O Modelo de Negócios CANVAS
por Daniel Portillo Serrano
11/05/2015

 O Modelo de Negócio CANVAS é um dos instrumentos mais utilizados quando se deseja desenvolver ou documentar e registrar modelos de negócios, seja para uma empresa no seu início,ou para o desenvolvimento de uma organização em andamento.

Trata-se de um documento com 9 áreas em branco onde são inseridas informações relkacionadas a propostas de valor, finanças, parceria, recursos, entre outros, objetivando uma visão clara do todo.

Geralmente este documento é feito em grandes formatos e os itens são inseridos via post-it.

O Inventor do CANVAS e principal referência é Alex Osterwalder, autor do livro Geração de modelos de negócios, já traduzido para mais de 30 idiomas.

 

Os blocos abaixo são colocados entre a parte central e a extrema direira do documento:


(1) Segmentos de Clientes
(2) Proposta de Valor
(3) Canais de Distribuição
(4) Relacionamento com o Cliente
(5) Fontes de receita

 

Os demais são colocados no lado esquerdo:

 

(6) Atividades-chave
(7) Recursos-chave
(8) Parcerias
(9) Estrutura de Custos

Para preencher cada área sugerimos abaixo um modelo de itens que podem ser utilizados.

 

Parcerias
Quem são os nossos principais parceiros?
Quem são os nossos principais fornecedores?
Quais Key Recursos estamos adquirindo de parceiros?
Principais Atividades que os parceiros de executar?
Motivações para PARCERIAS:
Otimização e economia
Redução de risco e incerteza
Aquisição de recursos e atividades particulares

Atividades-chave
Que atividades-chave que nossas proposições de valor exige?
Nossos canais de distribuição?
Relacionamento com o Cliente?
Fluxos de receita?
CATEGORIAS
produção
Solução de Problemas
Plataforma / Rede

Proposta de Valor
Qual o valor que nós entregamos para o cliente?
Que um dos problemas de nossos clientes que estamos ajudando a resolver?
Que pacotes de produtos e serviços que estamos oferecendo para cada segmento de clientes?
Quais as necessidades do cliente estamos satisfazendo?
CARACTERÍSTICAS
novidade
atuação
personalização
"Começar o trabalho feito"
projeto
Marca / Estado
preço
Redução de Custos
Redução do Risco
acessibilidade
Conveniência / Usabilidade

Relacionamento com o Cliente
Que tipo de relacionamento que cada um de nossos segmentos de clientes esperam de nós para estabelecer e manter com eles? Quais os que estabelecemos? Como eles são integrados com o resto do nosso modelo de negócio? Como caro são eles?
EXEMPLOS
assistência pessoal
Dedicado Assistência Pessoal
Auto-serviço
Serviços automatizados
Comunidades
Co-criação

Segmentos de clientes
Para quem estamos a criação de valor?
Quem são os nossos clientes mais importantes?
Mass Market
nicho de mercado
segmentado
diversificado
Plataforma Multi-sided

Recursos-chave
Que recursos-chave que nossas proposições de valor exige?
Nossos canais de distribuição?
Relacionamento com o Cliente?
Receita Streams?
TIPOS DE RECURSOS
físico
Intelectual (patentes de marcas, direitos autorais, dados)
humano
financeiro

Canais de Distribuição
Através do qual Canais fazer nossos segmentos de clientes querem ser alcançado?
Como é que vamos chegar a eles agora?
Como são os nossos canais integrados?
Quais funcionam melhor?
Quais são os mais eficientes em termos de custo?
Como estamos integrando-os com rotinas de clientes?
FASES Canal:
consciência
Como podemos aumentar a conscientização sobre os produtos e serviços da nossa empresa?
avaliação
Como podemos ajudar os clientes a avaliar Proposta de valor da nossa organização?
compra
Como podemos permitir que os clientes comprem produtos e serviços específicos?
entrega
Como é que vamos entregar uma proposta de valor para os clientes?
pós-venda
Como é que podemos fornecer suporte ao cliente pós-compra?

Estrutura de Custos
Quais são os custos mais importantes inerentes ao nosso modelo de negócios?
Quais Key Os recursos são mais caros?
Qual tecla As atividades são mais caros?
É o seu negócio mais:
Custo Driven (estrutura de custos mais magro, baixo proposição de valor preço, máximo de automação, extensa outsourcing)
Valor Driven (focada na criação de valor, proposição de valor prêmio)
Características da amostra:
Custos fixos (salários, aluguéis, serviços públicos)
custos variáveis
Economias de escala
As economias de escopo

Fontes de receita
Para o valor são os nossos clientes realmente disposto a pagar?
Por que é que eles pagam atualmente?
Como eles estão pagando atualmente?
Como é que eles preferem pagar?
Quanto é que cada fluxo de receita contribuem para as receitas globais?
TIPOS:
venda de ativos
taxa de uso
taxas de inscrição
Capacidade / Renting / Leasing
licenciamento
taxas de corretagem
publicidade
preço fixo
lista de Preços
Característica do produto dependente
Segmento de cliente dependente
Volume dependente
A precificação dinâmica
Negociação (negociação)
yield Management
Real-time-Market


Os itens são colocados da parte central em direção à direita. Neste quadrante teremos os seguintes blocos:


(1) Segmentos de Clientes
(2) Proposta de Valor
(3) Canais de Distribuição
(4) Relacionamento com o Cliente
(5) Fontes de receita

Os demais são colocados no lado esquerdo:

(6) Atividades-chave
(7) Recursos-chave
(8) Parcerias
(9) Estrutura de Custos

 

Daniel Portillo Serrano é Palestrante, Consultor e Professor. Bacharel em Comunicação Social com ênfase em Marketing Pela Universidade Anhembi Morumbi, e pós graduado em Administração de Empresas pelo Centro Universitário Ibero-Americano - Unibero, Mestre em Administração de Empresas pela Universidade Paulista - UNIP. É consultor de Marketing e Comportamento do Consumidor e editor dos sites Portal do Marketing e Portal da Psique . Tem atuado como principal executivo de Vendas e Marketing em diversas empresas do ramo Eletroeletrônico, Telecomunicações e Informática. É professor de Marketing, Administração, Estratégia, Comportamento do Consumidor e Planejamento em cursos universitários de graduação e pós-graduação. Contato: daniel@portaldomarketing.com.br   .