Planejamento Estratégico Pessoal (parte 1)
Por Tom Coelho
23/10/2007
Planejamento
Estratégico Pessoal (parte 2)
Planejamento
Estratégico Pessoal (parte 3)
Estamos acostumados a falar sobre planejamento estratégico no âmbito
das corporações. Empresas, instituições e governos preparam,
normalmente no quarto trimestre, novos planos e a revisão de planos
existentes para o ano seguinte, bem como para períodos mais longos.
Mas a proposta deste ensaio é conduzir você na execução de um
planejamento estratégico diferente e especial: o plano de sua vida.
E, para fazê-lo, iremos nos basear em uma metodologia inovadora.
Parte A – O Tripé do Planejamento Estratégico Pessoal
Planejamento estratégico pessoal é o processo de construir o seu
futuro. E tal como nas corporações, a primeira etapa consiste na
definição de três aspectos essenciais: missão, valores e visão.
1. Missão
A missão é a sua razão de existir. Entendê-la habita antigas
questões filosóficas como: “De onde viemos?” e “Para onde vamos?”.
Descobrir sua missão é fruto das perguntas que você se fizer.
Algumas sugestões:
a) O que está incompleto em sua vida?
Procure entender o que falta para sentir-se realizado em termos
profissionais e pessoais.
b) O que gostaria de aprender?
A resposta indicará suas paixões e poderá revelar talentos latentes
que tenha negligenciado no decorrer dos anos, seja pela rotina
imposta pelo cotidiano, seja pelo medo auto-imposto.
c) O que faria se ganhasse um grande prêmio numa loteria?
O propósito é observar se há planos que você tem adiado
indefinidamente sob a alegação de falta de recursos. É possível que
sua missão esteja mergulhada neste pântano sombrio desenhado em sua
mente e que a realização deste sonho seja exeqüível mesmo diante da
ausência de dinheiro.
d) O que faria se tivesse somente seis meses de vida?
É uma questão lúgubre, sei disso. Mas ela se faz necessária para que
você avalie suas reais prioridades e reflita sobre como tem
gerenciado seu recurso mais significativo e perene: seu tempo.
e) Imagine-se em seu enterro...
A exemplo da pergunta anterior, este é um exercício revelador. A
proposta é que você se imagine nesta situação e procure identificar
três pessoas de seu relacionamento: um familiar, um amigo e um
colega de trabalho. Ouça o que estão dizendo sobre você e quais os
sentimentos que delas afloram. Talvez perceba como as tem tratado e
quanto de amizade, carinho e amor tem oferecido àqueles que lhe são
importantes.
Após todos estes questionamentos, analise suas respostas. Elas
indicarão seu legado, ou seja, a contribuição que deixará para o
mundo e através da qual poderá eternizar seu nome e seus feitos.
2. Valores
Os valores são os princípios que guiam as decisões e balizam o
comportamento no cumprimento da missão.
Desde muito cedo, por influência de nossos pais e familiares,
estabelecemos um conjunto de valores. Mas as pessoas, o ambiente, as
crenças e as circunstâncias agem no sentido de modificá-los. Um bom
exemplo desta mutabilidade dos valores é o estatuto da pena de
morte. Você pode ser absolutamente contrário à aplicação da sentença
capital. Porém, se um ente querido for vitimado por um ato de
violência extrema, é possível que você passe a tolerá-la em
condições excepcionais.
Para encontrar seus valores:
a) Identifique os princípios que governam sua vida.
É uma tarefa demorada e que ordena alta concentração e reflexão.
Verifique os valores mais recorrentes em seus pensamentos e ações.
Podem ser a integridade e a justiça, indicando um perfil voltado à
conduta social; ou a humildade e a generosidade, sinalizando para
foco em serviços ao próximo; ou a autonomia e a autoconfiança,
apontando para o egocentrismo. Pode ser um conjunto de todos eles.
Não importa. O fundamental é que os aspectos selecionados
representem o que você de fato é, e não o que gostaria que as
pessoas pensassem a seu respeito. Assim, escolha valores inerentes
ao seu caráter e não à sua reputação.
b) Coloque-os em ordem de prioridade.
Após selecionar entre cinco e sete valores, procure ordená-los de
acordo com o grau de importância relativa. É um momento decisivo,
pois exigirá que você faça escolhas. Neste momento ficará
evidenciado se os valores preponderantes são materiais ou
emocionais, individuais ou coletivos.
c) Escreva um parágrafo para cada um dos valores escolhidos.
É o momento de unir razão e emoção, cabeça e coração. Coloque no
papel o porquê de suas escolhas, leia com atenção e reflita.
Ao final você terá escrito o que denomino “Constituição Pessoal”. É
sua carta de valores, pessoal e intransferível. Carregue consigo
esta pequena lista, leia-a regularmente e tome suas decisões com
base nela. Uma atitude em desacordo com seus valores deverá causar
desconforto, incômodo até, ensejando uma mudança atitudinal ou uma
revisão dos valores selecionados.
3. Visão
A visão é a explicitação do que você espera e acredita para o seu
futuro. É uma imagem mental poderosa que tem a propriedade de
materializar sonhos.
Para construir uma visão de futuro:
a) Imagine-se daqui a alguns anos.
Onde você estará em um, cinco, dez e 25 anos? O que estará fazendo?
Quais terão sido suas realizações? Quem terá conhecido? O que terá
aprendido?
b) Adote um “diário do futuro”.
Há quem ainda escreva diários, um registro pessoal e muitas vezes
secreto de comportamentos, pensamentos e ações. Modernamente os
diários ganharam o mundo virtual através dos blogs. Em qualquer dos
casos, faça seus relatos não sobre o passado, mas sobre o futuro que
imaginou conforme sugestão anterior. Seja detalhista, entusiasmado e
profético ao discorrer suas palavras.
c) Projete o filme da sua vida.
Reúna suas experiências passadas e sua visão de futuro, ambas
ilustradas pelos seus diários do passado e do futuro, para imaginar
o filme de sua vida, uma película extraordinária onde você figura
como diretor e protagonista de sua própria história.
Ao vislumbrar seu futuro, lembre-se de desenhá-lo com cores alegres,
vibrantes e positivas. O que hoje se conceitua como “leis da
atração” nada mais é do que uma imagem mental positiva amparada por
ação concreta em direção da realização e da conquista do sucesso.
Tom Coelho, com formação em Publicidade pela ESPM, Economia pela
USP, especialização em Marketing pela Madia Marketing School e em
Qualidade de Vida no Trabalho pela USP, é consultor, professor
universitário, escritor e palestrante. Diretor da Infinity
Consulting, Diretor Estadual do NJE/Ciesp e VP de Negócios da AAPSA.
Contatos através do e-mail tomcoelho@tomcoelho.com.br. Visite:
www.tomcoelho.com.br.