PVA: Parceria de Valor Agregado - VAP - Value Added Partnership
por Daniel Portillo Serrano
29/03/2010

VAP ou Value Added Partnership é um conceito que possibilita às organizações obter mais do que a soma simples de uma parceria tradicional. Baseia-se na idéia que a parceria irá oferecer um valor agregado que uma parceria convencional não ofereceria.

Em português, não há uma tradução literal, que seria algo como “Parceria de valor adicionado”, mas costuma-se utilizar o termo “Parceria de Valor Agregado - PVA”.

Alguns autores defendem a Parceria PVA como uma plataforma para organizações estrategicamente independentes com uma base de conceitos comuns, relações a longo prazo e visão compartilhada.

Desta forma, os parceiros envolvidos terão os seus rendimentos obtidos de suas competências individuais agregadas ao valor da parceria. Em um nível superior que cada um geraria individualmente.

Os parceiros, no entanto não tem que ter a sua independência como único fator de sucesso da parceria. Segundo alguns consultores, o sucesso prescinde de um alto nível de investimentos, tanto de cada parceiro individualmente como mutuamente.

Diversos tipos de vantagens podem ser obtidos por uma parceria PVA, sejam econômicos, material ou simplesmente de redução de tempos.

A VAP, ou PVA remete à sinergia, que em uma das suas definições, descritas por Laskar afirma que é a “força de combinar as perspectivas, recursos e habilidades de um grupo para criar algo novo”. Se a parceria não agregar algo que independentemente os parceiros fariam separadamente, não pode ser considerada de valor agregado.

 

Daniel Portillo Serrano é Palestrante, Consultor e Professor. Bacharel em Comunicação Social com ênfase em Marketing Pela Universidade Anhembi Morumbi, e pós graduado em Administração de Empresas pelo Centro Universitário Ibero-Americano - Unibero, Mestre em Administração de Empresas pela Universidade Paulista - UNIP. É consultor de Marketing e Comportamento do Consumidor e editor dos sites Portal do Marketing e Portal da Psique . Tem atuado como principal executivo de Vendas e Marketing em diversas empresas do ramo Eletroeletrônico, Telecomunicações e Informática. É professor de Marketing, Administração, Estratégia, Comportamento do Consumidor e Planejamento em cursos universitários de graduação e pós-graduação. Contato: daniel@portaldomarketing.com.br   .