O Marketing Pessoal na sua Trajetória Profissional
Por Eliane Doin
08/06/2003
O grande desafio do Marketing é criar marcas fortes que vão ao
encontro das necessidades e desejos dos consumidores e, por essa
via, possam aspirar uma vida longa. Se assim acontece com os
produtos e os serviços, da mesma forma acontece com as pessoas.
O Marketing Pessoal tornou-se uma ferramenta estratégica essencial
no processo de se conduzir com sucesso uma marca pessoal no mundo
atual em que vivemos.
Na dose certa e de forma planejada, é possível criar e desenvolver
uma imagem coerente e consistente, envolta em associações
psicológicas positivas que dêem visibilidade necessária para que uma
pessoa se transforme em uma referência no seu ambiente vivencial e
possa fazer parte dos projetos de vida das outras pessoas.
Irving Rein em seu livro Marketing de Alta Visibilidade, postula
que, para entender o Marketing Pessoal e o processo de estar em
evidência, explica porque algumas pessoas ganham fama, atingindo o
topo do sucesso, enquanto outras permanecem obscuras mesmo tendo
capacidade para realizar um excelente trabalho. Visibilidade é o que
todo executivo em início de carreira quer e o que todo profissional
incógnito almeja.
O mundo dos negócios, da política ao entretenimento, tem despertado
para a importância de se criar e desenvolver uma marca única, de tal
forma que essa marca seja uma referência no mercado e possa, com
isso, ser a mais lembrada, a mais procurada, a mais bem-remunerada,
a mais desejada, a mais querida.
Uma pessoa que possua talento e competência suficiente para exercer
a sua atividade, desde que pratique e aperfeiçoe constantemente o
seu Marketing Pessoal, pode chegar ao topo, elevando o seu nível de
notoriedade e imagem e ser recompensado por isso. Essa é uma tarefa
que exige paciência, disciplina, perseverança, uma elevada
auto-estima, determinação e um conjunto de crenças e valores que
irão nortear suas atitudes e comportamentos de forma a fazer uso
correto das habilidades inatas e das habilidades a serem criadas e
aperfeiçoadas.
Para muitos, a busca pela visibilidade não é deliberada, mas
acidental ou resultado de algum extraordinário talento. Praticar o
Marketing Pessoal no dia-a-dia não deve ser um esforço fingido, mas
algo que flui espontaneamente, é o “eu interior” em harmonia com o
“eu exterior”.
Na visão de Rein, os mundos dos negócios e das celebridades estão
interligados. Canais de informação e entretenimento agora podem
transmitir imagens numa velocidade e capacidade nunca antes
atingidas ou entendidas, resultando em oportunidades para
pretendentes que querem usar seu nome como uma marca ou como uma
ferramenta de marketing. Querer cortejar a popularidade e o querer
fazer o seu próprio Marketing Pessoal são reflexos das pressões de
um mercado saturado e com muitas semelhanças entre si.
O Marketing Tradicional está mudando com a ascensão da internet e de
outros meios de ação. Isso tem feito com que advogados, médicos e
varejistas alcancem locais de atuação que anteriormente eram muito
caros ou simplesmente inacessíveis. Por causa da “desmassificação”
da mídia, como descrito por Alvin Toffler, hoje é muito mais fácil
ter acesso a uma audiência global. As oportunidades advindas nestas
áreas, quando bem aproveitadas, podem fazer a diferença em qualquer
mercado competitivo deste século. É preciso que cada um conquiste o
seu território, defendendo-o com ética, ousadia e paixão.
Para ser eficaz no marketing pessoal, o conhecimento da dimensão
humana e seu aprimoramento pessoal, são fundamentais, porque acima
de tudo, o marketing pessoal é um processo de desenvolvimento
pessoal e o sucesso é apenas conseqüência de se procurar sair do
primário da vida. Para realizar um Marketing Pessoal gratificante em
todos os sentidos da vida, é necessário saber utilizar, de forma
coerente e consistente, as novas tecnologias, a mídia e o marketing
como ferramentas estratégicas, valorizando a imagem que se pretende
transmitir.
É preciso ter criatividade e uma certa dose de coragem para criar
motivos para interagir com as pessoas e aparecer. Cada área de
atividade pode permitir uma série de ações planejadas que, na sua
essência, criarão uma rede de relacionamentos. É é nessa
interatividade que se desenvolve e se constrói o valor para a marca
pessoa.
Criar fatos que virem notícias e divulgá-las. Estar sempre presente,
visível e acessível e “antenado” com o mundo, com as pessoas, sem
esquecer-se de que tudo deve ser feito com moderação e bom-senso, os
exageros no mundo da fama cansam muito rapidamente, o ganho está na
sinergia e consistência das ações.
Para Leo Burnet, “se você não for percebido, você não está com nada.
Você tem que ser percebido. Mas tem que ser percebido naturalmente,
sem gritar e sem truques”.
No mundo competitivo em que se vive, é grande a importância de um
diferencial na atuação dos profissionais. A trajetória pessoal e
profissional sempre foi e continuará sendo, um patrimônio individual
a ser administrado com rigor e competência.
O profissional deve construir uma marca pessoal no universo onde
atua, sendo essa a sua principal ferramenta para se posicionar
diante dos desafios. A inércia, nos dias de hoje, custa muito caro,
em termos de carreira profissional e pode afetar inclusive as
atividades do seu dia-a-dia.
Sob o prisma de que o sucesso do marketing pessoal está em fazer com
que as pessoas escolham outras pessoas para fazerem parte da vida
delas, deve-se ter em conta a criação e o desenvolvimento da
notoriedade e da imagem no processo de desenvolvimento do ciclo de
vida da pessoa marca. Sendo notoriedade, o grau de conhecimento que
as pessoas possuem a respeito de outras com detalhe suficiente para
identificá-las numa categoria e/ou coletividade. Imagem é uma
apreciação de valor construída através de idéias, convicções e
sensações resultantes da comunicação dos atributos do pretendente a
criar o seu diferencial e a buscar a sua visibilidade.
O Marketing Pessoal pode ser definido como um conjunto de ações
estratégicas, atitudes e comportamentos que conduzem a trajetória
pessoal e profissional para um feliz sucesso por meio de qualidades
e habilidades inatas ou adquiridas do indivíduo que, aperfeiçoadas,
promoverão comportamentos favoráveis à realização dos seus próprios
objetivos.
Eliane DOIN
Diretora da Fictus Consultoria e Treinamento , Profa. Universitária
na UFPR e FGV em Comunicação Integrada de Marketing e Palestrante na
área do Marketing e do Marketing Pessoal.