Pérolas de Vendas
Por Paulo Araújo
05/12/2007
Convenção de vendas é um grande barato!
Convenções oferecem oportunidades de rever e fazer amigos, aprender
novos conceitos e técnicas. São momentos que nos permitem relembrar
tudo aquilo que sabemos e quase nunca fazemos, mas prometemos que a
partir dali tudo será diferente. Assistimos a inúmeras apresentações
de fornecedores, bem como sobre suas inovações e argumentos de
vendas. Participamos de palestras e treinamentos que nos reciclam e
desenvolvem como profissionais. As melhores partes de uma convenção
são as apresentações das novas campanhas de premiação com realização
de sorteios e fica melhor ainda quando ganhamos alguma coisa.
Convenções de vendas são momentos mágicos, únicos... Mas o que eu
mais gosto mesmo é de estar nas populares rodinhas de conversa em
volta das mesas de coffee break, onde posso ouvir e aprender com
colegas vendedores. E nesses anos todos, atendendo empresas em seus
eventos, colecionei algumas frases que desejo agora compartilhar com
você. Eu as chamo de Pérolas de Vendas. Frases fantásticas, algumas
de uma simplicidade e verdade tamanhas que chegam a assustar, além
de serem muito divertidas.
1. “Se você não faz parte da solução, faz parte do problema!” – Essa
é normalmente dita por gerentes, ao darem aquele recadinho de forma
indireta aos que não atingem as metas. Vamos esquecer o lado
ameaçador da coisa (a famosa degola!) e pensar nesta frase pelo lado
positivo. A pergunta que você tem que se fazer todos os dias é: Em
que eu estou ajudando meu cliente? A reduzir custos, a aumentar a
lucratividade, a qualidade ou produtividade? Eu agrego valor à
empresa em que trabalho? Esteja sempre do lado da “solução”.
2. “Depois que inventaram o ‘tá ruim’, ninguém mais disse ‘tá bom!
’” - Essa é ótima! Quando você visita o cliente e pergunta como
andam os negócios, a resposta é quase sempre a mesma: “Tá fraco”,
“tá ruim” ou “já esteve melhor”. O impressionante é que o país está
crescendo. Ano após ano as vendas aumentam e eu nunca encontro
alguém que diz: “Tá bom demais!” Não pergunte ao seu cliente se seus
negócios vão bem, pergunte se gostaria de ajuda para vender mais.
3. “Quem pede recebe, mas quem se desloca tem preferência!” – Dizem
que o autor da frase é Gentil Cardoso, ex-técnico de vários clubes
cariocas, como Flamengo e Botafogo. Muitos acreditam que foi um dos
descobridores de Garrincha. Aqui a explicação é simples: seja
pró-ativo, não espere e faça acontecer. Inove, prospecte, crie
oportunidades.
4. “Sempre fica um pouco de perfume nas mãos de quem entrega
flores!” – Essa é linda! Chegue sempre com um belo sorriso, bem
disposto, apresentável e com um interesse genuíno em resolver os
problemas do cliente. Esqueça a comissão e pense na solução.
Dinheiro sobrando é sempre conseqüência de um bom trabalho
realizado.
5. “Para vender bem tem que ter preço e produto bom!” – Essa de tão
óbvia chega a doer. Mas este é um dos princípios da competitividade,
ou seja, qualidade e preço compatível com o que o mercado oferece.
Pode também ser uma boa desculpa para quem não atinge as metas ou um
alerta quando muita gente diz isto para você. O fato maior é que se
toda empresa tivesse o melhor produto e o menor preço, não precisava
de vendedor, bastava ter um excelente call center e uma boa mídia no
mercado, que o produto se vendia sozinho. É para isso que existem os
profissionais de vendas. Para mostrar o quanto você, sua empresa e
seus produtos podem contribuir com o crescimento do seu cliente.
6. “Fé em Deus e pé na tábua!” – Quem tem fé vai mais longe, levanta
com firmeza quantas vezes for necessário e sabe que nunca está
sozinho. Agradeça sempre ao Criador pelo trabalho que você tem e
pelos clientes que atende. Ao entrar em qualquer lugar, seja para
fazer uma venda, pós-venda ou até mesmo no concorrente, peça em
silêncio que Ele abençoe a casa e as pessoas que lá estão. Deseje de
coração muita saúde, paz e prosperidade ao próximo. Você vai
perceber que adquirindo este hábito, receberá sempre em dobro.
Afinal, você merece nada menos do que o melhor. É o que eu lhe
desejo!
Paulo Araújo - palestrante e escritor. Autor de “Desperte seu
Talento – dicas essenciais para a sua carreira” - Editora EKO, entre
outros livros. Site: www.pauloaraujo.com.br