Planejamento e Ação
Por Gilclér Regina
08/05/2006
Grandes idéias nascem e morrem todos os dias por absoluta falta de
um plano de ação que dê sustentação ao que se pensou e seqüência
lógica do pensamento. Eu não consigo ir dormir sem ao menos deixar
um lápis e papel na cabeceira da cama para anotar rápido o flash de
um sonho ou um pensamento que me veio à cabeça e viajar numa grande
idéia. Se deixar para a manhã seguinte, a idéia já foi embora.
Quantas vezes foi assim! É igual à água de um rio quando você coloca
os pés, tira e quando põe novamente os pés no rio já não é mais a
mesma água.
Quando se trata de planejamento o importante é saber dar prioridade.
Nada é tão inútil quanto fazer certo o que não deveria ser feito em
primeiro lugar.
A criação de vantagem competitiva frente aos concorrentes passa por
três desafios, ou seja: o que mudar; que ações desenvolver e onde
investir. Os dois primeiros são cumpridos com uma boa análise, com
visão estratégica e conhecimento de sua marca, seu produto ou
serviço e sua política de vendas.
Agora, quanto ao último, o que vai definir o jogo em tempos de alta
competitividade e baixas margens é investir certo, com medida de
retorno, isto é, aplicar ações mercadológicas com a ótica de geração
de lucro. Quem não fizer isso, perderá dinheiro, perderá vendas,
perderá mercado e a oportunidade de aprender a decidir onde investir
neste emaranhado chamado mercado.
Uma boa solução? Nem sempre é dinheiro! Com dinheiro qualquer um
faz. O diferencial pode ser construído a partir de uma análise
profunda da rede de relacionamentos da empresa ou do profissional. E
nesta rede, hoje, é possível dizer que alguns segmentos como o
varejo conhece melhor o cliente do que boa parte das indústrias.
Portanto dinheiro pode ser “fabricado” e bons exemplos nós temos
muitos no país.
Sabemos que conquistar novos clientes é alvo de todas as empresas,
mas que custa muito mais do que fidelizar os já existentes e esse é
o maior caminho das pedras no planejamento do negócio.
A base do planejamento é dar um fim em “discursos” e passar à ação.
Se 50% dos discursos de uma empresa forem transformados em práticas
efetivas e leia-se aí, planejamento, ela seguramente estará em breve
na lista das empresas mais competitivas e na relação das melhores
empresas para se trabalhar no Brasil.
O planejamento gera resultados porque tem uma visão ampla do
negócio. Primeiro se afia o machado para depois cortar a lenha. A
visão que isso proporciona para treinar mais e melhor o pessoal dá
uma idéia de grandeza real. O mundo que vivemos é de alta competição
e sabemos que o grande dilema hoje no mundo corporativo não é falta
de conhecimento é falta de atitude. O incrível é que as pessoas
sabem 90% do que tem que fazer, mas inexplicavelmente não fazem.
Quando se têm uma visão do planejamento aliado às necessidades do
dia a dia do negócio, visão de resultados, pessoal comprometido com
todas as ações do negócio, da responsabilidade da imagem da empresa
na sociedade, cria-se uma qualidade de vida e orgulho pelas vitórias
talvez nunca antes experimentado.
Construir um caminho de sucesso é antes de tudo compartilhar
resultados com todos. Enquanto o empresário “omitir” os resultados
que verdadeiramente acontecem, ficar reclamando que não teve “lucro”
quando na verdade teve, nunca encontrará guarida no seu maior
patrimônio que são os talentos humanos da empresa e estes, sem
informação, nunca serão comprometidos com o negócio e com o plano
traçado e sem esse comprometimento nenhum planejamento funciona.
Pense nisso, um forte abraço e esteja com Deus!
Gilclér Regina é Consultor, Escritor e Palestrante no Brasil e
exterior. autor de livros e CD's que já atingiram a marca de 4
milhões de unidades comercializadas. Realiza mais de 100 palestras
por ano em Convenções de Empresas. Tem formação em Dinâmica Humana
pelo The National Value Center- Texas-EUA, em TQM pelo ASQC American
Society for Quality Control-Winsconsin-EUA curso de Desenvolvimento
e Gestão Humana pelo The Graves Technology. É presidente da empresa
CEAG Desenvolvimento de Talentos e Editora Ltda. É também
articulista de aproximadamente 300 revistas, jornais e sites. Uma
pessoa de origem humilde que tornou-se um dos Conferencistas mais
procurados para os eventos e convenções no Brasil. Site:
www.ceag.com.br