Objetivos e Estratégias
Por Nori Lucio Jr.
08/10/2007
Os objetivos da empresa determinam o foco - objetivos que devem ser
perseguidos por todos: diretores, gerente e funcionários devem ser
reforçados regularmente. Os objetivos, assim como suas métricas
devem curtos e bem claros, devem também refletir por exemplo
aspectos financeiros, de mercado, do cliente, da marca, da
organização.
Objetivo 1 : faturar em 2007 - US$1.000M com margem de 10%
Objetivo 2: conquistar ao menos 2 novos mercados
Objetivo 3: aumentar o ticket médio por cliente em 30%
Objetivo 4: aumentar o reconhecimento da marca em 80% e a satisfação
dos clientes em 90%
Objetivo 5: reduzir “turn-over” em 20%
Para cada objetivo existem estratégias fortemente relacionadas.
Devem também ser curtas e bem definidas. As estratégias ainda não
significam o “como fazer”, mas sim “o que fazer”. As estratégias
normalmente determinam a remuneração variável que paga parte do
salário em função do desempenho de grupos e indivíduos dentro da
organização. São chamados MBOs ou “Managment by Objective”.
Objetivo 1 : faturar em 2007 - US$1.000M com margem de 10%
Estratégia 1: aumentar o portfólio de produtos e serviços. Lançar 2
novos produtos no ano.
Estratégia 2: crescer em 30% o número de clientes novos por
trimestre
Estratégia 3: aumentar o ticket médio em 10% na base de clientes
ativa no ano.
CONCEITO SMART - (Peter Druker - 1954 The Practcal
Managment)
Basicamente o gerenciamento por objetivos serve para direcionar o
que cada colaborador da empresa deve “entregar” de resultado. Serve
também para medir sua performance. Neste processo o gerente tem a
função de esclarecer qualquer dúvida sobre os objetivos, colocar
metas, prazos, eliminar barreiras, facilitar o caminho etc.
Esta fixação de metas deve ajudar no “ cascateamento” dos objetivos
da empresa por todos seus departamentos assegurando que cada
colaborador tome suas decisões e encontre o melhor caminho para
“entregar” seus resultados. Conceito SMART:
eSpecífico
Mesurável
Factível (Achiveable)
Realístico
Tempo definido para execução
Já o plano de ações, estão relacionados as estratégias e ai sim,
determinam o “como fazer”. Na escolha das ações deve-se levar em
consideração duas variáveis. Primeiro AFINIDADE e em seguida
DISPERSÃO. Para maximizar o retorno sobre investimento de um plano
de ações, quanto maior a afinidade com o público e menor a dispersão
maio a probabilidade de impactar o cliente de forma efetiva.
Objetivo 1 : faturar em 2007 - US$1.000M com margem de 10%
Estratégia 1: aumentar o portfólio de produtos e serviços. Lançar 2
novos produtos no ano.
Estratégia 2: crescer em 30% o número de clientes novos por
trimestre
Ação 1 : telemarketing ativo promovendo descontos especiais para
experimentação de novos clientes;
Ação 2: email marketing promovendo descontos especiais para primeira
compra;
Ação 3: Promover eventos regionais;
Ação 4: Participar de feiras.
Estratégia 3: aumentar o ticket médio em 10% na base de clientes
ativa no ano.
Ação 1: Promover ”bundle” entre produtos da mesma família;
Ação 2: Aumento de crédito dos clientes ativos;
Ação 3: Lançar programas de afinidade.
Nori Lucio Jr. é fundador da brandMe, consultoria especializada em
planejamento estratégico. - 20 anos de experiência na indústria de
tecnologia, com passagens pela gerência de marketing e comunicação
na Intel® e Microsoft®. Formado em marketing, com especializações no
Brasil e exterior, respondeu pelo desenvolvimento de vários projetos
relacionados a construção de marca, marketing & comunicação e
desenvolvimento de canais de venda no Brasil, América Latina e
Estados Unidos.