O Dia do Cliente, Por que não?!
Por Paulo Cezar Ribeiro da Silva
01/03/2003

Embora seja o CLIENTE a figura mais importante para a vida das empresas, para trabalhadores e para as entidades da Sociedade Civil, esta importante figura não é lembrada em uma data especial.

No calendário comercial existem datas tradicionais e de grande importância, que se revertem em substancial volume de negócios, geram milhões de postos de trabalho e dinamizam a Economia. As mais lembradas são o Natal, a Páscoa, o Dia das Mães, o Dia dos Pais, o Dia da Criança e o Dia dos Namorados.

O Dia Internacional da Mulher, por exemplo, vêm ganhando força em termos de promoções, anúncios e resultados em produção e vendas. Outras datas como o Dia da Vovó e o Dia do Amigo também começam a decolar.

O Dia Internacional dos Direitos do Consumidor é comemorado no dia 15 de março, no entanto é uma data que ainda não é explorada comercialmente. Quando se fala em “Direitos do Consumidor” a primeira idéia que vem à mente das pessoas é reclamação, é problema, em virtude da carência em excelência no atendimento ao cliente, infelizmente.

É importante destacar que o conceito de cliente é muito mais abrangente do que o de consumidor. Na concepção de Bosi (2000: 2), “clientes são pessoas, indivíduos com sentimentos, pensamentos e reações próprias que esperam que o tratemos individualmente, buscando compreender seus desejos e necessidades, para podermos satisfazê-los plenamente”.

Diante da importância do cliente, reforço com entusiasmo a brilhante sugestão de um competente Consultor de Marketing, o gaúcho João Carlos Boiczuk Rego (o pai da idéia), em transformar a data de 15 de março, Dia Internacional dos Diretos do Consumidor, no DIA DO CLIENTE.

Nesse dia, as empresas, as entidades, os Poderes Públicos e cada profissional fariam homenagens a seus clientes. É o dia de acariciar. É o dia de agradecer. É o dia de surpreender e encantar o cliente, criando momentos mágicos e mostrando o quão importante ele é para a nossa organização.

Segundo Kaufmann apud Bosi (2000: 2), “satisfazer as necessidades dos clientes e consumidores é em última instância, a razão de ser de uma empresa, sua missão básica e condição de sobrevivência”.

Assim, o Dia do Cliente seria uma oportunidade ímpar de se colocar efetivamente o cliente no lugar que ele merece, ou seja, no topo de nossa organização. A criação de um momento inesquecível, único é imprescindível nesse dia.

O Dia do Cliente, uma vez implantado, além de incrementar políticas de fidelização e de fortalecimento das atividades produtivas, poderia, dentro de muito pouco tempo, tornar-se uma data de grande importância no calendário comercial, pelo volume de negócios, anúncios, promoções e eventos que pode proporcionar.

Alguns exemplos de promoções e eventos nesse dia seriam: concursos culturais; anúncios de promoções especiais; eventos empresariais, artísticos e culturais em homenagem aos clientes; seminários públicos de discussão sobre a importância do cliente; condições especiais de compra no Dia do Cliente e distribuição de material de divulgação (botons, brindes, folders, faixas, camisetas etc.).

Afinal, todos nós somos clientes. Todos nós só sobrevivemos porque existe o cliente, que nos prestigia adquirindo nossos bens e serviços. Vale lembrar que isso abrange desde a mais humilde atividade profissional até o maior empresário do planeta: se você não tiver clientes, você não sobrevive, pois ele é o responsável pelo seu sustento, pela existência de cada empresa e de cada posto de trabalho.

E lembre-se que “clientes podem demitir todos de uma empresa, do alto executivo para baixo, simplesmente gastando seu dinheiro em outro lugar” (Walton apud Bosi, 2000: 11).

Um bom DIA DO CLIENTE !!!

Paulo Cézar Ribeiro da Silva

Mestre em Gestão Empresarial pela FGV-RJ