O Precoce Desgaste do CRM (Parte 2)
Por Thiago Cabrino
14/12/2002
O que tudo isso acaba gerando?
O Desgaste
Este é um dos primeiros pontos a serem analisados diante destas
práticas. Os consumidores estão se desgastando e não mais darão a
necessária valia e atenção aos materiais a eles enviados. As grandes
ações, bem elaboradas, com focos e objetivos bem definidos, estarão
a mercê de um mercado arredio e contrário a estes materiais.
Com isso, as ações mal elaboradas de hoje repercutirão em um futuro
próximo, de forma a denegrir a imagem do Marketing de
Relacionamento.
A Recusa
Com as ações invasivas empregadas atualmente, mais os exageros
apresentados ao mercado consumidor, o que realmente vêm crescendo
nas ações de relacionamento não são os resultados e sim a recusa. As
pessoas hoje, deletam os spans sem ao menos avaliar aquilo que está
sendo enviado. Atualmente, os sites já apresentam recursos
destinados ao bloqueio de mensagens de spans.
As inúmeras correspondências enviadas constantemente, serão
selecionadas e a grande maioria será jogada fora sem ao menos ser
aberta. As ligações, padronizadas e devidamente decoradas, serão
descartadas em primeira instância, mesmo que o atendente “robô” saia
da sua padronização e tente desesperadamente retomar o contato
inicial.
Percepções Negativas
Hoje, o mercado já se encontra muito avesso as ações de CRM. Mesmo
que o consumidor desconheça esta teoria, a única coisa sabida dentro
de tudo isso, é que ele não agüenta mais receber inúmeras
correspondências e ligações que na maioria das vezes importunam sua
rotina diária.
Sabe-se que as percepções em torno do relacionamento, podem ser das
mais variadas possíveis. Mesmo as pessoas que constantemente estão
envolvidas com o desenvolvimento deste processo, não apresentam a
dedicação e o profissionalismo necessários para que tudo seja
realizado de uma forma positiva e construtiva.
Criar, elaborar e colher os resultados é o mais importante, e isso,
infelizmente, na grande maioria dos casos que se utilizam do CRM
atualmente, não se focam, ao passo que, as percepções negativas em
torno dessas ações crescem em grande escala.
Pessimismo
Aos poucos, em muitas organizações que praticavam, praticam ou
viriam a praticar, vêm se instaurando um grande ar de pessimismo
diante desta ação, sendo que ela, bem como suas ferramentas, estão
sendo analisadas de forma criteriosa, pois referidas empresas
receiam ter um grande desprendimento de recursos para efetivar tais
ações.
Infelizmente, essa será a tônica pessimista de um mercado que ainda
tem muito a crescer e se desenvolver. Assim, se as ações em torno
dessa prática não forem mudadas, este mercado, importantíssimo para
quaisquer níveis empresariais, acabará por se tornar um grande
blefe.
Pouco Retorno
Em meio a toda esta situação, o que se verifica com certeza são os
baixos índices de retorno frente aos investimentos desprendidos para
a realização do CRM. Por muito pouco, não é a situação geral da
prática do CRM atualmente. Com a exceção dos spans, por serem
enviados pela Internet, os demais não estão alcançando os resultados
mínimos esperados e por isso o continuísmo em muitas organizações,
está em jogo.
Desgaste da Propaganda e do Marketing
A falta de profissionalismo e foco junto as ações de CRM vêm
causando o desgaste das ações de propaganda e marketing em todo o
mercado. Estas começam a sentir diretamente os efeitos dessa prática
mal realizada, de forma a sofrer as sanções do mercado como um todo.
Isso ocorre porque, para o consumidor em geral, não existe diferença
entre marketing e propaganda e as ações desenvolvidas como um todo.
Assim, para a percepção de muitos, tudo isso faz parte de um único
pacote, não que isto esteja completamente errado, mas tais conceitos
são apenas interligados, não interdependentes.
Fracasso no entregar do valor e confiabilidade
Com o objetivo principal do CRM é criar entre a empresa, seus
clientes e fornecedores um relacionamento cada vez mais estreito e
direto. Com este estreitar de relações, o que se deve criar é um elo
de valor em meio as negociações realizadas, além disso gerar uma
confiabilidade mútua nos mais diversos níveis de contato.
Porém, como as práticas atuais em geral não estão repercutindo de
forma esperada e pelo contrário, não estão gerando uma afinidade e
nem sequer o relacionamento proposto, as organizações não estão
conseguindo entregar o valor e a confiabilidade a seus prospects.
Essa é uma situação muito complicada, visto que, não se poderá
atingir os objetivos empresariais e nem sequer obter o retorno
almejado.
Desta forma, percebemos que o CRM como prática efetiva, vêm sofrendo
junto ao mercado um desgaste precoce em sua ação, tendo em vista que
esta é uma ferramenta de mercado considerada nova em meios
empresariais efetivos, já que a prática é realizada há muito tempo
em menor escala.
Se as ações não receberem a devida importância junto ao mercado e
não forem efetivadas de forma coerente, o relacionamento deixará de
ser utilizado, pois não alcançará os resultados propostos e nunca
repercutirá como sendo válida e sim negativa e importuna.