No ritmo do cliente
Por Fabiano Brum
02/06/2008
Recentemente participei de um evento na Bahia onde foi executado o
Hino Nacional Brasileiro em ritmo de forró e um dos organizadores do
evento disse: “Este é o nosso Hino Nacional Nordestino”.
Ele tinha razão, pois mantendo-se a estrutura melódica, podemos
executar uma canção como forró, samba, bossa, baião, rock, etc.
Mesmo que o nosso hino seja executado com uma guitarra distorcida
como se fosse um hevy metal ele continuará sendo o Hino Nacional
Brasileiro. Mesmo que você ouça Asa Branca de Luiz Gonzaga e
Humberto Teixeira cantada em inglês, espanhol ou em chinês ela
continuará sendo nosso mais famoso Baião. É claro que devemos
lembrar dos direitos autorais e outras leis que regem as normas de
execução.
Ao pesquisar sobre o assunto, verifiquei que os responsáveis pela
gravação do hino em ritmo de forró sofreram ação judicial por conta
de terem infringido a lei federal 5.700 de 1971, que determina
regras sobre a execução da referida obra. A defesa alegou que a
gravação tinha como intenção valorizar a cultura popular, realizar
uma aproximação do hino nacional com o povo brasileiro, e que não
foi desonrado ou vulgarizado os preceitos nacionais. Em resumo, como
sabemos dos tramites judiciais em nosso país, acredito que a
discussão ainda vá longe.
Salvo os aspectos legais, e levando em conta o sentido
musical/cultural, nos exemplos acima o que mudou foi apenas a forma
de execução, assim podemos perceber que existem maneiras diferentes
de se mostrar, dizer ou fazer a mesma coisa.
Porém este hino poderá agradar mais, ou menos os seus ouvintes
dependendo das diferenças culturais ou preferências pessoais de cada
um. Alguns gostarão mais de ouvi-lo como valsa, outros irão preferir
como um blues. Mas o fato é que ao soar as primeiras notas todos
perceberão tratar-se do hino nacional.
Fazendo uma analogia com a gestão de uma organização podemos
perceber a mesma característica, onde temos diversas formas de se
fazer a mesma atividade, que trarão resultados diferentes, e que
poderão ser recomendadas ou não para cada circunstância.
No atendimento ao cliente é impossível não reconhecer a
individualidade das pessoas e a necessidade de se atender de acordo
com cada perfil, ou seja, precisamos entender que indivíduos
diferentes merecem atendimentos diferenciados. Por exemplo, se
atendermos uma pessoa culturalmente simples utilizando uma linguagem
rebuscada e pouco acessível ela provavelmente irá pensar que a
estamos atendendo mal. Da mesma forma estaremos obtendo uma melhor
sintonia com uma pessoa de alto nível cultural se utilizarmos uma
linguagem mais apurada.
O que vale lembrar é que em qualquer área para se conseguir sucesso
é preciso atuar no foco do foco do cliente, oferecendo diferenciais,
sintonizando o nosso mercado, respeitando as diferenças e tomando
muito cuidado com a padronização do atendimento, pois apesar de
muitas vezes necessária ela pode estar nos afastando daquele que é a
principal razão de existência da nossa organização.
Fabiano Brum: Conferencista nas áreas de Marketing, Motivação,
Atendimento e Vendas, vem destacando-se em palestras, cursos e
seminários pela maneira inteligente e criativa com que alia seu
conhecimento musical aos temas de seus treinamentos. E-mail:
contato@fabianobrum.com.br - Site: www.fabianobrum.com.br