Motivação e Sucesso na Boléia do Caminhão
Por Fabiano Brum
06/03/2008
Dirigir um caminhão é como dirigir uma empresa sobre rodas, onde
muitas vezes a pessoa que está na “boléia” acaba acumulando várias
funções como por exemplo:
Direção: Mesmo com apenas um caminhão, você é um empresário da
estrada, e atua administrando e dando a melhor direção para o seu
negócio, traçando estratégias e liderando a empresa (o caminhão) com
segurança para o seu destino.
Vendas: Negociando fretes, vendendo serviços e confiança para os
clientes.
Marketing: Cuidando da imagem do seu negócio, fazendo campanhas de
vendas (promoções de fretes), propagandas, analisando as tendências
do mercado de transportes e melhorando o relacionamento com os
clientes (contratantes).
Produção: Estando na boléia, trabalhando como operador de máquinas,
muitas vezes com horário de trabalho que vai de sol-a-sol.
Contabilidade: calculando custos, investimentos, fazendo balancetes
de receitas e despesas de cada viagem, etc.
Manutenção: fazendo correções e reparos para que a máquina continue
rodando.
Para ter êxito neste negócio sobre rodas, devemos estar atentos a
algumas características das pessoas de sucesso:
Cuide da Sua Imagem: Cuide da sua aparência e também da aparência do
seu caminhão. Esteja bem apresentável para o seu cliente, pois para
ele a sua apresentação pessoal e cuidado com que você tem pelo seu
caminhão pode representar o cuidado que você terá com a carga que
irá transportar para ele.
Entusiasmo e Motivação: Ninguém quer apostar em cavalo manco, por
isto tenha uma postura de vencedor. Sorria para as pessoas,
demonstre auto-confiança e motivação. Nós gostamos de contratar ou
negociar com pessoas de sucesso.
Cultive Bons Relacionamentos: Quanto mais pessoas te conhecerem e
confiarem em seus serviços, mais fretes indicarão para a sua empresa
sobre rodas. Trate as pessoas com gentileza, cultive e mantenha boas
amizades e contatos comerciais. Entregue um cartão com seu nome e
telefone, afinal a sua empresa cada dia está em um endereço
diferente, as pessoas devem saber como te encontrar.
Qualidade Total: Preze pela ética e discrição, cumpra prazos,
capriche na entrega. Lembre-se, produto de qualidade, é aquele que
funciona e atende as necessidades dos clientes.
Encante o Seu Cliente: Faça sempre um pouquinho mais do que o
combinado. Os clientes ficam encantados quando percebem algo que
eles não esperavam. Por exemplo: uma carta de agradecimento, uma
ligação para saber se a carga foi entregue com qualidade, etc. A
regra é usar da criatividade e praticar detalhes que façam com que o
cliente sempre se recorde de você para uma próxima viagem. O sua
empresa sobre rodas deve ter um diferencial, afinal como diz o Rei
Roberto Carlos: “Detalhes tão pequenos de nós dois, são coisas muito
grandes pra esquecer...”!
Sucesso e Uma Ótima Viagem!
Fabiano Brum: Conferencista nas áreas de Marketing, Motivação,
Atendimento e Vendas, vem destacando-se em palestras, cursos e
seminários pela maneira inteligente e criativa com que alia seu
conhecimento musical aos temas de seus treinamentos. E-mail:
contato@fabianobrum.com.br - Site: www.fabianobrum.com.br