O Modelo AIDA
por Daniel Portillo Serrano
05/12/2006
AIDA
é um modelo que tenta explicar
como funciona o comportamento
humano em relação à aquisição de
um produto ou serviço. O modelo,
AIDA, determinou uma série de
passos que descrevem o processo
que um comprador de um
determinado produto passa antes
de fechar a venda.
Apesar de diversos estudiosos darem o crédito do Modelo AIDA a E.K.Strong por tê-lo publicado por primeira vez em sua obra "Theories of Selling" (Teorias de vendas) em 1925, O criador foi ST. Elmo Lewis, em 1898. Fato confirmado pelo próprio Strong em sua obra.
Os estágios, Atenção, Interesse, Desejo e Ação, formam uma hierarquia linear que os consumidores passam no processo de compra.
Dessa forma, para adquirir um produto ou serviço, o consumidor deve, obrigatoriamente:
a) Saber da existência do produto ou serviço. (Atenção)
b) Estar interessado o suficiente para prestar atenção nas características, especificações e benefícios do produto. (Interesse)
c) Ter um desejo de obter os benefícios que o produto oferece. (Desejo)
d) Comprar o produto. (Ação)
É interessante notar, que Lewis ao criar a sua teoria, estava interessado não no comportamento do consumidor em si, mas no comportamento do vendedor, e de que forma ele poderia “guiar” o comprador para efetuar uma venda.
Nos anos pós Lewis, inúmeras teorias foram desenvolvidas com base no modelo AIDA para tentar explicar os passos que levam o consumidor a consumir um produto. Mas todas elas tem a venda como o objetivo final.
Teorias mais recentes de Marketing, no entanto, assumem que a venda não é o ponto final para a venda, mas sim a satisfação do consumidor, o que faria que o consumidor voltasse a comprar o produto que o satisfez. Assim, muitos especialistas, principalmente de empresas japonesas como a Matsushita Electric, passaram a acrescentar o “S” de satisfação, modificando a nomenclatura AIDA para AIDAS (Atenção, Interesse, Desejo, Ação e Satisfação).
Ultimamente uma outra letra foi acrescentada ao modelo: "C" de Convicção. os detalhes necessários em uma campanha visando atender os preceitos do Modelo AIDA são:
1. Atenção
No mundo atual as pessoas são
bombardeadas por milhões de
impulsos que sobrecarregam os
órgãos sensoriais de nossos
possíveis compradores. Assim, o
anunciante precisa ser rápido e
direto para chamar a atenção das
pessoas. Há a necessidade de
usar palavras ou imagens que
chamem a atenção do segmento que
desejamos atingir, visando
convencê-lo a parar o que
estiver fazendo e prestar
atenção à mensagem do
anunciante.
2. Interesse
Esta é uma das etapas mais
desafiadoras: O anunciante tem a
atenção de uma parte de seu
público-alvo, mas há que se
envolver com eles o suficiente
para que desejem gastar o seu
tempo para olhar a mensagem da
campanha em detalhes.
3. Desejo
O Desejo anda junto com o
Interesse no Modelo AIDA. Da
mesma forma que um anunciante
está tentando obter o interesse
de um leitor, há a necessidade
de ajudar o consumidor a
entender o que está sendo
oferecido. Normalmente se
utilizam recursos visando os
seus desejos e necessidades.
4. Convicção
Alguns consumidores são céticos
quanto à mensagem que estão
recebendo. Por esse motivo,
fatos concretos, estatísticas,
pesquisas e textos objetivos
ajudarão a convencer as pessoas.
5. Ação
Este é o momento de obter a
aceitação. Perguntar se pode
emitir o pedido, ou solicitar
que visite o site da empresa faz
parte da ação, que não
significa, obrigatoriamente a
ação de compra.
6. Satisfação
Sabemos que de nada adianta
conseguir uma venda pontual, se
o consumidor não ficar
satisfeito com nosso produto ou
serviço. Um comprador
satisfeito, certamente voltará a
comprar. E a recomendar nossa
empresa.
Daniel Portillo Serrano é Palestrante, Consultor e Professor. Bacharel em Comunicação Social com ênfase em Marketing Pela Universidade Anhembi Morumbi, e pós graduado em Administração de Empresas pelo Centro Universitário Ibero-Americano - Unibero, Mestre em Administração de Empresas pela Universidade Paulista - UNIP. É consultor de Marketing e Comportamento do Consumidor e editor dos sites Portal do Marketing e Portal da Psique . Tem atuado como principal executivo de Vendas e Marketing em diversas empresas do ramo Eletroeletrônico, Telecomunicações e Informática. É professor de Marketing, Administração, Estratégia, Comportamento do Consumidor e Planejamento em cursos universitários de graduação e pós-graduação. Contato: daniel@portaldomarketing.com.br .