Neuromarketing, ele nos dominará?
Por Lauana Silva da Costa
04/04/2010

A cada dia que passa vemos inúmeros anúncios. Segundo dados de uma pesquisa que a Super Interessante realizou, estamos expostos a 90 propagandas todos os dias, levando em conta simplesmente as que passam na televisão. O Marketing vem a cada dia ganhando força e espaço. Por que escolhemos uma marca em vez da outra?
Fato é que nós, seres humanos, somos seres altamente consumistas. Escolhemos nossos produt os baseado nas emoções que eles nos proporcionam. Baseados nisso, as empresas estão investindo cada vez mais no chamado Neuromarketing e ele está proporcionando um retorno positivo sobre as vendas. Exploram o prazer humano, o estudam e tiram proveito das conclusões.
E prazer é o que mais está contido nas propagandas. Prazer em realização pessoal ao comprar um carro recém lançado, um celular de alta tecnologia, prazer em se divertir, em manter alimentação saudável e até prazer sexual, sendo o conteúdo desta última muito explorada em comerciais de bebidas alcoólicas.
E cada vez mais as empresas estão buscando como atingir seu grupo consumidor através de troca de tecnologia, fusões, aquisições, entre outros. Há muitos que questionam se esse novo método inovador não está sendo invasão de privacidade, em resposta os neuromarqueteiros já estão apresentando defesa sobre o assunto, dizendo que quanto mais se conhecer o comportamento irracional, mas se terá controle em nossas d ecisões de compra.
Mas quem não gostaria de estar associado a BMW ao usar uma calça ou a Prada ao usar uma Carteira? Como foi citado no começo, estamos expostos a propagandas por todos os lados, nos fazendo comprar por impulso, para estar não ao produto em si, mas associado a um grupo consumidor, da marca que ele representa, do poder que ele proporciona, no status que nos oferece.