Planejamento e Ação
Por Gilclér Regina
08/05/2006

Grandes idéias nascem e morrem todos os dias por absoluta falta de um plano de ação que dê sustentação ao que se pensou e seqüência lógica do pensamento. Eu não consigo ir dormir sem ao menos deixar um lápis e papel na cabeceira da cama para anotar rápido o flash de um sonho ou um pensamento que me veio à cabeça e viajar numa grande idéia. Se deixar para a manhã seguinte, a idéia já foi embora. Quantas vezes foi assim! É igual à água de um rio quando você coloca os pés, tira e quando põe novamente os pés no rio já não é mais a mesma água.
Quando se trata de planejamento o importante é saber dar prioridade. Nada é tão inútil quanto fazer certo o que não deveria ser feito em primeiro lugar.
A criação de vantagem competitiva frente aos concorrentes passa por três desafios, ou seja: o que mudar; que ações desenvolver e onde investir. Os dois primeiros são cumpridos com uma boa análise, com visão estratégica e conhecimento de sua marca, seu produto ou serviço e sua política de vendas.
Agora, quanto ao último, o que vai definir o jogo em tempos de alta competitividade e baixas margens é investir certo, com medida de retorno, isto é, aplicar ações mercadológicas com a ótica de geração de lucro. Quem não fizer isso, perderá dinheiro, perderá vendas, perderá mercado e a oportunidade de aprender a decidir onde investir neste emaranhado chamado mercado.
Uma boa solução? Nem sempre é dinheiro! Com dinheiro qualquer um faz. O diferencial pode ser construído a partir de uma análise profunda da rede de relacionamentos da empresa ou do profissional. E nesta rede, hoje, é possível dizer que alguns segmentos como o varejo conhece melhor o cliente do que boa parte das indústrias. Portanto dinheiro pode ser “fabricado” e bons exemplos nós temos muitos no país.
Sabemos que conquistar novos clientes é alvo de todas as empresas, mas que custa muito mais do que fidelizar os já existentes e esse é o maior caminho das pedras no planejamento do negócio.
A base do planejamento é dar um fim em “discursos” e passar à ação. Se 50% dos discursos de uma empresa forem transformados em práticas efetivas e leia-se aí, planejamento, ela seguramente estará em breve na lista das empresas mais competitivas e na relação das melhores empresas para se trabalhar no Brasil.
O planejamento gera resultados porque tem uma visão ampla do negócio. Primeiro se afia o machado para depois cortar a lenha. A visão que isso proporciona para treinar mais e melhor o pessoal dá uma idéia de grandeza real. O mundo que vivemos é de alta competição e sabemos que o grande dilema hoje no mundo corporativo não é falta de conhecimento é falta de atitude. O incrível é que as pessoas sabem 90% do que tem que fazer, mas inexplicavelmente não fazem.
Quando se têm uma visão do planejamento aliado às necessidades do dia a dia do negócio, visão de resultados, pessoal comprometido com todas as ações do negócio, da responsabilidade da imagem da empresa na sociedade, cria-se uma qualidade de vida e orgulho pelas vitórias talvez nunca antes experimentado.
Construir um caminho de sucesso é antes de tudo compartilhar resultados com todos. Enquanto o empresário “omitir” os resultados que verdadeiramente acontecem, ficar reclamando que não teve “lucro” quando na verdade teve, nunca encontrará guarida no seu maior patrimônio que são os talentos humanos da empresa e estes, sem informação, nunca serão comprometidos com o negócio e com o plano traçado e sem esse comprometimento nenhum planejamento funciona.
Pense nisso, um forte abraço e esteja com Deus!


Gilclér Regina é Consultor, Escritor e Palestrante no Brasil e exterior. autor de livros e CD's que já atingiram a marca de 4 milhões de unidades comercializadas. Realiza mais de 100 palestras por ano em Convenções de Empresas. Tem formação em Dinâmica Humana pelo The National Value Center- Texas-EUA, em TQM pelo ASQC American Society for Quality Control-Winsconsin-EUA curso de Desenvolvimento e Gestão Humana pelo The Graves Technology. É presidente da empresa CEAG Desenvolvimento de Talentos e Editora Ltda. É também articulista de aproximadamente 300 revistas, jornais e sites. Uma pessoa de origem humilde que tornou-se um dos Conferencistas mais procurados para os eventos e convenções no Brasil. Site: www.ceag.com.br