por Daniel Portillo Serrano
08/09/2002
Modelo baseado nas teorias dos Tipos Psicológicos de Carl Gustav Jung. Para ele, as pessoas expressam suas preferências através de alguns comportamentos mais do que por outros e podem ser classificadas em tipos psicológicos por suas preferências, características individuais, hábitos e iniciativas. No modelo MBTI, existem 16 tipos psicológicos representados pela combinação de 4 pares opostos (E,I; S,N; F,T; P,J), conforme as relações de cada atitude listadas na tabela abaixo:
Atitude |
Reação 1 |
Reação 2 |
Energia |
Extrovertido ( E ) |
Introvertido ( I ) |
Atenção |
Sensitivo ( S ) |
Intuitivo ( N ) |
Decisão |
Emotivo – Sentimental ( F ) |
Racional – Pensador ( T ) |
Vivência |
Perceptivo ( P ) |
Filosófico – Julgador ( J ) |
O teste MBTI (Myer-Briggs Type Indicator), classifica as pessoas em uns dos16 tipos psicológicos analisando respostas de um questionário específico.
Pesquisas recentes demonstraram a relação entre a preferência por cores e os tipos psicológicos, e sugerem relações sobre estratégias de propaganda e padrões de aprendizado.
O trabalho de Orth (Orth 1993), propõe técnicas oriundas da Programação Neurolingüística (PNL) para personalizar a interface. A PNL enfatiza que todo o aprendizado humano está baseado em experiências realizadas através dos sentidos: visão, audição, e cinestésicos (tato, olfato e paladar), e que as diferenças individuais correspondem ao sentido preferencial de comunicação de cada indivíduo.
A tabela abaixo apresenta alguns exemplos de palavras processuais.
Visual |
Auditivo |
Cinestésico |
Inespecífico |
Ver |
Ouvir |
Sentir |
Achar |
Imagem |
Tom |
Toque |
Saber |
Brilhante |
Ruidoso |
Quente |
Entender |
Claro |
Acorde |
Macio |
Aprender |
Impreciso |
Amplificar |
Suave |
Bom |
Daniel Portillo Serrano é Palestrante, Consultor e Professor. Bacharel em Comunicação Social com ênfase em Marketing Pela Universidade Anhembi Morumbi, e pós graduado em Administração de Empresas pelo Centro Universitário Ibero-Americano - Unibero, Mestre em Administração de Empresas pela Universidade Paulista - UNIP. É consultor de Marketing e Comportamento do Consumidor e editor dos sites Portal do Marketing e Portal da Psique . Tem atuado como principal executivo de Vendas e Marketing em diversas empresas do ramo Eletroeletrônico, Telecomunicações e Informática. É professor de Marketing, Administração, Estratégia, Comportamento do Consumidor e Planejamento em cursos universitários de graduação e pós-graduação. Contato: daniel@portaldomarketing.com.br .