A Matriz GE ou Matriz McKinsey
por Daniel Portillo Serrano
01/07/2011

      

A Matriz GE, Também Chamada, pelo mercado, de Matriz McKinsey surgiu como uma alternativa à Matriz BCG, visando a sua utilização na administração de produtos, marcas e unidades de negócio, ajudando as organizações a decidir onde investir ou quais produtos ou marcas adicionar ao portfólio.
A Matriz GE adiciona 5 quadrantes à Matriz BCG, totalizando 9, contra 4 da antecessora, aumentando, assim, as oportunidades de análise.


Ao Invés de observar apenas o mercado em si de um determinado produto e a sua respectiva participação, a Matriz GE passa a analisar A atratividade de um determinado mercado e a força competitiva de um determinado produto, serviço, empresa, marca ou unidade de negócios, nesse determinado mercado, ampliando, dessa forma, as oportunidades de análise.
A estrutura da Matriz GE é construída de acordo com a maioria das diversas outras existentes no mercado, ou seja, com o eixo X crescendo da direita para a esquerda e com o eixo Y crescendo de baixo para cima. Isso faz com que o quadrante superior esquerdo seja o que apresenta, por exemplo, um produto posicionado com uma grande força competitiva em um mercado de grande atratividade.
Diversos fatores influem nas duas grandezas analisadas, fornecendo assim, para a empresa, inúmeras chances de administração em diversas variáveis, como pode ser analisado no quadro abaixo

Fatores que influenciam a atratividade do mercado Fatores que influenciam a força competitiva
- Tamanho do Mercado
- Segmentação do mercado
- Preços e suas tendências
- O crescimento do mercado
- Rentabilidade do Mercado
- Oportunidade de diferenciar produtos e serviços
- Estrutura de distribuição e logística

- A força da marca
- A força da empresa
- A participação de mercado
- A fidelidade do cliente
- A força da logística
- A Inovação

Daniel Portillo Serrano é Palestrante, Consultor e Professor. Bacharel em Comunicação Social com ênfase em Marketing Pela Universidade Anhembi Morumbi, e pós graduado em Administração de Empresas pelo Centro Universitário Ibero-Americano - Unibero, Mestre em Administração de Empresas pela Universidade Paulista - UNIP. É consultor de Marketing e Comportamento do Consumidor e editor dos sites Portal do Marketing e Portal da Psique . Tem atuado como principal executivo de Vendas e Marketing em diversas empresas do ramo Eletroeletrônico, Telecomunicações e Informática. É professor de Marketing, Administração, Estratégia, Comportamento do Consumidor e Planejamento em cursos universitários de graduação e pós-graduação. Contato: daniel@portaldomarketing.com.br  .