Pesquisa de Mercado - A Ferramenta
Por Danilo Lali
28/04/2010
A mais antiga ferramenta de pesquisar o que, como, onde e quando o
cliente quer ou deseja ter um produto ou serviço, ainda é a melhor
ferramenta. Utilizada a inúmeras gerações, a pesquisa de mercado é a
ferramenta que dá o parâmetro para tomada de decisões nas empresas,
sendo pesquisa de satisfação, pós venda, atendimento, qualidade e
até de novos produtos.
A pesquisa de mercado direciona empresas à invenção de novos
produtos, à melhora de produtos existentes, à retirada do mercado de
produtos com baixa aceitação e até a tomada de decisão de
estratégias corporativas.
Hoje em dia é fácil ver grandes empresas com várias unidades de
negócios diferentes, são investimentos feitos em novos negócios que
fazem com que seus gestores coloquem marcas consolidadas em novos
segmentos de mercado.
A pesquisa é de fundamental importância na recepção de informações
sobre a qualidade de produtos e principalmente de serviços. E medir
não é fácil, deve-se ter o bom censo, analisar o que será perguntado
e não ter influencia nos resultados. Parte desse trabalho deve ter
também o comprometimento daqueles que o fazem, pois até na pergunta
de um eventual entrevistado/participante, o entrevistador não deve
influenciar a resposta.
Grandes empresas viram seus negócios se afundarem e por serem
grandes, tomaram a decisão de ter não somente um SAC – Serviço de
Atendimento ao Consumidor simples, e sim, uma Gestão de Satisfação
ao Cliente, que com essa gestão, buscam as opiniões dos consumidores
de seus produtos, respeitando suas opiniões, trabalham essas
informações para que se erre cada vez menos.
Outras grandes empresas têm marcas “queimadas” no mercado, mas
trabalham nas pesquisas de mercado, modificam produtos, exige
qualidade dos seus fornecedores, formam novos produtos, criam novas
marcas e retornam fortes ao mercado. São as pesquisas de mercado
dando novos rumos às empresas que, teoricamente, não teriam mais
mercados.
Danilo Lali - Pós Graduado em Competitividade Empresarial e com
Formação Superior de Tecnologia em Marketing, presto o serviço de
Consultoria em Marketing para Pequenas e Médias Empresas, através da
Lali Consultoria em Marketing, além de promover Cursos, Palestras e
Treinamentos. Contatos: E-mail: lali@lalimarketing.com.br. Veja
também o Site: www.lalimarketing.com.br e o Blog Pessoal:
www.danilolali.blogspot.com.