Pesquisa de Mercado Qualitativa
08/03/2007
A pesquisa de mercado qualitativa é um conjunto de técnicas usadas
em marketing e nas ciências sociais, pelas quais são obtidos dados
de um número relativamente pequeno de respondentes, os quais não são
analisados com técnicas estatísticas. Isto diferencia estas técnicas
da pesquisa de mercado quantitativa, na qual um grande número de
respondentes fornece os dados que são analisados estatisticamente.
Um exemplo deste tipo de técnicas são os focus groups.
O papel da pesquisa qualitativa
Os métodos de pesquisa qualitativos são usados primeiramente como um
prelúdio à pesquisa quantitativa. Eles são usados para definir um
problema, generar hipóteses, identificar determinantes e desenvolver
meios de pesquisa quantitativa. São pouco caros e são rápidos. Por
causa do baixo número de respondentes envolvidos, estes métodos de
pesquisa exploratórios não podem ser usados para generalizar para
toda a população. Eles são, no entanto, muito úteis para explorar um
assunto e são usados em grande escala. Eles podem ser melhores do
que os métodos quantitativos testando por debaixo da superfície os
impulsos afetivos e as motivações subconscientes.
Filosofias
A maioria dos métodos qualitativos usa uma filosofia direta: eles
revelam abertamente os fins do estudo e a organização que o
financia. As questões são diretas e concisas. Mas também várias
técnicas qualitativas usam uma filosofia indireta. O verdadeiro
objetivo é mantido em segredo, seja ao afirmar um objetivo falso ou
omitindo qualquer referência a ele. Alguns pesquisadores têm as suas
reservas éticas quanto a esta filosofia. Os pesquisadores que
utilizam esta filosofia consideram que ela fornece respostas mais
honestas e corretas. Se este método é usado, todos os respondentes
devem ser esclarecidos no final das entrevistas sobre o verdadeiro
objetivo da pesquisa e deve ser explicado o motivo porque houve esta
política.
recomendações específicas para o cliente.
Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
WIKIPÉDIA. Desenvolvido pela Wikimedia Foundation. Apresenta
conteúdo enciclopédico.
Este texto é uma reprodução literal, obtido da Wikipedia, publicado
de acordo com as instruções oferecidas por esta renomada
enciclopédia: "Se você desejar utilizar material da Wikipédia nos
seus próprios livros, artigos, sítios ou outras publicações, pode
fazê-lo, mas tem de obedecer à GNU FDL. Se estiver simplesmente a
duplicar o artigo da Wikipédia deverá obedecer à secção 2 da GFDL,
sobre cópia textual."
Artigo 2 da GNU FDL:
2. VERBATIM COPYING
You may copy and distribute the Document in any medium, either
commercially or noncommercially, provided that this License, the
copyright notices, and the license notice saying this License
applies to the Document are reproduced in all copies, and that you
add no other conditions whatsoever to those of this License. You may
not use technical measures to obstruct or control the reading or
further copying of the copies you make or distribute. However, you
may accept compensation in exchange for copies. If you distribute a
large enough number of copies you must also follow the conditions in
section 3.
You may also lend copies, under the same conditions stated above,
and you may publicly display copies.