Pesquisa de Mercado Quantitativa
08/03/2007
A pesquisa de mercado quantitativa é um método de pesquisa de
Mercado que utiliza técnicas estatísticas. Normalmente implica a
construção de inquéritos por questionário.
Procedimentos
1. Definição do problema - Quais os vários aspectos do problema ?
Que informação é necessária
2. Conceituação e operacionalização - Como exatamente é que
definimos os conceitos envolvidos? Como é que os traduzimos em
variáveis observáveis e passíveis de serem medidas ?
3. Especificação da hipótese - Que tese(s) é que queremos testar ?
4. Especificação técnica - Que metodologia usar ? Por exemplo
Inquérito estatístico
5. Especificação das perguntas - Que perguntas fazer ? Por que ordem
?
6. Especificação da escala - Como cotar as preferências ?
7. Especificação da amostra - Qual o total da população ? Que
tamanho é que a amostra deve ter para essa população ? Que métodos
de amostra usar ? Exemplos: cluster sampling, stratified sampling,
simple random sampling, multistage sampling, systematic sampling,
nonprobability sampling
8. Coleta dos dados - correio, telefone, internet...
9. Codificação e re-especificação- Fazer ajustamentos aos dados por
forma a torná-los compatíveis com as técnicas estatísticas e os
objectivos da pesquisa - exemplos: atribuição de números, controles
de consistência, substituições, deleções, ponderar, variáveis dummy,
transformações de escala, estandardização de escala
10. Análise estatística - Empregar várias técnicas descritivas e de
inferência nos dados. Fazer inferências a partir da amostra para a
totalidade da população. Testar os resultados para a significância
estatística.
11. Interpretar e integrar os resultados - o que é que os resultados
significam ? Que conclusões podem ser tiradas ? Como é que estas
descobertas se relacionam com pesquisas semelhantes?
12.Escrever o relatório de pesquisa.
O relatório tem normalmente os seguintes pontos:
a) Sumário executivo;
b)Objetivos;
c)Metodologia;
d)Principais resultados;
e)Gráficos detalhados e diagramas.
Apresente o relatório ao cliente numa apresentação de 10 minutos.
Esteja preparado para perguntas.
Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
WIKIPÉDIA. Desenvolvido pela Wikimedia Foundation. Apresenta
conteúdo enciclopédico.
Este texto é uma reprodução literal, obtido da Wikipedia, publicado
de acordo com as instruções oferecidas por esta renomada
enciclopédia: "Se você desejar utilizar material da Wikipédia nos
seus próprios livros, artigos, sítios ou outras publicações, pode
fazê-lo, mas tem de obedecer à GNU FDL. Se estiver simplesmente a
duplicar o artigo da Wikipédia deverá obedecer à secção 2 da GFDL,
sobre cópia textual."
Artigo 2 da GNU FDL:
2. VERBATIM COPYING
You may copy and distribute the Document in any medium, either
commercially or noncommercially, provided that this License, the
copyright notices, and the license notice saying this License
applies to the Document are reproduced in all copies, and that you
add no other conditions whatsoever to those of this License. You may
not use technical measures to obstruct or control the reading or
further copying of the copies you make or distribute. However, you
may accept compensation in exchange for copies. If you distribute a
large enough number of copies you must also follow the conditions in
section 3.
You may also lend copies, under the same conditions stated above,
and you may publicly display copies.