Pesquisa de Mercado
08/03/2007
Para melhor atender um mercado-alvo, as organizações devem dispor de
informações relevantes sobre seu campo de atuação, seu negócio, sua
concorrência e especialmente seus clientes. O processo de Pesquisa
de Mercado consiste na definição do problema e dos objetivos de
pesquisa, desenvolvimento do plano de pesquisa, coleta de
informações, análise das informações e apresentação dos resultados
para administração. Ao realizarem pesquisa as organizações devem
decidir se devem coletar os dados ou usar dados já disponíveis.
Devem também decidir sobre qual será a abordagem da pesquisa
(observação, grupo focal, levantamento, experimental) e que
instrumento (questionários ou dispositivos mecânicos) usar.
A principal razão para uma organização adotar a pesquisa de mercado
é a descoberta de uma oportunidade de mercado. Uma vez com a
pesquisa concluída, a empresa deve, cuidadosamente, avaliar suas
oportunidades e decidir em que mercados entrar. Os mercadólogos
dependem ainda da pesquisa de mercado para determinar aquilo que os
consumidores querem e quanto estão dispostos a pagar. Eles esperam
que este processo lhes confira uma vantagem competitiva sustentável.
Tipos de métodos de pesquisa de mercado
Metodologicamente, a pesquisa de mercado faz uso dos seguintes
quatro tipos de métodos:
Pesquisa de mercado qualitativa
Normalmente usada para pequenos números de pesquisados - não
generalizável para o todo da população - a significância estatística
e nível de confiança não são calculados. Exemplos deste tipo de
método são os focus groups, entrevistas em profundidade, e técnicas
de projeção.
Pesquisa de mercado quantitativa
Geralmente usada para tirar conclusões - testa uma hipótese
específica - usa técnicas de amostra por forma a poder fazer
inferências a partir da amostra para a totalidade da população.
Envolve um grande número de respondentes. Exemplos: Inquéritos
estatísticos e questionários.
Técnicas de observação
O pesquisador observa o fenômeno social no seu ambiente natural. As
observações podem ocorrer transversalmente (observações feitas de
uma vez) ou longitudinalmente (observações ocorrem ao longo de
determinados períodos). Exemplos são a análise do uso de produtos e
a utilização de cookies para observar comportamento na internet.
Técnicas experimentais
O pesquisador cria um ambiente quase-artificial para tentar
controlar factores espúrios e depois manipula pelo menos uma das
variáveis. Exemplos são laboratórios de compra e testes de mercado.
Muitas vezes os pesquisadores usam mais do que uma técnica. Eles
podem começar com pesquisa secundária para obter informação básica e
depois conduzir um focus group (pesquisa de mercado qualitativa)
para explorar os assuntos. Finalmente eles podem fazer um inquérito
a nível nacional (pesquisa de mercado quantitativa) por forma a
orientar
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