Os Ladrões do Tempo
Tom Coelho
05/03/2007
“O tempo perdido não se encontra nunca mais.” (Benjamin Franklin)
No mundo corporativo, há uma legião de ladrões de tempo, os chamados
desperdiçadores. Eles agem sorrateiramente, reduzindo sua eficácia,
comprometendo suas metas, causando-lhe até mesmo stress. Veja a
seguir os principais fatores mapeados e se estão presentes em sua
vida.
1. Interrupções: significa que você tem valor, amigos ou detém
informações de interesse dos outros. As interrupções acontecem por
telefone, e-mail ou visitam você pessoalmente. Para reduzi-las:
aprenda a dizer NÃO e seja firme;
atenda às pessoas em pé;
mantenha a porta da sala fechada;
continue escrevendo enquanto atende alguém;
filtre telefonemas e e-mails;
evite ser receptivo a visitantes inesperados;
retire ou desloque cadeiras da sala dificultando a acomodação de
terceiros;
use as palavras mágicas: desculpe-me, por favor e por gentileza.
2. Comunicação Deficiente: ocorre quando responsabilidades e
autoridade não estão definidas com clareza na empresa ou quando há
subordinados em excesso. A posologia consiste em:
defina com clareza metas e objetivos;
determine responsabilidades e atribuições;
utilize linguagem simples, concisa e sem ambigüidades;
na dúvida, pergunte: procure fazer certo na primeira vez;
forneça informações seguras para permitir tomada de decisão
consistente e ação imediata;
lembre-se de que a regra de ouro chama-se delegar.
3. Reuniões: muitas são desnecessárias e agendadas sem critério.
Duram muito tempo, tornam-se evasivas e não geram resultados. Para
torná-las produtivas:
agende as reuniões com antecedência;
convoque apenas as pessoas diretamente envolvidas com o tema;
defina a pauta e comunique a todos com antecedência;
determine horário de início e término;
mantenha a pauta e busque a objetividade;
não permita interrupções externas e mantenha celulares desligados;
promova debates, tire conclusões, tome decisões e determine como
agir;
faça ata ou memorando com resumo da reunião constando a assinatura
dos participantes;
faça reuniões curtas em pé.
4. Telefone: imprescindível na vida moderna, constitui-se no maior
vilão das interrupções e, por conseguinte, numa das fontes mais
significativas de desperdício de tempo. Algumas dicas:
reserve horários para fazer e receber ligações;
relacione os telefonemas a serem feitos em ordem de prioridade;
prepare-se para cada uma das ligações, munindo-se previamente de
informações;
identifique-se no início da ligação – as pessoas não são obrigadas a
reconhecer sua voz;
deixe recados claros e concisos;
concentre-se em ouvir a pessoa com quem estiver falando, evitando
desviar a atenção;
nunca prometa retornar uma ligação se estiver despreparado para tal
ou não desejar fazê-lo;
nada de desculpas ou mentiras: use da honestidade dizendo que não
pode atender naquele momento;
encerre suas conversas com cortesia, porém com objetividade.
5. Celular: na mesma proporção em que agiliza as comunicações,
também atua como agente de interrupções, invadindo inclusive sua
privacidade. Sugestões para otimizar seu uso:
desligue o aparelho quando estiver em reunião ou realizando tarefa
que exija concentração;
mantenha-o em vibracall para atender urgências;
utilize o olho mágico para selecionar as ligações que merecem ser
atendidas;
recolha mensagens na caixa postal duas vezes por dia e retorne as
ligações em horários pré-determinados;
grave uma mensagem personalizada no correio de voz;
considere a possibilidade de habilitar um segundo aparelho apenas
para emergências, mas divulgue o número com seletividade;
evite atendê-lo quando estiver em casa.
6. E-mail: substitui o telefone com objetividade. Entretanto, quando
utilizado sem critério, torna-se fonte de interrupções,
mal-entendidos e até disputas judiciais. Formas de gerenciá-lo:
instale um serviço anti-spam;
baixe suas mensagens no máximo quatro vezes por dia em horários
pré-definidos;
responda de imediato as mensagens recebidas e determine um tempo
para fazê-lo;
utilize o subject (assunto) para classificar as mensagens;
organize pastas diversas para arquivamento;
crie regras de mensagens;
tenha uma assinatura eletrônica;
utilize um corretor ortográfico.
7. Internet e Intranet: são instrumentos importantes para acelerar a
comunicação e busca de informações. Mas vale lembrar que, às vezes,
pode ser mais eficiente caminhar até a estação de trabalho de seu
colega. Além disso:
avalie de maneira criteriosa o uso da intranet e de comunicadores
como ICQ e Messenger;
tal qual o telefone e e-mail, seja seletivo e coerente no envio e
recebimento de mensagens;
atenção com os sites navegados em virtude do risco de vírus e spys
(programas espiões);
solicite suporte ao responsável pela manutenção da rede caso note
alguma irregularidade;
deixe de assinar e-zines e não autorize a divulgação de dados seus
ou da empresa.
Decerto há outros fatores de desperdício de tempo que poderíamos
relacionar. Mas atentando para estes sete aspectos, é certo que sua
produtividade pessoal aumentará.
E esteja sempre a postos para a ocorrência de imprevistos. Eles são
imponderáveis, por isso, deixe espaço em sua agenda para
contratempos. Planeje seu dia e sua vida tendo em mente: “e se...”.
* Tom Coelho , com formação em Economia pela FEA /USP, Publicidade
pela ESPM/SP, especialização em Marketing pela Madia Marketing
School e em Qualidade de Vida no Trabalho pela USP, é consultor,
professor universitário, escritor e palestrante. Diretor da Infinity
Consulting e Diretor Estadual do NJE/Ciesp. Contatos através do
e-mail tomcoelho@tomcoelho.com.br. Visite: www.tomcoelho.com.br.