O Dia do Cliente, Por que não?!
Por Paulo Cezar Ribeiro da Silva
01/03/2003
Embora seja o CLIENTE a figura mais importante para a vida das
empresas, para trabalhadores e para as entidades da Sociedade Civil,
esta importante figura não é lembrada em uma data especial.
No calendário comercial existem datas tradicionais e de grande
importância, que se revertem em substancial volume de negócios,
geram milhões de postos de trabalho e dinamizam a Economia. As mais
lembradas são o Natal, a Páscoa, o Dia das Mães, o Dia dos Pais, o
Dia da Criança e o Dia dos Namorados.
O Dia Internacional da Mulher, por exemplo, vêm ganhando força em
termos de promoções, anúncios e resultados em produção e vendas.
Outras datas como o Dia da Vovó e o Dia do Amigo também começam a
decolar.
O Dia Internacional dos Direitos do Consumidor é comemorado no dia
15 de março, no entanto é uma data que ainda não é explorada
comercialmente. Quando se fala em “Direitos do Consumidor” a
primeira idéia que vem à mente das pessoas é reclamação, é problema,
em virtude da carência em excelência no atendimento ao cliente,
infelizmente.
É importante destacar que o conceito de cliente é muito mais
abrangente do que o de consumidor. Na concepção de Bosi (2000: 2),
“clientes são pessoas, indivíduos com sentimentos, pensamentos e
reações próprias que esperam que o tratemos individualmente,
buscando compreender seus desejos e necessidades, para podermos
satisfazê-los plenamente”.
Diante da importância do cliente, reforço com entusiasmo a brilhante
sugestão de um competente Consultor de Marketing, o gaúcho João
Carlos Boiczuk Rego (o pai da idéia), em transformar a data de 15 de
março, Dia Internacional dos Diretos do Consumidor, no DIA DO
CLIENTE.
Nesse dia, as empresas, as entidades, os Poderes Públicos e cada
profissional fariam homenagens a seus clientes. É o dia de
acariciar. É o dia de agradecer. É o dia de surpreender e encantar o
cliente, criando momentos mágicos e mostrando o quão importante ele
é para a nossa organização.
Segundo Kaufmann apud Bosi (2000: 2), “satisfazer as necessidades
dos clientes e consumidores é em última instância, a razão de ser de
uma empresa, sua missão básica e condição de sobrevivência”.
Assim, o Dia do Cliente seria uma oportunidade ímpar de se colocar
efetivamente o cliente no lugar que ele merece, ou seja, no topo de
nossa organização. A criação de um momento inesquecível, único é
imprescindível nesse dia.
O Dia do Cliente, uma vez implantado, além de incrementar políticas
de fidelização e de fortalecimento das atividades produtivas,
poderia, dentro de muito pouco tempo, tornar-se uma data de grande
importância no calendário comercial, pelo volume de negócios,
anúncios, promoções e eventos que pode proporcionar.
Alguns exemplos de promoções e eventos nesse dia seriam: concursos
culturais; anúncios de promoções especiais; eventos empresariais,
artísticos e culturais em homenagem aos clientes; seminários
públicos de discussão sobre a importância do cliente; condições
especiais de compra no Dia do Cliente e distribuição de material de
divulgação (botons, brindes, folders, faixas, camisetas etc.).
Afinal, todos nós somos clientes. Todos nós só sobrevivemos porque
existe o cliente, que nos prestigia adquirindo nossos bens e
serviços. Vale lembrar que isso abrange desde a mais humilde
atividade profissional até o maior empresário do planeta: se você
não tiver clientes, você não sobrevive, pois ele é o responsável
pelo seu sustento, pela existência de cada empresa e de cada posto
de trabalho.
E lembre-se que “clientes podem demitir todos de uma empresa, do
alto executivo para baixo, simplesmente gastando seu dinheiro em
outro lugar” (Walton apud Bosi, 2000: 11).
Um bom DIA DO CLIENTE !!!
Paulo Cézar Ribeiro da Silva
Mestre em Gestão Empresarial pela FGV-RJ