O Painel de Controle das Vendas
Por Lorenzo Busato
30/03/2010
Assim como os aviadores conduzem suas naves mesmo em tempos nublados
através de instrumentos, uma das ferramentas dos gestores de vendas
(e aqui incluo os próprios vendedores) é o painel de controle. Como
já dizia um antigo comercial da PIRELLI: " Potência não é nada sem
controle ".
O painel deve ser simples, ser atualizado diariamente e pode ter
diversos modelos (velocímetros, termômetros, símbolos. Quanto mais
atrativo, mais eficiente) e conter indicadores práticos que dependem
de cada ramo como por exemplo:
Postos de combustíveis: volume de vendas de cada combustível (meta
mensal, meta diária e divergência da meta), ratio (ou razão,
percentual) de vendas de lubrificantes versus o volume vendido de
combustíveis, vendas da conveniência (pode-se abrir por grupos ou
famílias de produtos da conveniência, priorizando-se os mais
rentáveis), vendas de acessórios e filtros.
Farmácias: meta mensal, venda diária projetada, divergência da meta
diária, percentual de vendas de genéricos+similares (mais
rentáveis), termômetro de vendas (gráfico de barras onde cada barra
é um vendedor e sua altura é a venda diária), ticket médio (compra
média por cliente), recebimentos de vendas a prazo, etc.
Lojas de móveis: metas, vendas diárias, etc, etc. Itens vendidos por
vendedor (para estimular a venda adicional ou complementar), venda
por metro quadrado, por vendedor, etc.
Enfim, quando colocamos estas informações visíveis e atualizamos
diariamente, a venda começa antes mesmo dos vendedores sairem de
casa, eles já saem com um "número" na cabeça e seu subconsciente já
está trabalhando para descobrir de que forma vão atingir este
número.
E este painel serve também para prestadores de serviços como
médicos, dentistas, consultores, igrejas (algumas já utilizam),
entre outros profissionais (com P maiúsculo).
Lembre-se "quem falha em planejar, planeja em falhar" (não lembro o
autor), use o painel de controle em sua empresa e surpreenda-se com
os resultados, seus colaboradores começarão a "usar a cabeça" ao
invés de somente fazer o trivial e novas e criativas soluções e
mercados começarão a surgir bem diante dos seus olhos...
Lorenzo Busato é autor do livro Marketing & Criatividade Casos
Práticos com diversos casos reais de consultoria e ferramentas
práticas para uso imediato em sua empresa e equipe.
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