O Foco é a Informação
AS MUDANÇAS NO PERFIL DO CONSUMIDOR E AS HABILIDADES
NECESSÁRIAS AO PROFISSIONAL DE VENDAS.
Por Renê Fernando Cardoso
06/02/2002
Vive-se um momento de mudanças em função da revolução tecnológica,
essas mudanças alteraram o perfil do consumidor e alteram as
habilidades necessárias ao profissional de vendas “... tudo indica
que a estratégia para o futuro precisa saber lidar com o mercado em
mutação. Não significa previsões amplas e sofisticadas, ou
abrangentes pesquisas de mercado; significa que precisamos treinar
mais o nosso processo de inovação de modo a explorar e nos adaptar
às novas formas de estratégias empresariais ...
Significa também que precisamos desenvolver relações duradouras com
nossos clientes e funcionários. Os novos consumidores não conhecem
as antigas regras, os antigos conhecimentos, ou as antigas formas de
fazer negócios e não se importam. Importam-se com uma empresa que
esteja disposta a adaptar seus produtos e serviços às suas
estratégias.”
As mudanças contemporâneas valorizaram a informação e a importância
de identificar-se corretamente as necessidades do cliente. A relação
entre produtos e serviços torna-se muito tênue a partir do momento
em que todo produto deve ter um serviço agregado e vice-versa, desde
que o cliente esteja disposto a pagar por ele, alterando-se também
toda a concepção de custo.
Vejamos como essas mudanças afetam o mercado consumidor :
O CONSUMIDOR VAI BUSCAR O PRODUTO/SERVIÇO : Neste tipo de situação o
consumidor já realizou as pesquisas de mercado, comparou as
promoções, estudou o produto e literalmente só vai retirar o mesmo
(por não querer ou poder esperar), o profissional de vendas
reconhece esta situação pela objetividade do cliente, ciente disso
ele deve oferecer produtos ou serviços relacionados ao objetivo do
cliente.
O CONSUMIDOR VAI RECEBER O PRODUTO/SERVIÇO : Situação muito parecida
com a anterior só que desta vez por preferência do cliente ele vai
receber o produto onde estiver, esta situação criou os consultores
de moda, personal trainers e demais prestadores de serviços que
devem aproveitar este cenário favorável pois o cliente está
reservando um tempo do seu dia para dar atenção ao seu produto ou
serviço, é interessante nessa hora despertar o interesse do cliente
por um produto/serviço que você tenha disponível mas não naquele
momento para agendar uma nova visita.
O CONSUMIDOR TEM DÚVIDAS COM RELAÇÃO AO PRODUTO OU SEVIÇO : Esta é a
hora do profissional de vendas mostrar sua habilidade, o cliente tem
dúvidas, você já sabe quem tem de saná-la, não é mesmo. A pergunta
passa a ser como identificar o que o cliente quer exatamente ?, como
obter essa informação ?, através das principais, mas as vezes pouco
utilizadas, habilidades – a de ouvir o cliente e a da percepção. “
Quanto mais observamos e percebemos, maior o número de associações
mentais que podem resultar em idéias novas e relevantes” – Melissa
Strickland
Por definição serviços é tudo aquilo que a pessoa busca para
facilitar a sua vida, a percepção para identificar as oportunidades
é baseada em muita informação. Em 1997 visitei a cidade de Buenos
Aires, onde pude constatar bem essa definição. Ao ver algumas
pessoas passeando com vários cachorros, alguns de raças diferentes,
achei curioso e resolvi descobrir do que se tratava, na verdade era
um tipo de serviço prestado, uma espécie de “babá” de cachorro que
recebia semanalmente por cachorro que levava para passear, muitos
jovens tinham neste tipo de serviço a sua única fonte de renda. Hoje
a situação argentina está tão feia que um cachorro leva o outro para
passear.
Brincadeiras a parte, o profissional de vendas deve procurar
produtos e serviços para seus clientes e não clientes para seus
produtos/serviços, essa é a lógica do perfil de Solucionador de
Problemas e a relevância do foco na informação como ferramenta para
identificar a necessidade do cliente e desta forma conquistar a sua
preferência.