Oportunidades ou Ameaças?
Por Danilo Lali
28/04/2010
O conceito de oportunidade e de ameaça está completamente ligado à
capacidade de interpretação de dados, do conhecimento do mercado,
dos concorrentes e também das novas tendências.
Mas quando se arriscar? O risco é um fator decisivo na não tomada de
decisões, mas se tornam em oportunidades para os que acreditam que
estão tomando as decisões corretas. O fato de lançar um produto em
uma determinada época do ano pode ser primordial para o seu sucesso
ou para o seu fracasso.
As grandes crises mundiais acabam com empresas globais e destroem as
economias de países líderes de produção e de inovação. Mas são essas
mesmas crises que são tratadas como grandes oportunidades por outras
grandes empresas.
A última crise mundial, a chamada crise imobiliária, ou melhor, para
os profissionais empreendedores, a crise das oportunidades, foi a
crise que ameaçou o setor automobilístico em todo o mundo, porém,
com a crise, alguns países injetaram muito dinheiro em empresas
multinacionais. Já aqui no Brasil, o governo baixou os impostos para
fazer a economia “girar”. Essas “saídas” do governo para manter a
economia atípica ao que o mundo passava, gerou oportunidades em
novos setores, fazendo com que o Brasil não tivesse o impacto que
alguns países de primeiro mundo tiveram.
Toda decisão tem 50% de chance de estar certa e 50% de estar errada,
porém, não há novos negócios sem riscos, é preciso arriscar, se
envolver, acreditar, estudar, analisar e decidir. E hoje, pequenas
empresas têm tomado as decisões corretas em ter profissionais que
façam esse serviço, pois acreditar na mudança é acreditar no
sucesso.
O que antes eu pensava que era uma oportunidade, hoje eu confirmo, é
uma oportunidade, mas tudo isso ocorreu primeiramente porque eu
acreditei. E hoje vendo essa idéia, pois é ela que alavanca
resultados dos que acredita na força do marketing, nas ações
pensadas e analisadas, acompanhadas e controladas. O marketing faz a
diferença, faça a diferença você também.
Danilo Lali - Pós Graduado em Competitividade Empresarial e com
Formação Superior de Tecnologia em Marketing, presto o serviço de
Consultoria em Marketing para Pequenas e Médias Empresas, através da
Lali Consultoria em Marketing, além de promover Cursos, Palestras e
Treinamentos. Contatos: E-mail: lali@lalimarketing.com.br. Veja
também o Site: www.lalimarketing.com.br e o Blog Pessoal:
www.danilolali.blogspot.com.