Planejamento e Criatividade - Utilize o Plano "B"
Por Marco Antonio Meira
06/02/2009
Eu costumo dizer e aconselhar meus clientes que, sem planejamento
não se vai a lugar algum. A empresa fica patinando e não sai do
lugar até não agüentar mais e entrar para a estatística do Sebrae de
empresas que quebram com menos de dois anos de fundação.
Planejar é preciso! Mas o que realmente significa Planejamento?
Para os militares, planejar não só é fundamental, como é uma
necessidade vital. Sem planejamento perde-se a guerra.
Um planejamento militar dá instruções precisas, passo-a-passo e
detalhadas de como atingir o objetivo, traça estratégias e todas as
tarefas a serem realizadas para derrotar o inimigo. O planejamento
militar, no papel, é muito preciso e detalhista. Um bom comandante
não deixa nada de fora, pensa em tudo e os seus comandados devem
seguir precisamente as instruções planejadas.
O grande problema é que, muitas vezes, ocorrem imprevistos, o
inimigo agiu de uma forma inesperada, alguns equipamentos sofreram
falhas, o clima foi totalmente diferente do esperado, houve atraso
na chegada de um pelotão, etc, etc, etc.... imprevistos que fazem
com que o planejado não possa ser executado à risca. Entretanto, os
militares adotaram uma nova estratégia para quando estes eventos
especiais surgem e o planejamento fica prejudicado, é seguir o
objetivo principal, ou buscar atingir exatamente o que o comandante
espera. Não é deixar de lado o planejamento e sim buscar dentro do
planejamento a questão principal que é o objetivo. Uma compreensão
profunda do que se espera do pelotão. Para isso, todo o grupo deve
estar consciente do objetivo e saber claramente o que o comando
espera, independente dos imprevistos.
É compreender a lógica do planejamento e partir para o “Plano B”
utilizando criatividade para alcançar a meta esperada.
Trazer esta analogia para o campo empresarial, é fazer exatamente a
mesma coisa: Planejar e traçar metas e objetivos, sejam de vendas,
crescimento, margem de lucro, satisfação do cliente, conquista de
mercado, etc., é fundamental e vital para a empresa. É mostrar para
toda a equipe quais são os objetivos da empresa e indicar o caminho
a ser seguido para o sucesso. Entretanto é extremamente importante
que todos da equipe estejam preparados para eventualidades, uma
crise econômica, por exemplo, e a criatividade de cada um deve
entrar em ação. Todos da equipe devem ter conhecimento do
planejamento da empresa e seguir em um caminho único, mesmo que
tenham que utilizar meios diferentes ao planejado, utilizando a
criatividade, para atingir a meta.
O planejamento é uma força, ele indica os caminhos mais eficazes
para atingir um objetivo. A criatividade é outra força, ela ajuda a
superar imprevistos. Estas duas forças quando aliadas e trabalhando
juntas se tornam arrasadoras, da mesma forma que quando isoladas se
tornam inúteis.
A empresa que não tem planejamento, é como aquele animal que sai da
toca pela manhã e espera ao menos conseguir uma refeição para o dia.
A empresa que não tem criatividade, é como este mesmo animal que
quando sai à caça, desiste da presa quando se depara com uma
dificuldade: outro predador ou uma dificuldade no acesso à presa.
A empresa sem planejamento é aquela que abre suas portas pela manhã
e simplesmente espera pelo primeiro cliente. A empresa sem
criatividade é aquela que quando as vendas caem, procura reduzir
custos e espera, até onde agüentar, e depois põe a culpa na crise
pela quebra.
Um planejamento tem como função principal, ajudar a alcançar de
maneira eficaz o objetivo traçado. Por sua vez a criatividade tem
como função ajudar a alcançar o objetivo de maneira eficaz, quando
surjam imprevistos. Duas forças que unidas levam à glória e quando
isoladas provocam desperdício de tempo, dinheiro e energia.
Planejar é preciso! Criatividade é preciso! Não há crise que resista
a essas forças unidas.
Pense bem nisso!
Marco Antonio Meira é Consultor de Marketing e Vendas
www.signcomputer.com.br