O novo trabalho do líder no segmento esportivo: Construindo
organizações que aprendem
Por Diniz Aguillar
14/07/2009
Quando líderes no segmento esportivo, falam que as pessoas ligadas
ao esporte já nascem com prazer em aprender, nós que somos
influenciados diariamente pelo aprendizado das organizações, sejam
elas estruturadas em divisões, equipes ou pessoas, começamos a
discutir até que onde estamos aprendendo ou simplesmente assimilando
o que é apresentado pela liderança. Nas organizações esportivas que
sobreviveram muitos anos, novas oportunidades organizacionais e os
novos negócios foram os responsáveis.
Na maioria das vezes o novo trabalho do líder, está montado em
projetos especiais, com foco no marketing esportivo, didática
inteligente e dinâmica combinadas com a liderança criativa, ou seja,
a liderança que abre possibilidades de construção da organização nos
mais variados aspectos de ações esportivas. Em algumas empresas,
tratadas como times, até então, com líderes de visão empreendedora,
as coisas começam em idéias simples, com estruturas organizacionais
simples.
Foi o que aconteceu com uma empresa chamada, Sport Club Corinthians
Paulista, que já ostenta a posição de uma das maiores marcas no
futebol brasileiro e ruma para o conhecimento do mercado
internacional. Em 1910, cinco operários - Joaquim Ambrósio, Carlos
da Silva, Rafael Perrone, Antônio Pereira e Anselmo Correia - se
reuniram com mais oito rapazes e fundaram o "Sport Club Corinthians
Paulista" após assistirem a uma partida de uma equipe de futebol da
Inglaterra. O presidente escolhido por eles foi o alfaiate Miguel
Bataglia, que já no primeiro momento afirmou: "o Corinthians vai ser
o time do povo e o povo é quem vai fazer o time".
Em 2007, Andrés Sanchez decidiu montar um projeto inovador, com uma
estrutura de marketing, num clube com a imagem desgastada, em função
de maus resultados, escândalos na administração do futebol e
projetos na área esportiva, em função da improvisação.
“Quando a nossa Fiel Torcida canta que “o Coringão voltou” não se
refere apenas ao time, que regressou à série A. O retorno é mais
amplo”, diz o presidente Andrés Sanchez. Mas será que a nova
formação de liderança não está ligada á este sucesso? A resposta
para estes resultados foram feitas diretamente para seus
colaboradores e executivos, e a resposta mais comum foi “è fruto de
um projeto bem montado”.
O Corinthians Paulista demonstrou no seu crescimento de imagem
vertiginoso, uma atuação forte da liderança, concentração na atenção
ao negócio e aos líderes e na análise de tendências, que
demonstraram as grandes oportunidades neste segmento, dominado por
grandes equipes esportivas. Com a contratação do técnico Mano
Menezes, a experiência bem sucedida na segunda divisão com o Grêmio
de Porto Alegre foi decisiva para o ajuste no projeto da equipe
paulista, que já vislumbrava a liderança nos bastidores do campo,
como um fator imprescindível para a nova caminhada. Liderança com
conhecimento do ambiente e comportamento adequado ao grupo, é muitas
vezes, um passo importante para o sucesso.
As novas habilidades deste líder conseguiram motivar e comprometer
pessoas e organizações, que mesmo constantemente sendo pressionadas
pela torcida, opinião pública e imprensa, atuaram com uma “visão
compartilhada”.
Nos projetos futuros, onde a contratação de “Ronaldo Fenômeno”, já
começa a vislumbrar outras possibilidades geradas pela fidelidade da
torcida e da opinião pública( Vejam a venda expressiva de camisas,
lotação dos estádios, presença na mídia, venda de produtos
licenciados, etc.) , quase sempre baseadas em ações simples do clube
em divulgação e comunicação, distribuição de sua marca no varejo,
promoções e resposta rápida á consultas e informações.
“A pergunta é quanto o Corinthians vai ganhar com ele, tanto no
campo como no marketing e na imagem, porque agora a molecada de 4, 5
anos vai escolher o Corinthians para torcer. A forma de pagá-lo é
fazer parceria com empresas. O salário dele vai ser compatível e vai
ter ações de empresas. Aí, o que ele vai poder ganhar é infinito.
Depende do marketing do Corinthians e dele mesmo”, explicou o
presidente.
Num momento em que muitas empresas esportivas procuram novas
alternativas de negócios e diferentes segmentos de consumidores, a
Corinthians Paulista, desenvolveu as habilidades conceituais dos
líderes, através de suas equipes, com o conhecimento do mercado,
inovação e criatividade e oportunidade de conhecer novas ferramentas
de administração da organização.
E agora, com a conquista recente da Copa do Brasil, os holofotes da
mídia, além dos olhos e ouvidos atentos de consumidores, torcedores,
simpatizantes e interessados no esporte, não serão muito mais
atraentes ao forte plano de marketing da equipe paulista?
Finalmente, o que se conclui com o espantoso desenvolvimento de um
negócio esportivo, criado no espaço deixado pela necessidade de
crescer, manter-se na mídia e na cabeça do torcedor, é que
desenvolver líderes, em paralelo com organizações que aprendem,
significa construir “campos de treino efetivos das equipes
gerenciais”, com um alto índice de sucesso e possibilidades de
crescimento. Com a Copa de 2014, vamos precisar de idéias, de
pessoas, e talvez muito mais de lideranças no esporte.
DINIZ AGUILLAR é Palestrante, Instrutor, Professor e Consultor. É
graduado em publicidade e propaganda, pós-graduação em marketing e
mestrando em marketing. Profissional com formação voltada para a
área de negócios, com mais de 3000 horas de treinamento, palestras,
seminários e convenções, com foco em marketing integrado,
comunicação empresarial, administração de equipes multifuncionais
nas áreas de marketing, vendas, com foco nos segmentos de consumo,
serviços e área esportiva.
Atuou em posições de Gerente Regional, Nacional, do Mercosul e
Marketing, em empresas como Nestlé, Danone, Nabisco, Pavioli, Warner
Lambert, Allied Domecq e Hertz Medicamentos e Dalponte Materiais
Esportivos e atuou como Gerente Nacional de Comercialização no
SEBRAE NACIONAL. É Professor da Faculdade de Marketing e Faculdade
de Hotelaria do SENAC, além da coordenador da Pós-Graduação de
Marketing Esportivo SENAC-RS 2009. Professor da ESADE, Escola
Superior de Administração, Economia e Contábeis, nas disciplinas de
Introdução ao Marketing e Gestão Promocional, participando também do
Núcleo de Desenvolvimento Educacional, para projetos de ensino
superior e pós-graduação.
E-mail: diniztreinamentos@terra.com.br
Site www.diniztreinamentos.com.br