Mulheres: Sapatos e Luxos!
Por Rosângela Maluf
29/03/2008
Não há no mundo, mulher normal que não se encante por um belo par de
sapatos! É um fetiche, um encantamento ao qual não resistimos e as
vitrines, propagandas, catálogos e desfiles nos pegam exatamente,
por aí: atiçando o desejo incontrolável que esses objetos despertam
em nós.
De um lado nós, consumidoras, nos matando para tornar realidade
esses pequenos sonhos, do lado de lá do balcão o lojista de calçados
se equilibrando na corda bamba para dar conta do recado.
Vejamos porque: em primeiro lugar é preciso que o mix de produto
esteja muito bem definido. Qual o percentual que cada tipo de
cliente representa em seu mercado: as clássicas e tradicionais; as
vorazes-consumidoras-de-moda; as que usarão aquele modelito de salto
quinze, roxo, com pois amarelos?
Conhecendo os tipos de sua clientela fica mais fácil definir e
acertar a compra. Em seguida vem a famosa grade: de cada modelito
escolhido quantos pares de cada número; quais as corres, e os
modelos, os detalhes- um lacinho, uma fivela, um coração em metal e
por aí vai.
Após a compra e o estoque na loja, o treinamento das vendedoras é o
passo fundamental: tipo de material utilizado, tendências,
vocabulário específico, quem usou, onde; celebridades, fotos,
revistas, TV! O tempo vai passando, a coleção vai sendo vendida.
Ótimo!
E aqueles sapatinhos, tão lindos aos olhos do lojista mas que
agradaram a apenas meia dúzia de clientes? São horrorosos ou calçam
mal? Estão além do preço justo ou nada têm a ver com o mundo
fashion.
O que fazer?
Hoje existem técnicas de treinamento capazes de impedir que uma
grande sobra do estoque comprometa a lucratividade das vendas.
Consiste num acompanhamento periódico dos itens parados e em
procedimentos capazes de reverter o fraco desempenho de um produto
específico.
Na verdade, o que fica, para as consumidoras, é a fatura do cartão
de crédito, fruto do exagero cometido e rapidamente esquecido ao se
colocar no pé aquela sandália ma- ra -v i- lho- sa ! )
E o lojista? Ah, o lojista, precisa se virar : assegurar o lucro
para a compra da próxima coleção, preparar as vendedoras com
técnicas de vendas e book de tendências; cobrar o correto giro dos
produtos, comprar bem, acertar na escolha, não ultrapassar a
quantidade, ousar nos itens, precificar sem errar na dose, facilitar
o pagamento que o mercado pede, fazer uma belíssima vitrine,
apresentar uma embalagem diferetne, caprichar na iluminação da loja
...uffa!!!
Para isso é que nós, consultores, existimos, para socorrê-lo nessas
horas tão difíceis !! O mundo fashion é um luxo, mas nem sempre...e
nem o tempo todo.
Rosângela Maluf é mestre em administração de empresas, pós graduada
em marketing, professora universitária, consultora empresarial do
segmento de moda feminina, palestrante, autora de artigos sobre
consumo em mercado de luxo.
rmconsulting.bh@gmail.com