O que é Design Thinking
Por Daniel Portillo Serrano
21/07/2014
É uma metodologia utilizada para gerar idéias inovadoras que centram a sua eficácia na compreensão e na busca de soluções para as necessidades reais dos utilizadores. Ela vem da maneira pela qual os designers atuam. Atualmente é utilizada, em criação e áreas criativas como Marketing, Publicidade, Propaganda e Merchandising.
Na década de 70, Um psicólogo, designer e arquiteto, Bryan Lawson Conduziu uma experiência para tentar chegar a uma conclusão sobre os resultados adotados na resolução focada no problema e na resolução focada na solução.
Para isso foi adotado o mesmo exercício
para engenheiros e arquitetos.
Enquanto os engenheiros trabalhavam
focando o problema, os arquitetos
trabalhavam focando a solução.
Como resultado, pesquisadores concluiram
que haveria duas formas de resolver
problemas: por análise (baseado no
problema), técnica normalmente utilizada
por cientistas e profissionais de
ciências exatas e por síntese (baseado
na solução) técnica adotada por
arquitetos e designers.
Daí a origem da palavra Design Thinking,
uma corruptela em tradução livre, de
"pensar como um designer".
O Design Thinking começou a se
desenvolver teoricamente na Universidade
de Stanford, na Califórnia (EUA), e sua
primeira aplicação comercial como
"Design Thinking" foi realizada pela
consultoria de design IDEO, que é, hoje,
seu principal precursor.
De acordo com Tim Brown, atual CEO da
IDEO Design Thinking "é uma disciplina
que usa os métodos da sensibilidade e
designers para atender às necessidades
de pessoas com o que é tecnologicamente
viável e que uma estratégia de negócios
viável pode converter em valor do
cliente, bem como uma grande
oportunidade para o mercado. "
Design Thinking é desenvolvido na
sequência de um processo que destaca o
valor de algumas características únicas:
Gerando empatia: é preciso compreender
os problemas, necessidades e desejos dos
usuários envolvidos na solução que está
procurando. Independentemente do que
estamos a desenvolver, sempre resultará
na interação com as pessoas.
Satisfazê-las é a chave para um bom
resultado.
Trabalho em equipe, como valorizar a
capacidade dos indivíduos para fornecer
singularidade.
A prototipagem, defendendo que toda
idéia deve ser validadoa antes de se
assumir que são corretas. Design
Thinking promove a identificação de
falhas, de modo que quando nos deparamos
com a solução desejada, elas já foram
resolvidos.
Tudo isso em um ambiente que promove a
brincadeira. É apreciado durante o
processo, e, como resultado, chegar a um
estado mental em que liberemos o nosso
potencial
Durante as dinâmicas são desenvolvidas
ações com um visual altamente plástico.
Isso nos leva a colocar nosso trabalho
criativo tanto como em uma esfera com a
mente analítica, como nos proporciona
soluções inovadoras ainda viáveis.
Para começar a usar a metodologia é
muito importante preparar estes pontos:
Materiais: As técnicas utilizadas no
Design Thinking estão disponíveis para
todos. Providencie marcadores, folhas de
papel, notas, lápis de cor, cola e uma
máquina fotográfica. Estas serão as
nossas ferramentas para promover a
comunicação visual, o que é fundamental
na metodologia. Uma imagem vale mais que
mil palavras. E o que é mais importante:
uma imagem podem evocar uma série de
idéias, e que dá origem a
interpretações.
A equipe: No Design Thinking é essencial
trabalhar em conjunto. Quanto mais
diversificado, melhor. Então você pode
adicionar pontos de vista, conhecimento
e experiência. É essencial que haja pelo
menos uma pessoa com conhecimento da
metodologia para orientar o processo. E,
embora ele deve ter um núcleo fixo de
pessoas que participam até o fim, você
pode adicionar outros dependendo da fase
em que nos encontramos. Por exemplo, na
geração de ideias ou protótipos de
teste.
Espaço: Durante o processo, você vai
precisar de um espaço de trabalho.
Procure um local grande o suficiente
para trabalhar em torno de uma mesa,
paredes livres onde você possa colar as
informações que vão sendo geradas. Pense
em um lugar claro, com luminosidade e
inspirador, propício ao trabalho
descontraído e que faça os participantes
se sentirem confortáveis e de bom humor.
Você já ouviu falar dos famosos
escritórios da Google? Um espaço
inspirador incentiva a inovação.
Atitude: No Design Thinking é a atitude
imperativa. Tem que ser adotada a
atitude para o design. Ser curioso, e
observador. Em cada detalhe, podemos
encontrar informações importantes. Temos
de ser compreensivos, tanto com pessoas
como com as suas circunstâncias. Ser
capaz de entrar na pele do outro.
Questionar o status quo, e não carregar
preconceitos. Ser positivos. Perder
otimismo e medo de errar, e ver os erros
como oportunidades.
O Projeto de processos de pensamento
consiste em cinco fases. Ele não é
linear. A qualquer momento você pode ir
para trás ou para a frente, se você vê
que há a necessidade de ajuste. Você vai
começar a coletar uma grande quantidade
de informações, gerando uma grande
quantidade de conteúdo que irá aumentar
ou diminuir dependendo do estágio em que
você está.
Durante todo o processo de ir ajustando
esse conteúdo para conduzir a uma
solução que atenda aos objetivos da
equipe.
Qual é o processo?
Empatia: O processo começa com uma
profunda compreensão das necessidades
dos usuários envolvidos na solução que
estamos desenvolvendo bem como o seu
ambiente. Temos de ser capazes de nos
colocar na pele das pessoas para ser
capaz de gerar soluções compatíveis com
as suas realidades.
Definição: Durante a fase de definição,
devemos peneirar as informações
coletadas durante a empatia e ficar com
o que realmente agrega valor leva a
alcançar novas perspectivas
interessantes. Identificamos problemas
cujas soluções serão a chave para obter
um resultado inovador.
Idealização: O estágio de idealização
visa gerar infinitas opções. Não devemos
parar com a primeira idéia que vem à
mente. Nesta fase, as atividades devem
incentivar o pensamento expansivo e
devem eliminar juízos de valor. Às
vezes, com idéias mais bizarras são
geradas soluções visionárias.
Prototipagem: Na fase de prototipagem as
ideias se tornem realidade. Construir
protótipos criam idéias palpáveis e nos
ajuda a ver as possíveis soluções,
realçando elementos que precisamos para
melhorar ou aperfeiçoar antes de chegar
ao resultado final.
Testes: Durante a fase de testes, vamos
testar nossos protótipos com os usuários
envolvidos na solução que estamos
desenvolvendo. Esta fase é crucial e vai
nos ajudar a identificar melhorias
significativas, as falhas para resolver
quaisquer deficiências. Durante esta
fase, evoluímos nossa idéia para a
solução que estávamos procurando.
Daniel Portillo Serrano é Palestrante, Consultor e Professor. Bacharel em Comunicação Social com ênfase em Marketing Pela Universidade Anhembi Morumbi, e pós graduado em Administração de Empresas pelo Centro Universitário Ibero-Americano - Unibero, Mestre em Administração de Empresas pela Universidade Paulista - UNIP. É consultor de Marketing e Comportamento do Consumidor e editor dos sites Portal do Marketing e Portal da Psique . Tem atuado como principal executivo de Vendas e Marketing em diversas empresas do ramo Eletroeletrônico, Telecomunicações e Informática. É professor de Marketing, Administração, Estratégia, Comportamento do Consumidor e Planejamento em cursos universitários de graduação e pós-graduação. Contato: daniel@portaldomarketing.com.br .