Planejamento Estratégico Pessoal (parte 2)
Por Tom Coelho
08/11/2007
Planejamento
Estratégico Pessoal (Parte 1)
Planejamento
Estratégico Pessoal (Parte 3)
Parte B – A Caixa de Ferramentas
Os convencionais 4Ps, apresentados por Jerome McCarthy em sua obra
Basic Marketing, de 1960, como únicas variáveis relevantes do
chamado composto mercadológico, receberam uma abordagem inovadora.
Mais de quarenta anos de estudo e trabalho permitiram a Francisco
Alberto Madia de Souza, presidente da Madia Mundo Marketing,
desenvolver uma matriz fantástica formada por 12Ps, conforme
apresentaremos adiante.
1. PEST
Agora que já descobriu sua missão de vida, selecionou os valores que
irão balizar seus comportamentos e ações e determinou onde pretende
estar a partir de sua visão do futuro, deverá fazer uma análise
atenta do ambiente externo, ou seja, o ambiente Político, Econômico,
Social e Tecnológico no qual está inserido.
O ambiente político ganhou notoriedade ainda maior dentro da atual
conjuntura do país devido aos desmandos envolvendo governantes de
todas as esferas do poder, colocando a ética no centro das atenções.
Assim, a conduta moral ilibada passou a ser, além de louvável,
pré-requisito para viver em sociedade e edificar a imagem pessoal.
O ambiente econômico pode ser resumido na força de uma palavra:
globalização. Muros e cortinas ruíram, decretando o fim das
fronteiras físicas. Telefones e computadores encurtaram distâncias.
Caminhamos para idiomas e moedas universais, promovendo uma
aproximação cultural sem precedentes.
O ambiente social, como que por decorrência dos anteriores, acionou
o alerta da responsabilidade socioambiental. As desigualdades entre
os povos precisam ser dirimidas. O crescimento não pode ser de
poucos e o desenvolvimento precisa ser sustentável para não
comprometer as gerações futuras.
O ambiente tecnológico legou-nos a inovação e com ela a certeza de
que sempre será possível fazer melhor, mais rápido e mais barato. É
um retorno a cinco séculos antes de Cristo e a dialética de
Heráclito de Éfeso que dizia: “Tudo flui, nada persiste, nem
permanece o mesmo”.
Do ambiente externo aprendemos que devemos estar em constante busca
pelo conhecimento e pela inovação, agindo num mundo globalizado com
ética e foco na sustentabilidade.
2. Phocus
Compreendido o ambiente externo, estabeleça seu foco de atuação.
Pode parecer elementar, mas muitos se equivocam neste instante,
comprometendo o resultado de todo o planejamento. E erram ou por
constituir muitos focos ou por eleger como primordial o objetivo
inadequado.
Várias flechas não garantem o acerto do alvo, e vários alvos
confundem o arqueiro. Por isso, a definição deve ser clara,
analítica e específica. Procure fundamentá-la em sua missão,
orientá-la pelos seus valores e traçá-la em direção à sua visão.
Resista à tentação de definir seu foco por interferência de
terceiros. Isso acontece, por exemplo, com jovens em estágio
pré-vestibular, por ocasião da escolha do curso superior, quando
optam pela mesma carreira dos pais ou seguem à risca a sugestão de
amigos ou familiares.
É também comum a definição do foco por influências de cunho
conjuntural, como moda ou expectativa momentânea de ganhos
financeiros elevados. Assim pode-se notar com profissionais que
escolheram carreiras a partir da análise de pesquisas salariais,
negligenciando seus anseios de realização e talentos pessoais.
Invariavelmente a desilusão os visita com brevidade, trazendo-lhes o
desafio do recomeço ou o equívoco de persistir no erro.
3. Positioning
O posicionamento consiste no planejamento e organização de sua
identidade pessoal. Representa todos os sinais e códigos de
comunicação transmitidos por seu estilo e personalidade.
O objetivo é delimitar, baseado no seu phocus, as características
mais singulares que nortearão a construção de sua imagem com intuito
de conquistar o respeito, a admiração e a confiança das pessoas.
4. Product
Observado como se fora um produto, é o momento de trabalhar seu
marketing pessoal, projetando uma imagem de marca em relação a si a
partir de dois níveis essenciais: a embalagem e o conteúdo.
O aspecto externo é o princípio de tudo, pois você não terá uma
segunda oportunidade de causar uma primeira boa impressão. Portanto,
cuide de sua aparência, trajando-se com propriedade, evitando o uso
excessivo de acessórios e cosméticos, aprendendo regras de etiqueta
e melhorando seu vocabulário, tanto falado quanto escrito.
Mas embora o design seja determinante, se o que estiver por dentro
não lastrear a expectativa criada, você seguramente deixará de se
estabelecer. Por isso, atente para sua formação acadêmica. Estude
com regularidade e aprenda outros idiomas. Seja uma pessoa
autêntica, transparente e íntegra. É o melhor caminho para
conquistar a confiança e simpatia das pessoas.
5. Promotion
Não adianta fazer a melhor coisa do mundo ou ter atributos
invejáveis se ninguém tomar conhecimento. É preciso comunicar e
repercutir. Esta ferramenta poderia ser traduzida literalmente por
promoção, mas envolve mais do que isso: é o campo da propaganda e da
comunicação.
Por isso, tenha sempre seu cartão de visitas à mão, mesmo que esteja
desempregado. Crie um blog ou website pessoal e participe de
comunidades na internet. Depois crie suas próprias comunidades.
Se gostar de escrever, publique artigos. E depois um livro. Se não
gostar de escrever, comece a ler mais e aprenda a escrever.
Além disso, participe de eventos para ver e ser visto. E todo tipo
de evento. Shows, seminários, feiras, reuniões de condomínio.
Procure freqüentar ambientes variados para ter acesso a pessoas
diferentes, com formação, cultura e idéias diversas.
Faça um curso de expressão verbal e aprenda a arte da retórica. A
habilidade de falar em público abre portas e eleva a auto-estima e a
autoconfiança.
O resultado final deste processo de comunicação é uma ampla rede de
relacionamento, o tão comentado networking. Procure criá-la e
expandi-la em sintonia com o seu phocus.
6. Place
Falamos aqui de distribuição. Utilizando as técnicas de comunicação
sugeridas no tópico anterior, suas idéias e ideais poderão ser
conhecidos por todos que se sentirem seduzidos a visitar seu sítio
na internet.
A reunião de opiniões qualificadas e networking extenso pode
proporcionar grande alcance e destaque para seus conceitos e sua
imagem. Mas lembre-se de guardar fidelidade e alinhamento à sua
missão. Com base nela, seu place, ou seu mundo, poderá acertadamente
se restringir não aos cinco continentes, mas apenas à sua
comunidade.
Tom Coelho, com formação em Publicidade pela ESPM, Economia pela
USP, especialização em Marketing pela Madia Marketing School e em
Qualidade de Vida no Trabalho pela USP, é consultor, professor
universitário, escritor e palestrante. Diretor da Infinity
Consulting, Diretor Estadual do NJE/Ciesp e VP de Negócios da AAPSA.
Contatos através do e-mail tomcoelho@tomcoelho.com.br. Visite:
www.tomcoelho.com.br.