Não Caia Na Armadilha
Por Lorenzo Busato
25/03/2010
Toda empresa começa com uma boa idéia e uma dose generosa de
motivação por parte do empresário, e algumas vezes a empresa dá
certo e começa a crescer.
Até aqui tudo bem, mas o que acontece na sequência?
Aquele empresário criativo do início começa a acumular funções e
acaba cometendo um erro gravíssimo com o qual me deparo todos os
dias: cai na armadilha do operacional.
O que vem a ser isto? Existem duas atribuições a funções em uma
empresa, o gerencial e o operacional, na fase de criação,
planejamento de vendas, entre outras atividades, o empresário está
sendo gerente de sua empresa, depois quando faz o controle das
vendas, produção e custos com gráficos de tendências e índices,
também está exercendo a função de gestor ou gerente da sua empresa.
O que acontece na armadilha operacional? Como a empresa cresceu e o
empresário continua centralizando várias atividades vemos ele
fazendo coisas como: indo ao banco todos os dias (será que alguém
faz isso ainda?), fica horas faturando mercadorias, fica andando
pela loja o dia todo (é importantíssimo fazer isso mas não toda
hora), não delega funções para ninguém, fica na cozinha em cima do
pessoal (caso de restaurantes), deixa de qualificar seus
colaboradores (porque ele sempre está de olho... ), existe uma lista
de absurdos muito maior que esta.
Vejam que existe uma linha tênue entre as duas funções, em empresas
pequenas e iniciantes é óbvio que o empresário tem de exercer as
duas funções (operacional e gerencial) mesmo porque para cobrar e
mandar ele tem que saber como fazer. A armadilha consiste em ocupar
100% do tempo em funções operacionais e deixar de planejar e
gerenciar a empresa.
O maior perigo desta armadilha é que o seu concorrente pode estar
fazendo a coisa certa e um dia você vai se incomodar com ele.
Solução: tire um período do dia, da semana, do mês e do ano para
revisar seu planejamento estratégico, por menor que seja este
período, vai fazer toda a diferença. Se precisar peça ajuda para um
amigo seu ou um consultor que irá cobrá-lo (a execução do
planejamento e os honorários é claro).
O que? você não tem um planejamento estratégico? CAIU NA ARMADILHA
!!!
Lorenzo Busato é autor do livro Marketing & Criatividade Casos
Práticos com diversos casos reais de consultoria e ferramentas
práticas para uso imediato em sua empresa e equipe.
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