Planejamento Estratégico Pessoal (Completo)
Por Tom Coelho
16/11/2007
Estamos acostumados a falar sobre planejamento estratégico no âmbito
das corporações. Empresas, instituições e governos preparam,
normalmente no quarto trimestre, novos planos e a revisão de planos
existentes para o ano seguinte, bem como para períodos mais longos.
Mas a proposta deste ensaio é conduzir você na execução de um
planejamento estratégico diferente e especial: o plano de sua vida.
E, para fazê-lo, iremos nos basear em uma metodologia inovadora.
Parte A – O Tripé do Planejamento Estratégico Pessoal
Planejamento estratégico pessoal é o processo de construir o seu
futuro. E tal como nas corporações, a primeira etapa consiste na
definição de três aspectos essenciais: missão, valores e visão.
1. Missão
A missão é a sua razão de existir. Entendê-la habita antigas
questões filosóficas como: “De onde viemos?” e “Para onde vamos?”.
Descobrir sua missão é fruto das perguntas que você se fizer.
Algumas sugestões:
a) O que está incompleto em sua vida?
Procure entender o que falta para sentir-se realizado em termos
profissionais e pessoais.
b) O que gostaria de aprender?
A resposta indicará suas paixões e poderá revelar talentos latentes
que tenha negligenciado no decorrer dos anos, seja pela rotina
imposta pelo cotidiano, seja pelo medo auto-imposto.
c) O que faria se ganhasse um grande prêmio numa loteria?
O propósito é observar se há planos que você tem adiado
indefinidamente sob a alegação de falta de recursos. É possível que
sua missão esteja mergulhada neste pântano sombrio desenhado em sua
mente e que a realização deste sonho seja exeqüível mesmo diante da
ausência de dinheiro.
d) O que faria se tivesse somente seis meses de vida?
É uma questão lúgubre, sei disso. Mas ela se faz necessária para que
você avalie suas reais prioridades e reflita sobre como tem
gerenciado seu recurso mais significativo e perene: seu tempo.
e) Imagine-se em seu enterro...
A exemplo da pergunta anterior, este é um exercício revelador. A
proposta é que você se imagine nesta situação e procure identificar
três pessoas de seu relacionamento: um familiar, um amigo e um
colega de trabalho. Ouça o que estão dizendo sobre você e quais os
sentimentos que delas afloram. Talvez perceba como as tem tratado e
quanto de amizade, carinho e amor tem oferecido àqueles que lhe são
importantes.
Após todos estes questionamentos, analise suas respostas. Elas
indicarão seu legado, ou seja, a contribuição que deixará para o
mundo e através da qual poderá eternizar seu nome e seus feitos.
2. Valores
Os valores são os princípios que guiam as decisões e balizam o
comportamento no cumprimento da missão.
Desde muito cedo, por influência de nossos pais e familiares,
estabelecemos um conjunto de valores. Mas as pessoas, o ambiente, as
crenças e as circunstâncias agem no sentido de modificá-los. Um bom
exemplo desta mutabilidade dos valores é o estatuto da pena de
morte. Você pode ser absolutamente contrário à aplicação da sentença
capital. Porém, se um ente querido for vitimado por um ato de
violência extrema, é possível que você passe a tolerá-la em
condições excepcionais.
Para encontrar seus valores:
a) Identifique os princípios que governam sua vida.
É uma tarefa demorada e que ordena alta concentração e reflexão.
Verifique os valores mais recorrentes em seus pensamentos e ações.
Podem ser a integridade e a justiça, indicando um perfil voltado à
conduta social; ou a humildade e a generosidade, sinalizando para
foco em serviços ao próximo; ou a autonomia e a autoconfiança,
apontando para o egocentrismo. Pode ser um conjunto de todos eles.
Não importa. O fundamental é que os aspectos selecionados
representem o que você de fato é, e não o que gostaria que as
pessoas pensassem a seu respeito. Assim, escolha valores inerentes
ao seu caráter e não à sua reputação.
b) Coloque-os em ordem de prioridade.
Após selecionar entre cinco e sete valores, procure ordená-los de
acordo com o grau de importância relativa. É um momento decisivo,
pois exigirá que você faça escolhas. Neste momento ficará
evidenciado se os valores preponderantes são materiais ou
emocionais, individuais ou coletivos.
c) Escreva um parágrafo para cada um dos valores escolhidos.
É o momento de unir razão e emoção, cabeça e coração. Coloque no
papel o porquê de suas escolhas, leia com atenção e reflita.
Ao final você terá escrito o que denomino “Constituição Pessoal”. É
sua carta de valores, pessoal e intransferível. Carregue consigo
esta pequena lista, leia-a regularmente e tome suas decisões com
base nela. Uma atitude em desacordo com seus valores deverá causar
desconforto, incômodo até, ensejando uma mudança atitudinal ou uma
revisão dos valores selecionados.
3. Visão
A visão é a explicitação do que você espera e acredita para o seu
futuro. É uma imagem mental poderosa que tem a propriedade de
materializar sonhos.
Para construir uma visão de futuro:
a) Imagine-se daqui a alguns anos.
Onde você estará em um, cinco, dez e 25 anos? O que estará fazendo?
Quais terão sido suas realizações? Quem terá conhecido? O que terá
aprendido?
b) Adote um “diário do futuro”.
Há quem ainda escreva diários, um registro pessoal e muitas vezes
secreto de comportamentos, pensamentos e ações. Modernamente os
diários ganharam o mundo virtual através dos blogs. Em qualquer dos
casos, faça seus relatos não sobre o passado, mas sobre o futuro que
imaginou conforme sugestão anterior. Seja detalhista, entusiasmado e
profético ao discorrer suas palavras.
c) Projete o filme da sua vida.
Reúna suas experiências passadas e sua visão de futuro, ambas
ilustradas pelos seus diários do passado e do futuro, para imaginar
o filme de sua vida, uma película extraordinária onde você figura
como diretor e protagonista de sua própria história.
Ao vislumbrar seu futuro, lembre-se de desenhá-lo com cores alegres,
vibrantes e positivas. O que hoje se conceitua como “leis da
atração” nada mais é do que uma imagem mental positiva amparada por
ação concreta em direção da realização e da conquista do sucesso.
Parte B – A Caixa de Ferramentas
Os convencionais 4Ps, apresentados por Jerome McCarthy em sua obra
Basic Marketing, de 1960, como únicas variáveis relevantes do
chamado composto mercadológico, receberam uma abordagem inovadora.
Mais de quarenta anos de estudo e trabalho permitiram a Francisco
Alberto Madia de Souza, presidente da Madia Mundo Marketing,
desenvolver uma matriz fantástica formada por 12Ps, conforme
apresentaremos adiante.
1. PEST
Agora que já descobriu sua missão de vida, selecionou os valores que
irão balizar seus comportamentos e ações e determinou onde pretende
estar a partir de sua visão do futuro, deverá fazer uma análise
atenta do ambiente externo, ou seja, o ambiente Político, Econômico,
Social e Tecnológico no qual está inserido.
O ambiente político ganhou notoriedade ainda maior dentro da atual
conjuntura do país devido aos desmandos envolvendo governantes de
todas as esferas do poder, colocando a ética no centro das atenções.
Assim, a conduta moral ilibada passou a ser, além de louvável,
pré-requisito para viver em sociedade e edificar a imagem pessoal.
O ambiente econômico pode ser resumido na força de uma palavra:
globalização. Muros e cortinas ruíram, decretando o fim das
fronteiras físicas. Telefones e computadores encurtaram distâncias.
Caminhamos para idiomas e moedas universais, promovendo uma
aproximação cultural sem precedentes.
O ambiente social, como que por decorrência dos anteriores, acionou
o alerta da responsabilidade socioambiental. As desigualdades entre
os povos precisam ser dirimidas. O crescimento não pode ser de
poucos e o desenvolvimento precisa ser sustentável para não
comprometer as gerações futuras.
O ambiente tecnológico legou-nos a inovação e com ela a certeza de
que sempre será possível fazer melhor, mais rápido e mais barato. É
um retorno a cinco séculos antes de Cristo e a dialética de
Heráclito de Éfeso que dizia: “Tudo flui, nada persiste, nem
permanece o mesmo”.
Do ambiente externo aprendemos que devemos estar em constante busca
pelo conhecimento e pela inovação, agindo num mundo globalizado com
ética e foco na sustentabilidade.
2. Phocus
Compreendido o ambiente externo, estabeleça seu foco de atuação.
Pode parecer elementar, mas muitos se equivocam neste instante,
comprometendo o resultado de todo o planejamento. E erram ou por
constituir muitos focos ou por eleger como primordial o objetivo
inadequado.
Várias flechas não garantem o acerto do alvo, e vários alvos
confundem o arqueiro. Por isso, a definição deve ser clara,
analítica e específica. Procure fundamentá-la em sua missão,
orientá-la pelos seus valores e traçá-la em direção à sua visão.
Resista à tentação de definir seu foco por interferência de
terceiros. Isso acontece, por exemplo, com jovens em estágio
pré-vestibular, por ocasião da escolha do curso superior, quando
optam pela mesma carreira dos pais ou seguem à risca a sugestão de
amigos ou familiares.
É também comum a definição do foco por influências de cunho
conjuntural, como moda ou expectativa momentânea de ganhos
financeiros elevados. Assim pode-se notar com profissionais que
escolheram carreiras a partir da análise de pesquisas salariais,
negligenciando seus anseios de realização e talentos pessoais.
Invariavelmente a desilusão os visita com brevidade, trazendo-lhes o
desafio do recomeço ou o equívoco de persistir no erro.
3. Positioning
O posicionamento consiste no planejamento e organização de sua
identidade pessoal. Representa todos os sinais e códigos de
comunicação transmitidos por seu estilo e personalidade.
O objetivo é delimitar, baseado no seu phocus, as características
mais singulares que nortearão a construção de sua imagem com intuito
de conquistar o respeito, a admiração e a confiança das pessoas.
4. Product
Observado como se fora um produto, é o momento de trabalhar seu
marketing pessoal, projetando uma imagem de marca em relação a si a
partir de dois níveis essenciais: a embalagem e o conteúdo.
O aspecto externo é o princípio de tudo, pois você não terá uma
segunda oportunidade de causar uma primeira boa impressão. Portanto,
cuide de sua aparência, trajando-se com propriedade, evitando o uso
excessivo de acessórios e cosméticos, aprendendo regras de etiqueta
e melhorando seu vocabulário, tanto falado quanto escrito.
Mas embora o design seja determinante, se o que estiver por dentro
não lastrear a expectativa criada, você seguramente deixará de se
estabelecer. Por isso, atente para sua formação acadêmica. Estude
com regularidade e aprenda outros idiomas. Seja uma pessoa
autêntica, transparente e íntegra. É o melhor caminho para
conquistar a confiança e simpatia das pessoas.
5. Promotion
Não adianta fazer a melhor coisa do mundo ou ter atributos
invejáveis se ninguém tomar conhecimento. É preciso comunicar e
repercutir. Esta ferramenta poderia ser traduzida literalmente por
promoção, mas envolve mais do que isso: é o campo da propaganda e da
comunicação.
Por isso, tenha sempre seu cartão de visitas à mão, mesmo que esteja
desempregado. Crie um blog ou website pessoal e participe de
comunidades na internet. Depois crie suas próprias comunidades.
Se gostar de escrever, publique artigos. E depois um livro. Se não
gostar de escrever, comece a ler mais e aprenda a escrever.
Além disso, participe de eventos para ver e ser visto. E todo tipo
de evento. Shows, seminários, feiras, reuniões de condomínio.
Procure freqüentar ambientes variados para ter acesso a pessoas
diferentes, com formação, cultura e idéias diversas.
Faça um curso de expressão verbal e aprenda a arte da retórica. A
habilidade de falar em público abre portas e eleva a auto-estima e a
autoconfiança.
O resultado final deste processo de comunicação é uma ampla rede de
relacionamento, o tão comentado networking. Procure criá-la e
expandi-la em sintonia com o seu phocus.
6. Place
Falamos aqui de distribuição. Utilizando as técnicas de comunicação
sugeridas no tópico anterior, suas idéias e ideais poderão ser
conhecidos por todos que se sentirem seduzidos a visitar seu sítio
na internet.
A reunião de opiniões qualificadas e networking extenso pode
proporcionar grande alcance e destaque para seus conceitos e sua
imagem. Mas lembre-se de guardar fidelidade e alinhamento à sua
missão. Com base nela, seu place, ou seu mundo, poderá acertadamente
se restringir não aos cinco continentes, mas apenas à sua
comunidade.
Finalizando o ensaio, as últimas ferramentas para a construção de um
planejamento estratégico pessoal vitorioso.
7. Price
O preço é absoluto, mas o valor é sempre relativo.
O preço é um atributo típico dos produtos. E estes têm sido
comoditizados ao longo do tempo. Olhe ao seu redor e analise
produtos similares de diferentes marcas das mais variadas empresas.
Analogamente, todos nós, tomados como produtos no mercado de
trabalho, também nos assemelhamos. Nossas competências técnicas são
muito próximas, posto que ensinadas nas mesmas escolas, com
metodologias parecidas e mesmos livros didáticos. O que outrora fora
um diferencial, como o domínio de um segundo idioma ou um título de
pós-graduação, hoje representa apenas igualdade de condições junto
aos demais profissionais.
Como se não bastasse, tudo concorre com tudo agora. A competição é
pelo tempo e pelo dinheiro do consumidor potencial. No restaurante,
refrigerante compete com tubaína, mas também com suco, água natural
e aromatizada pela preferência do cliente. No hospital,
cardiologista concorre com oncologista, mas também com
administradores, advogados e até engenheiros pela direção do
estabelecimento.
Mas todo produto encerra em si a prestação de um serviço. E é neste
campo que o jogo pode e deve ser jogado. Saem os predicados
objetivos, entram os subjetivos. Em lugar da forma, o conteúdo. Em
vez do palpável, o intangível.
Atendimento é a palavra de ordem. O bom atendimento, vale frisar.
Atendimento que deriva de atenção, da capacidade de direcionar não
somente olhos e ouvidos, mas os cinco sentidos para acolher a uma
demanda qualquer.
Imagem que se fortalece, valor que se tonifica.
8. People
A era do conhecimento colocou as pessoas em primeiro lugar,
suplantando as máquinas.
E a importância das pessoas começa pelo cliente, esta entidade
poderosa dotada da propriedade de fazer uma companhia prosperar ou
capitular.
Porém, há um cliente específico, igualmente significativo, mas cuja
relevância precede ao anterior. Trata-se do cliente interno, formado
pelos parceiros de trabalho, seja qual for o ambiente. São eles os
seus colegas de trabalho, de todos os níveis hierárquicos, e os
demais alunos matriculados no seu curso universitário, ao lado de
todo o corpo docente.
Da harmonia no relacionamento interpessoal cultivado junto a estes
pares depende o êxito de qualquer empreitada. No mundo corporativo,
por exemplo, um ambiente saudável entre os colaboradores permite a
formação de equipes altamente comprometidas com a organização o que
se traduz em excelência no atendimento ao cliente externo,
possibilitando sua fidelização.
O instrumento utilizado neste processo de evolução das relações
internas atende pelo nome de endomarketing.
É através das pessoas que poderá colher impressões reais a seu
respeito tencionando praticar o kaizen, ou aprimoramento contínuo. E
um dos melhores expedientes de coleta de informações é um
questionário para levantamento de pontos fortes e fracos.
Experimente aplicá-lo junto a pessoas de seu relacionamento que,
mais do que amigas, sejam justas e dispostas a auxiliar você na
busca pelo autoconhecimento.
9. Providers
Fornecedores já foram tidos como uma espécie de “mal necessário”.
Eram tempos em que os monopólios reinavam absolutos impondo-nos
preços, prazos e condições.
A tecnologia, a profusão e difusão das inovações, a expansão dos
mercados, enfim, as novas relações de consumo alteraram o perfil dos
providers. E, por decorrência do exposto na variável anterior, o
endomarketing tornou você cliente e fornecedor ao mesmo tempo.
A necessidade de concentrar tempo, recursos e energia no phocus
propiciou o surgimento da terceirização. Tal como empresas passaram
a se dedicar quase integralmente à sua atividade-fim, delegando
operações acessórias a outras companhias para elevar sua
competitividade, da mesma maneira você deve conduzir sua carreira.
Exemplificando a partir de temas já abordados, contrate um
especialista para desenvolver seu website em vez de aprender
recursos de programação apenas para esta finalidade. Confeccione
seus cartões de visita em uma gráfica, ao invés de produzi-los
artesanalmente em sua impressora. Abrace o profissionalismo como
lema, pois cada decisão, por menor que seja, impacta sua imagem.
Ao contratar estes novos parceiros, certifique-se de que eles
trabalham em sintonia com seus valores e podem atender suas demandas
dentro de condições favoráveis.
E, por derradeiro, no papel de fornecedor, considere a possibilidade
de trabalhar no sistema home office, ou seja, a partir de um
escritório estruturado em sua própria residência. Esta pode ser uma
alternativa secundária para uma atividade suplementar que com o
tempo possa assumir o posto de principal. Mas tenha consigo a
recomendação de que para ter sucesso nesta iniciativa é preciso mais
do que infra-estrutura. Preparo, organização e disciplina são
quesitos fundamentais.
10. Post-Place
A primeira venda não é a mais difícil de ser realizada. É a segunda,
porque sinaliza fidelidade. Este conceito vale para produtos, vale
para serviços, vale para sua imagem e para a atividade que
desempenhar. Você pode chamá-lo de aftermarketing, porque vem depois
da venda.
Pergunte-se: quantas vezes você já acionou um SAC – Serviço de
Atendimento ao Cliente, tendo seu problema resolvido? Em quantas
ocasiões recebeu um telefonema de retorno de alguém para
agradecer-lhe pela presença ou participação num evento qualquer?
Costumo dizer que nós somos maus amantes, porque costumamos lutar
por nossas conquistas e desmerecê-las logo em seguida, tão logo seja
superado o sabor do desafio.
Por isso, aprenda a agradecer. Agradeça não apenas por presentes
recebidos, mas também por um sorriso, por uma singela mensagem.
Cultive o hábito de jamais deixar alguém sem resposta, ainda que ela
seja negativa ou inconclusa.
Retorne telefonemas recebidos, recados remetidos, mensagens
postadas. Cumprimente com cordialidade as pessoas que encontrar,
mesmo que acidentalmente. Vale para o frentista, o ascensorista, o
operador de caixa.
Coloque-se disponível às pessoas. Evite criar barreiras, forjar
obstáculos, tornar-se inacessível como se isso fosse torná-lo mais
importante, desejado ou respeitado. O mundo anda carente de alegrias
e basta uma delas para combater muitas tristezas. A gratidão e a
benevolência não trazem a felicidade, mas ajudam a assegurá-la.
11. Protection
Esteja atento para assuntos relacionados à proteção legal. Primeiro,
para resguardar a si mesmo e à sua imagem. Segundo, para evitar o
inverso, ou seja, que você, desafortunadamente, por um lapso em uma
fração de segundos, invada a privacidade alheia, cometa um plágio,
ultrapasse a linha tênue que muitas vezes separa o plausível do
inaceitável.
Procure patentear sua marca pessoal, caso crie uma. Registre seu
domínio www. Conheça o código de ética da sua categoria profissional
e estude o código de conduta da sua empresa. Leia e aprenda a
interpretar o Código de Defesa do Consumidor e a Constituição
Federal.
12. Percognitiom
A última variável das ferramentas para edificação de seu
planejamento estratégico pessoal é um neologismo em inglês que
representa uma seqüência de ações capazes de referendar os passos
anteriores: percepção, reconhecimento, reputação, imagem e marca.
Isso posto, todo o planejamento só poderá ser qualificado como
válido se houver a percepção de suas qualidades e atributos. Uma vez
percebido ou notado, que você seja reconhecido e, ato contínuo,
reputado positivamente. Então ocorrerá a experimentação,
representada pelas oportunidades de interação que conduzam à
convivência, respaldando uma imagem sólida que se incorpore à sua
marca pessoal.
O percognitiom é fruto de um processo de diferenciação capaz de lhe
tornar dotado de características únicas e indissociáveis,
suficientes para conquistar a o respeito, a admiração e a confiança
das pessoas em seus corações e mentes.
Lembre-se de que o hoje é a vitória sobre o você de ontem e a
preparação para o seu amanhã. Falhar em planejar é planejar falhar.
Tom Coelho, com formação em Publicidade pela ESPM, Economia pela
USP, especialização em Marketing pela Madia Marketing School e em
Qualidade de Vida no Trabalho pela USP, é consultor, professor
universitário, escritor e palestrante. Diretor da Infinity
Consulting, Diretor Estadual do NJE/Ciesp e VP de Negócios da AAPSA.
Contatos através do e-mail tomcoelho@tomcoelho.com.br. Visite:
www.tomcoelho.com.br.