Pense Bem ao Fazer o Marketing da sua Empresa
Por Nildo Leite Miranda Filho
27/04/2001
É inadmissível que ainda existam gestores apenas voltados para
dentro das suas organizações, quando o correto é adequá-las às
regras do mercado. No atual ambiente empresarial, que é de extrema
competição, as organizações não podem deixar de ficar atentas a
esses detalhes tão importantes à sua sobrevivência. Nunca é tarde
lembrar que o sucesso empresarial advém da total orientação da
organização para o mercado (baseada em análises e estudos), em
planejamentos, em gestão desses planejamentos, da sintonia que
deverá existir entre os departamentos e setores, além das pessoas
competentes que estejam comprometidas e motivadas com a sua missão e
os seus objetivos.
E o marketing? De que forma pode auxiliar? Como utilizar as suas
orientações para posicionar-se, para enfrentar batalhas diárias?
Mas antes de fazer essa abordagem, é necessário algumas advertências
e lembretes importantes para todas as organizações independentemente
de tamanho e finalidades:
Marketing não faz milagres.
Marketing não é propaganda, e propaganda não é a alma do negócio. A
propaganda é parte dos instrumentos de marketing.
Nem todas as pessoas que se apresentam como profissionais de
marketing são ou estão capacitadas. Muitas delas fazem o que
chamamos de "auê", ou seja, fazem apresentações e discursos bonitos
sem conhecimento científico. Trabalham na base do empirismo, do
"achômetro". Iludem os incautos e fazem das organizações os seus
laboratórios experimentais. Por esses detalhes, é fundamental que se
tenha muito cuidado, verificando profundamente a pessoa contratada
(como pessoa física e/ou jurídica).
Feitas essas considerações, passemos então a tratar de MARKETING na
sua essência.
Entendemos que marketing não deve ser apenas um departamento. Ou
melhor, até pode ser, desde que a organização seja feita de forma
coordenada e integrada. No entanto, com os mercados globalizados, a
exigência é mais forte para essa coordenação e integração.
Nesse contexto, é evidente que a preocupação ou os esforços de
marketing nas organizações estejam voltados, entre outros, para:
a) A visão de negócios
b) A ênfase nos processos e no "feedback"
c) Planejar e administrar estrategicamente, pensando no futuro, mas
sem esquecer do presente. Os parâmetros do passado também precisam
ser lembrados.
d) Desenvolvimento das novas ferramentas para alavancagem das vendas
e maiores lucros
e) A ética e o compromisso social
f) A importância da coleta e análise de informações
g) A inovação constante e a mudança adequada e acelerada
h) A transformação das relações entre as pessoas e as mudanças nas
formas do poder
i) A busca incessante pela eficiência, eficácia e efetividade
j) Aproveitar as oportunidades de mercado, lembrando sempre de
conhecer com profundidade o seu público alvo e a forma de se
comunicar com ele
k) Seus custos e lucros, fazendo sempre uma analogia com os padrões
existentes no mercado
l) Elaborar e implementar estratégias, sem perder de vista o foco
m) A consonância com a realidade e o aperfeiçoamento constante
n) A inteligência emocional e o desenvolvimento de habilidades
o) A busca por profissionais especializados que sejam ousados, que
tenham uma visão global, e que saibam trabalhar em equipe.
p) As mudanças e intenções de compras das pessoas e organizações
q) As tendências e megatendências de mercado
r) A necessidade não só de pensar globalmente, mas de agir e
interagir localmente
s) O acompanhamento e monitoramento dos movimentos estratégicos da
concorrência
t) A evolução e a administração do mix de produtos e serviços
u) As auditorias constantes
v) As evoluções nos modelos e processos de comunicação, venda e
distribuição, assim como acontece no comércio eletrônico
w) A fixação de relacionamentos duradouros
x) Conhecimento com bom nível de compreensão e domínio de
informática, marketing direto e internet
y) O posicionamento na mente do consumidor
z) A flexibilidade para mudar sempre que for necessário
Pelo exposto, constata-se a importância e a necessidade de Marketing
, tanto na área estratégica, quanto nas áreas operacionais de toda e
qualquer organização.