Planejamento Estratégico Pessoal (parte 3)
Por Tom Coelho
16/11/2007
Planejamento
Estratégico Pessoal (Parte 1)
Planejamento
Estratégico Pessoal (Parte 2)
Finalizando o ensaio, as últimas ferramentas para a construção de um
planejamento estratégico pessoal vitorioso.
7. Price
O preço é absoluto, mas o valor é sempre relativo.
O preço é um atributo típico dos produtos. E estes têm sido
comoditizados ao longo do tempo. Olhe ao seu redor e analise
produtos similares de diferentes marcas das mais variadas empresas.
Analogamente, todos nós, tomados como produtos no mercado de
trabalho, também nos assemelhamos. Nossas competências técnicas são
muito próximas, posto que ensinadas nas mesmas escolas, com
metodologias parecidas e mesmos livros didáticos. O que outrora fora
um diferencial, como o domínio de um segundo idioma ou um título de
pós-graduação, hoje representa apenas igualdade de condições junto
aos demais profissionais.
Como se não bastasse, tudo concorre com tudo agora. A competição é
pelo tempo e pelo dinheiro do consumidor potencial. No restaurante,
refrigerante compete com tubaína, mas também com suco, água natural
e aromatizada pela preferência do cliente. No hospital,
cardiologista concorre com oncologista, mas também com
administradores, advogados e até engenheiros pela direção do
estabelecimento.
Mas todo produto encerra em si a prestação de um serviço. E é neste
campo que o jogo pode e deve ser jogado. Saem os predicados
objetivos, entram os subjetivos. Em lugar da forma, o conteúdo. Em
vez do palpável, o intangível.
Atendimento é a palavra de ordem. O bom atendimento, vale frisar.
Atendimento que deriva de atenção, da capacidade de direcionar não
somente olhos e ouvidos, mas os cinco sentidos para acolher a uma
demanda qualquer.
Imagem que se fortalece, valor que se tonifica.
8. People
A era do conhecimento colocou as pessoas em primeiro lugar,
suplantando as máquinas.
E a importância das pessoas começa pelo cliente, esta entidade
poderosa dotada da propriedade de fazer uma companhia prosperar ou
capitular.
Porém, há um cliente específico, igualmente significativo, mas cuja
relevância precede ao anterior. Trata-se do cliente interno, formado
pelos parceiros de trabalho, seja qual for o ambiente. São eles os
seus colegas de trabalho, de todos os níveis hierárquicos, e os
demais alunos matriculados no seu curso universitário, ao lado de
todo o corpo docente.
Da harmonia no relacionamento interpessoal cultivado junto a estes
pares depende o êxito de qualquer empreitada. No mundo corporativo,
por exemplo, um ambiente saudável entre os colaboradores permite a
formação de equipes altamente comprometidas com a organização o que
se traduz em excelência no atendimento ao cliente externo,
possibilitando sua fidelização.
O instrumento utilizado neste processo de evolução das relações
internas atende pelo nome de endomarketing.
É através das pessoas que poderá colher impressões reais a seu
respeito tencionando praticar o kaizen, ou aprimoramento contínuo. E
um dos melhores expedientes de coleta de informações é um
questionário para levantamento de pontos fortes e fracos.
Experimente aplicá-lo junto a pessoas de seu relacionamento que,
mais do que amigas, sejam justas e dispostas a auxiliar você na
busca pelo autoconhecimento.
9. Providers
Fornecedores já foram tidos como uma espécie de “mal necessário”.
Eram tempos em que os monopólios reinavam absolutos impondo-nos
preços, prazos e condições.
A tecnologia, a profusão e difusão das inovações, a expansão dos
mercados, enfim, as novas relações de consumo alteraram o perfil dos
providers. E, por decorrência do exposto na variável anterior, o
endomarketing tornou você cliente e fornecedor ao mesmo tempo.
A necessidade de concentrar tempo, recursos e energia no phocus
propiciou o surgimento da terceirização. Tal como empresas passaram
a se dedicar quase integralmente à sua atividade-fim, delegando
operações acessórias a outras companhias para elevar sua
competitividade, da mesma maneira você deve conduzir sua carreira.
Exemplificando a partir de temas já abordados, contrate um
especialista para desenvolver seu website em vez de aprender
recursos de programação apenas para esta finalidade. Confeccione
seus cartões de visita em uma gráfica, ao invés de produzi-los
artesanalmente em sua impressora. Abrace o profissionalismo como
lema, pois cada decisão, por menor que seja, impacta sua imagem.
Ao contratar estes novos parceiros, certifique-se de que eles
trabalham em sintonia com seus valores e podem atender suas demandas
dentro de condições favoráveis.
E, por derradeiro, no papel de fornecedor, considere a possibilidade
de trabalhar no sistema home office, ou seja, a partir de um
escritório estruturado em sua própria residência. Esta pode ser uma
alternativa secundária para uma atividade suplementar que com o
tempo possa assumir o posto de principal. Mas tenha consigo a
recomendação de que para ter sucesso nesta iniciativa é preciso mais
do que infra-estrutura. Preparo, organização e disciplina são
quesitos fundamentais.
10. Post-Place
A primeira venda não é a mais difícil de ser realizada. É a segunda,
porque sinaliza fidelidade. Este conceito vale para produtos, vale
para serviços, vale para sua imagem e para a atividade que
desempenhar. Você pode chamá-lo de aftermarketing, porque vem depois
da venda.
Pergunte-se: quantas vezes você já acionou um SAC – Serviço de
Atendimento ao Cliente, tendo seu problema resolvido? Em quantas
ocasiões recebeu um telefonema de retorno de alguém para
agradecer-lhe pela presença ou participação num evento qualquer?
Costumo dizer que nós somos maus amantes, porque costumamos lutar
por nossas conquistas e desmerecê-las logo em seguida, tão logo seja
superado o sabor do desafio.
Por isso, aprenda a agradecer. Agradeça não apenas por presentes
recebidos, mas também por um sorriso, por uma singela mensagem.
Cultive o hábito de jamais deixar alguém sem resposta, ainda que ela
seja negativa ou inconclusa.
Retorne telefonemas recebidos, recados remetidos, mensagens
postadas. Cumprimente com cordialidade as pessoas que encontrar,
mesmo que acidentalmente. Vale para o frentista, o ascensorista, o
operador de caixa.
Coloque-se disponível às pessoas. Evite criar barreiras, forjar
obstáculos, tornar-se inacessível como se isso fosse torná-lo mais
importante, desejado ou respeitado. O mundo anda carente de alegrias
e basta uma delas para combater muitas tristezas. A gratidão e a
benevolência não trazem a felicidade, mas ajudam a assegurá-la.
11. Protection
Esteja atento para assuntos relacionados à proteção legal. Primeiro,
para resguardar a si mesmo e à sua imagem. Segundo, para evitar o
inverso, ou seja, que você, desafortunadamente, por um lapso em uma
fração de segundos, invada a privacidade alheia, cometa um plágio,
ultrapasse a linha tênue que muitas vezes separa o plausível do
inaceitável.
Procure patentear sua marca pessoal, caso crie uma. Registre seu
domínio www. Conheça o código de ética da sua categoria profissional
e estude o código de conduta da sua empresa. Leia e aprenda a
interpretar o Código de Defesa do Consumidor e a Constituição
Federal.
12. Percognitiom
A última variável das ferramentas para edificação de seu
planejamento estratégico pessoal é um neologismo em inglês que
representa uma seqüência de ações capazes de referendar os passos
anteriores: percepção, reconhecimento, reputação, imagem e marca.
Isso posto, todo o planejamento só poderá ser qualificado como
válido se houver a percepção de suas qualidades e atributos. Uma vez
percebido ou notado, que você seja reconhecido e, ato contínuo,
reputado positivamente. Então ocorrerá a experimentação,
representada pelas oportunidades de interação que conduzam à
convivência, respaldando uma imagem sólida que se incorpore à sua
marca pessoal.
O percognitiom é fruto de um processo de diferenciação capaz de lhe
tornar dotado de características únicas e indissociáveis,
suficientes para conquistar a o respeito, a admiração e a confiança
das pessoas em seus corações e mentes.
Lembre-se de que o hoje é a vitória sobre o você de ontem e a
preparação para o seu amanhã. Falhar em planejar é planejar falhar.
Tom Coelho, com formação em Publicidade pela ESPM, Economia pela
USP, especialização em Marketing pela Madia Marketing School e em
Qualidade de Vida no Trabalho pela USP, é consultor, professor
universitário, escritor e palestrante. Diretor da Infinity
Consulting, Diretor Estadual do NJE/Ciesp e VP de Negócios da AAPSA.
Contatos através do e-mail tomcoelho@tomcoelho.com.br. Visite:
www.tomcoelho.com.br.