativa à Matriz BCG,
visando a sua utilização na
administração de produtos,
marcas e unidades de negócio,
ajudando as organizações a
decidir onde investir ou quais
produtos ou marcas adicionar ao
portfólio.
A Matriz GE adiciona 5
quadrantes à Matriz BCG,
totalizando 9, contra 4 da
antecessora, aumentando, assim,
as oportunidades de análise.
Ao Invés de observar apenas o
mercado em si de um determinado
produto e a sua respectiva
participação, a Matriz GE passa
a analisar A atratividade de um
determinado mercado e a força
competitiva de um determinado
produto, serviço, empresa, marca
ou unidade de negócios, nesse
determinado mercado, ampliando,
dessa forma, as oportunidades de
análise.
A estrutura da Matriz GE é
construída de acordo com a
maioria das diversas outras
existentes no mercado, ou seja,
com o eixo X crescendo da
direita para a esquerda e com o
eixo Y crescendo de baixo para
cima. Isso faz com que o
quadrante superior esquerdo seja
o que apresenta, por exemplo, um
produto posicionado com uma
grande força competitiva em um
mercado de grande atratividade.
Diversos fatores influem nas
duas grandezas analisadas,
fornecendo assim, para a
empresa, inúmeras chances de
administração em diversas
variáveis, como pode ser
analisado no quadro abaixo
Fatores que influenciam a atratividade do mercado | Fatores que influenciam a força competitiva |
- Tamanho do Mercado - Segmentação do mercado - Preços e suas tendências - O crescimento do mercado - Rentabilidade do Mercado - Oportunidade de diferenciar produtos e serviços - Estrutura de distribuição e logística |
- A força da marca - A força da empresa - A participação de mercado - A fidelidade do cliente - A força da logística - A Inovação |
Daniel Portillo Serrano é Palestrante, Consultor e Professor. Bacharel em Comunicação Social com ênfase em Marketing Pela Universidade Anhembi Morumbi, e pós graduado em Administração de Empresas pelo Centro Universitário Ibero-Americano - Unibero, Mestre em Administração de Empresas pela Universidade Paulista - UNIP. É consultor de Marketing e Comportamento do Consumidor e editor dos sites Portal do Marketing e Portal da Psique . Tem atuado como principal executivo de Vendas e Marketing em diversas empresas do ramo Eletroeletrônico, Telecomunicações e Informática. É professor de Marketing, Administração, Estratégia, Comportamento do Consumidor e Planejamento em cursos universitários de graduação e pós-graduação. Contato: daniel@portaldomarketing.com.br .